A Depressão e a Medicina Tradicional Chinesa

Bom dia leitores!

Atendendo à diversos pedidos, hoje vou escrever um pouco sobre uma doença que assusta muita gente: a Depressão.

Para a Medicina Ocidental, a Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Para a Medicina Chinesa, o principal órgão envolvido na Depressão é o Coração.

Segundo os orientais, o Coração é a residência da mente, conhecida por “Shen”, e a Depressão é um desequilíbrio do Shen. Além disso, todos os sentimentos, sendo eles bons ou ruins, se transformam no Coração.

De acordo com a teoria dos 5 Elementos, cada órgão é afetado por um sentimento, à saber:

Coração – alegria

Baço-Pâncreas – preocupação

Pulmão – tristeza

Rim – medo (instinto de sobrevivência)

Fígado – raiva

Porém, não são os órgãos que produzem estes sentimentos. A teoria oriental parte do princípio de que existem “matrizes emocionais” que são decodificadas no Coração. Ou seja, o Coração identifica a tristeza e a tristeza afeta o Pulmão, ou o Coração identifica a preocupação e a preocupação afeta o Baço-Pâncreas e assim sucessivamente.

Por isso, a Depressão é uma mistura de matrizes emocionais, decodificadas de forma errônea pelo Coração, gerando um mix  de sentimentos de todos os tipos e na maioria das vezes, muito ruins para o paciente.

Tendo como base essas informações, o primeiro passo para se tratar a Depressão de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é harmonizar o funcionamento do Coração.

Para isso, os pontos C7, C5, CS7 e CS6 são imprescindíveis, pois acalmam a mente e desobstruem seus orifícios. Somadas estas duas funções, os pontos não somente manterão o indivíduo calmo, mas também abrirão a possibilidade de novos pensamentos que irão ajudar a enxergar o problema da depressão como se estivessem vendo fora dele.

Pacientes depressivos possuem dificuldade de ver o problema como ele realmente se apresenta, por isso, dar a possibilidade de autoavaliação sem estar em estado de confusão mental se torna extremamente benéfico.

Além dos pontos de Acupuntura Sistêmica, a manutenção do tratamento com auriculoterapia também é de suma importância. Para isso, os pontos de Coração, Tensão e Ansiedade possuem excelente indicação.

Manter uma boa alimentação, com alimentos que façam o Coração manter uma boa energia também faz parte do tratamento. Para tal, é indicado, de acordo com a Alimentação Terapêutica Chinesa, os alimentos neutros e mornos da tabela de elemento Fogo, como a camomila, beterraba e a gema de ovo.

A tabela completa dos alimentos terapêuticos você encontra aqui no Blog: Tabelas de Alimentação

E para aprofundar nesse assunto, indico o livro: Alimentação Terapêutica Chinesa 

Existem muitos tipos de depressão, que afetam outros órgão além do Coração, por esse motivo, abordaremos em outras oportunidades este mesmo assunto, com enfoques diferentes.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>