Acupuntura na Infertilidade

Boa Noite Leitores!

Hoje o assunto é Infertilidade. Um problema que vem afetando cada vez mais as pacientes que frequentam o meu consultório.

Este post tem como objetivo dividir os tipos de Infertilidade segundo a Medicina Tradicional Chinesa, expor idéias de tratamento e desta forma, quem sabe, ajudar nossas pacientes a realizar o sonho de ser mãe.

A infertilidade é definida como a incapacidade de uma mulher produzir descendência após ter tentado por dois anos, tendo uma vida sexual normal, e cujo parceiro tem função reprodutiva normal.

Causas da Infertilidade Feminina

1) Fraqueza Constitucional

Esta é uma importante causa de infertilidade. Essa fraqueza é ocasionada pelo Qi Pré Celestial (herdado dos pais), com baixa qualidade. Por exemplo: pode ser causada pela mãe da mulher que a concebeu muito velha. A constituição e a saúde dos pais não sendo boas no momento da concepção. Hábitos de vida ruins como fumo e drogas na vida dos pais também podem contribuir para a fraqueza constitucional da mulher,etc.

Se a Energia Pré Celestial da paciente for fraca, ela não poderá conceber, pois este tipo de energia é a base da Essência do Rim, que é o órgão responsável pela capacidade de a mulher engravidar e manter a gestação.

2) Excesso de Trabalho

É a maior causa de infertilidade dos tempos modernos. O Excesso de trabalho sem repouso adequado e com dieta irregular por muito anos é a maior causa de deficiência de Yin do Rim.

O Yin do Rim é a base para o Sangue menstrual e para função do Útero e quando o mesmo está deficiente haverá infertilidade.

3) Excesso de Trabalho Físico

A atividade física excessiva enfraquece o Yang do Baço e do Rim, principalmente quando o útero, jovem, é vulnerável.

A falta de atividade física pode prejudicar o Rim, mas o excesso, sem dúvida, enfraquecerá o Yang do Rim, que não levará o sangue até o útero, inibindo as menstruações e causando infertilidade. Neste caso, se a mulher conseguir engravidar, há um grande risco de aborto por falta de nutrição do feto.

4) Atividade Sexual Excessiva e em Idade Precoce

Sexo demais, ou em início da vida sexual muito precoce (antes dos 18 anos), é uma causa importante do aumento de doenças nos países ocidentais e também da Infertilidade nos tempos atuais.

Enfraquece seriamente os Rins e lesa os Canais Ren Mai (Vaso Concepção) e Chong Mai (Vaso Penetrador), que são grandes reservas energéticas que ajudam na concepção, na manutenção da gravidez e desenvolvimento do feto.

Se uma mulher chega à idade adulta sem reserva energética, o processo de engravidar e manter a gestação se torna inviável.

5) Invasão pelo Frio

A invasão pelo frio é uma causa muito comum de infertilidade em mulheres jovens, principalmente pelo uso de vestuário inadequado. Se uma menina na puberdade é exposta ao frio e umidade, o frio pode invadir o útero, transforma-se em frio interno e obstruir o Chong Mai (Vaso Penetrador), Ren Mai (Vaso Concepção), Útero e impede a fertilização.

6) Dieta

O consumo excessivo de alimentos e bebidas frios e gelados também leva ao Frio no Útero com acontece com a condição anterior.

O consumo excessivo de produtos gordurosos e laticínios leva à formação de Umidade no Aquecedor Inferior o que também impede a fertilização, sendo esse tipo de fertilidade frequentemente causada pelo bloqueio das trompas de falópio.

Patologia

Ao diagnosticar infertilidade, devemos estabelecer claramente a diferença entre Deficiência e Excesso e assim estabelecer se precisamos tonificar e nutrir a energia do corpo ou eliminar fatores patogênicos.

Em caso de condições de Deficiência, a infertilidade é causada por falta de substâncias vitais que são essenciais para a concepção: Sangue e/ou Essência.

No caso de condições de Excesso a fertilização não pode acontecer porque fatores patogênicos (Frio, Calor no Sangue, Umidade/Mucosidade) ou a Estagnação de Qi e/ou Sangue obstruem o Útero e os Canais Maravilhosos já citados acima.

** Qualquer um dos fatores patogênicos citados acima pode prejudicar um tratamento de fertilização.

Diferenciação e Tratamento

A Infertilidade é frequentemente tratada de acordo com a fase do ciclo menstrual:

1) Fase de Período Menstrual: regular a menstruação (para se a hemorragia for abundante ou revigorar se o sangue está escasso).

2) Fase Pós Menstrual: Nutrir o Sangue e Tonificar os Rins.

3) Fase Intermenstrual: Tonificar os Rins e consolidar os Canais Ren Mai e Chong Mai.

4) Fase Pré Menstrual: Tonificar o Yang e mover o Qi do Fígado.

Padrões Estudados na Infertilidade

Padrões de Deficiência

1)Deficiência do Yang do Rim

Sintomas: Ciclo menstrual prolongado, podendo ter sangue escasso ou abundante, dor nas costas, tontura, sensação de frio, depressão, diurese frequente.

Língua: Pálida, inchada, molhada.

Princípio de Tratamento: Tonificar o Yang do Rim, atiçar o Fogo da Porta da Vida (Ming Men), fortalecer o Útero.

Pontos: R13, R3, B23, B52,VC4, VG4, P7 e R6, VC8.

** A moxa pode ser usada!

2) Deficiência do Yin do Rim

Sintomas: Infertilidade de longa data, períodos menstruais adiantados, escassos, com sangue levemente colorido, calor, febre em toda a palma, sudorese noturna, tontura.

Língua Vermelha sem revestimento.

Princípio de Tratamento: Nutrir o Yin do Rim e a Essência do Rim.

Pontos: VC4, VC7, R3, R13, BP6, P7 e E6, B52.

3) Deficiência de Sangue

Sintomas: Períodos Menstruais escassos, sangue pálido, ciclo menstrual atrasado, cansaço, depressão, tontura, aparência pálida, visão borrada.

Língua: Pálida e Fina.

Princípio de Tratamento: Nutrir o Sangue e a Essência, fortalecer o Fígado e os Rins.

Pontos: VC4, E36, BP6, R13, B20, B23, B17, Zi Gong.

Padrões Tipo Plenitude

1) Frio no Útero

Sintomas: Infertilidade primária, ciclo menstrual atrasado, período menstrual escasso e doloroso com pequenos coágulos, gosto amargo na boca com calor, sensação de mais frio durante a menstruação, face pálida, sensação de frio, dor nas costas.

Língua: Pálida com revestimento branco e espesso.

** Esta é uma condição de Vazio do Frio no Útero por deficiência do Yang do Rim. É mais comum em mulheres jovens e meninas.

Princípio de Tratamento: Esquentar e tonificar o Yang do Rim, esquentar o útero, dispersar o frio.

Pontos: VC2, VC4, VG4, R7, B23, VC7.

** VC4 + VC7 = combinação que esquenta o útero e os Rins e dispersam o Frio do Útero. A moxa Deve ser utilizada!!

2) Umidade no Aquecedor Inferior

Sintomas: Menstruações irregulares e demoradas, dor no meio do ciclo, descarga vaginal (corrimento), infertilidade de longo tempo, adesões, obesidade, sensação de peso. Este tipo de infertilidade está diretamente ligada ao consumo excessivo de alimentos úmidos, como leite e derivados.

Língua: revestimento pegajoso.

Princípio de Tratamento: Resolver a Umidade, remover as obstruções dos Canais Ren Mai e Chong Mai.

Pontos: VC3, E28, BP9, VC9, P7 e R6, E30, R14, Zigong.

3) Calor no Sangue

Sintomas: Menstruações adiantadas, com ciclo curto, acima de 2x ao mês, fluxo abundante, sensação de calor durante o período, inquietude mental.

Língua: Vermelha.

Princípio de Tratamento: Refrescar o Sangue, regular os ciclos menstruais.

Pontos: IG11, BP10, R2, F3, BP6, B17, VC4, P7 e R6.

** R2 e F3: em combinação refrescam o Sangue.

4) Estagnação do Qi

Sintomas: Períodos Menstruais irregulares e doloridos, TPM, distensão das mamas, irritabilidade. Afeta diretamente a função do Fígado.

Língua: normal ou levemente vermelha nas laterais.

Princípio de Tratamento: Mover o Qi, eliminar a estagnação, serenar Fígado, regular os ciclos.

Pontos: F3, VB34, TA6, CS6, VC6, VC4, R14, BP4 e CS6.

5) Estase do Xue

Sintomas: Períodos Menstruais irregulares e doloridos, com sangue escuro e coágulos, irritabilidade, comportamento maníaco, dor abdominal.

Língua: Púrpura.

Princípio de Tratamento: Revigorar o Sangue, eliminar a estagnação.

Pontos: F3, VB34, B17, BP10, BP6, CS6, TA6, VC6, VC4, BP4 e CS6, R14, E29, R6 e P7.

Prognóstico e Prevenção

Certas condições dificilmente irão responder ao tratamento com Acupuntura e/ou Ervas Chinesas:

  1.  Aderências por tuberculose do endométrio.
  2.  Mioma submucoso (ou muito largo).
  3. Mal formação congênita ou hipoplasia do útero.
  4.  Tuberculose do Útero.

Embora, algumas vezes, as mulheres possam responder em poucos meses ao tratamento para infertilidade, na maioria dos casos o tratamento levará pelo menos 1 ano.

Ponto de Vista Ocidental

A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal conceber após 2 anos ou mais de relacionamento sexual sem contracepção.

É classificada como:

  1. Primária quando a parceira nunca concebeu.
  2. Secundária quando a mulher teve gravidez anterior independentemente do resultado da concepção.

Sempre deve-se fazer exames também no homem e na mulher quando há problema de infertilidade. Em média, em 70% dos casos o problema da infertilidade é feminina, e apenas 30% masculina.

Na medicina ocidental, os problemas de infertilidade estão relacionados aos seguintes fatores:

  1. Fatores hormonais de ovulação – 4,1%
  2. Anormalidade das trompas de Falópio – 3,2%
  3. Fatores Uterinos – 16%
  4. Fatores certivais – 4,7%
  5. Sem causa aparente – 5%

Dos fatores hormonais, a falha na ovulação constitui cerca de 25% do total e a causa mais comum desta falha é a síndrome do ovário policístico (Na MTC essa condição se enquadra na Deficiência de Rim ou do Sangue, condição perfeitamente tratável).

Em minha experiência posso dizer que há 80% de sucesso nos tratamentos de fertilidade em meu consultório. Convido os alunos à discutir o assunto e começar a tratar as pacientes que desejam ser mães.

Grande abraço à todos,

Profa. Fernanda

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>