Acupuntura no Tratamento da Ansiedade

Bom dia Leitores! Conforme prometido no último Jogo Rápido, hoje estou aqui para falar um pouco sobre o grande mal do século: a Ansiedade.

Na medicina ocidental, a Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. Também entendida como angústia. Num geral, podemos dizer que a Ansiedade é a doença do “sofrer por antecipação”, preocupar-se exageradamente com o futuro e com isso deixar de ver o que acontece e deixar de viver o presente.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a mente é controlada pelo Coração, e qualquer mal estar psíquico está relacionado ao mau funcionamento energético deste órgão. Isso não significa que o Coração esteja fisicamente doente, porém, em longo prazo, uma doença energética do Coração poderá se transformar em doença físicas, como hipertensão, arritmia cardíaca entre outras.

Por isso é tão comum conhecer casos em que pessoas que se mantiveram ansiosas por longos anos tornem-se hipertensas ou até mesmo sofram infartos do miocárdio.

Partindo do princípio de que a Ansiedade é uma Doença que afeta energeticamente o Coração, precisamos conhecer as principais causas destes desequilíbrios, quais os padrões específicos e como tratá-los com Acupuntura e Auriculoterapia.

Em geral, fatores patogênicos externos como o Calor e a Umidade afetam o Pericárdio e o Coração, podendo gerar a ansiedade, situação comum em países muito quentes. Isso significa que a Ansiedade se torna mais perigosa e mais comum no verão.

Emoções como a tristeza e o pesar, o excesso de preocupação e a raiva também afetarão o coração e em médio/longo prazo poderão virar ansiedade e causar lesões energéticas no coração.

O excesso de trabalho sem repouso adequado também é listado como um dos fatores de causa de ansiedade e consequentemente de lesão energética no coração.

Segue abaixo os padrões mais comuns de desequilíbrios energéticos do coração que levam o paciente à sofrer de Ansiedade:

1)Deficiência do Yin do Coração

Sintomas: palpitações, inquietude mental, transpiração noturna, língua sem revestimento, rubor malar, sensação de calor especialmente à noite, “sensação quente e de aborrecimento”, calor nas palmas das mãos, solas dos pés e no centro do peito, com sensação de angústia.

Causas:

  • A tensão emocional por período prolongado – leva à  ansiedade persistente.
  • Preocupação e medo também podem danificar o Yin do Coração, por perturbar a mente.
  • Excesso de Trabalho: trabalhar longas horas sem repouso adequado lesa o Yin.
  • Calor Externo prejudicando o Yin: a deficiência de Yin pode acontecer depois de um ataque de calor externo, porém, tal situação só acontece em países muito quentes.

Princípio de Tratamento: Nutrir o Yin do Coração e pacificar a mente.

Pontos sugeridos: C7, CS6, VC14, VC15, VC4, C6, BP6, R7

2) Agitação do Fogo do Coração

Sintomas: palpitações, sede, úlceras na língua, urina escura ou sangue na urina, agitação. Língua vermelha.

Causas:

  • Tensão Emocional: alterações emocionais como preocupação mantida por período prolongado geram estagnação do Qi do Coração, que pode mais tarde transformar-se em Fogo e ansiedade grave.
  • Dieta: consumo de alimentos quentes em excesso.

Obs: O fogo do Coração, frequentemente é transmitido pelo fogo do Fígado, assim sentimentos como raiva, raiva reprimida e frustração também podem levar à lesão do coração e ansiedade.

Princípio de Tratamento: Clarear o Coração, drenar o Fogo e Acalmar a Mente

Pontos sugeridos: C9, C8, C7, VC15, BP6, R6, VG24, VG19

**A Moxa Contra-Indicada!!

3) Fleuma Fogo Perturbando o Coração

Sintomas: palpitações, sede, todos os sintomas mentais, expectoração de fleuma, som crepitante na garganta. Língua vermelha e inchada com revestimento amarelo pegajoso.

Causas:

  • Tensão Emocional: alterações emocionais prolongadas geram estagnação do Qi do Coração, que pode mais tarde transformar-se em Fogo e associar-se a Fleuma .
  • Dieta: consumo de alimentos quentes e gordurosos

Obs: É necessário lembrar que a Fleuma é originada no Baço, e que nesse caso, este órgão também estará afetado.

** Este caso pode facilmente afetar a estrutura do coração, gerando um infarto agudo do miocárdio.

Princípio de Tratamento: Clarear o Coração, drenar o fogo, resolver a fleuma e  acalmar a mente.

Pontos sugeridos: CS5, C7, C8, C9, CS7, VC15, B15, VC12, E40, BP6, BP9, B20, F2.

** Moxa Contra-Indicada!!

Na Acupuntura Auricular, um bom protocolo inclui os pontos de Coração, Tensão Emocional (ou Hélice 5) e os pontos de Ansiedade presentes no dorso do lóbulo.

Em resumo, podemos dizer que a Ansiedade gera distúrbios no Coração e as lesões energéticas do Coração podem igualmente gerar ansiedade.

Outros órgãos podem estar afetados quando o paciente sofre de ansiedade, como o Baço-pâncreas e o Fígado, porém, podemos falar sobre eles em outros posts.

Neste momento, vamos nos concentrar no Coração, que quando bem tratado, apresenta melhora significativa na ansiedade do paciente em média em 3 sessões de Acupuntura + Acupuntura Auricular.

Espero ter ajudado à todos.

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>