Acupuntura na Fibromialgia

Boa Noite Leitores, 

Conforme anunciado anteriormente, estou escrevendo hoje sobre a Fibromialgia e como a Acupuntura pode auxiliar e até mesmo curar esta patologia.

A Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentemente encontradas na atualidade. É caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor.

Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. As mulheres são mais propensas a desenvolver a Fibromialgia que os homens.

Os fatores de causa acima citados, causam, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa um Bloqueio da Circulação de Qi e Sangue, e a falta de nutrição dos tecidos por essas substâncias vitais ocasionará dor intensa e crônica.

Existem 2 tipos básicos de Fibromialgia:

1.Estagnação de Qi e Sangue:

Este tipo ocorre principalmente por Estresse Emocional, que interrompe de forma imediata a circulação das substâncias vitais, que apesar de existentes no corpo, são incapazes de nutrir os tecidos de forma adequada.

A língua do paciente tenderá a fica púrpura e além das dores musculares, o paciente tem a sensação de “nó na garganta”, com angústia, ansiedade e palpitações. Pode haver edema nos membros superiores e inferiores.

Neste caso, as dores e os problemas psíquicos são melhorados com a movimentação do Qi e Sangue, por isso a atividade física moderada é recomendada.

Sugiro os seguintes pontos: F3 + IG4, VB39, VB34, B17 e o Vaso Maravilhoso TA5+VB41, além dos pontos locais, que são de suma importância no tratamento.

Recomendo também que seja realizado tratamento com ventosas, pressão leve e deslizante sobre os locais de dor.

2.Deficiência de Qi e Sangue:

Este tipo pode ocorrer pela piora do quadro anterior, em que o paciente não recebeu ou não realizou tratamento adequado ou em consequência de traumas físicos, perda excessiva de sangue em cirurgias (inclusive partos) ou acidentes, pós doenças infecciosas, ou baixa imunidade, com invasão de fatores patogênicos de longa data (frio, umidade, calor, secura, vento).

O que ocorre é que o corpo sofre uma perda significativa de substâncias vitais e não consegue mais repor suas produções, deixando os tecidos desnutridos, rígidos, encurtados e fracos, gerando dor.

A língua do paciente se torna pálida e muitas vezes com petéquias (pequenas manchas vermelhas) nas laterais, o que mostra um calor por Deficiência de Sangue.

Além das dores musculares, o paciente pode tornar-se irritadiço ou depressivo, ter sensação de frio, principalmente nas mãos, gerando a Síndrome de Renaut. Pode apresentar enxaquecas e síndrome do intestino irritável.

Neste caso, pela falta de Energia e Sangue, o paciente não sentirá vontade de fazer atividade física e se o fizer, poderá se sentir pior, pois gastará uma energia já deficiente e em falta no organismo. Até mesmo atividades diárias como pendurar roupas no varal ou varrer o quintal podem piorar a dor por serem considerados esforços físicos além da capacidade do paciente.

O desafio do terapeuta, neste tipo de Fibromialgia, é nutrir as substâncias vitais, realizando não somente o tratamento com acupuntura, mas acrescentando Fitoterapia e Dietoterapia.

Sugiro os pontos: CS6, BP6, E36, R6, VC6, VC4, o Vaso Maravilhoso:BP4 +CS6. Os pontos locais continuam sendo importantes.

Indico o fitoterápico chinês (fórmula magistral):  Shen Tong Ju Yu Tang  OU Dangui Wan que nutre músculos, tendões, auxilia na circulação do sangue e no relaxamento das fáscias musculares – Em qualquer um dos casos, o ideal é que o Fitoterápico seja indicado por um Acupunturista experiente.

Na dietoterapia, é importante que o paciente consuma raízes, sendo o Inhame uma das mais adequadas.  As verduras verdes escuras também são grandes aliadas.

A Fibromialgia é caracterizada por 18 pontos de dor distribuídos pelo corpo como mostrado na figura no início do texto, dos quais, quando o paciente possui 11 somados à alterações psíquicas e metabólicas, é realizado o diagnóstico da patologia.

Apesar de ser considerada “sem cura”na Medicina Ocidental, a Acupuntura se mostra um excelente recurso para amenizar as dores, e eu, pessoalmente, já tive casos em meu consultório, de remissão total desta patologia.

Incentivo à todos que possuem Fibromialgia a tentar tratamento com Acupuntura. Incentivo todos meus alunos à tentar curar seus pacientes.

Um grande abraço à todos,

Profa. Fernanda