Acupuntura no Atleta de Corrida

Bom dia Pessoal!

Hoje vamos conversar sobre os benefícios da Acupuntura no atleta de Corrida, seja atleta profissional ou amador!

A Acupuntura trás inúmeros benefícios à saúde de atletas, pois mantém o sangue circulando corretamente, portanto, a musculatura bem nutrida, diminuindo assim a possibilidade de lesões.

Porém, como a corrida é um esporte muito democrático e ganhou centenas de milhares de praticantes nos últimos anos, em especial atletas amadores sem histórico de prática de outras atividades, as lesões começaram a aparecer, e é nesse momento que a acupuntura entra em ação.

As lesões mais comuns em corredores são as tendinites e bursites de quadril e as canelites (periostites tibiais/fibulares). Também ocorrem muitas dores na lombar (lombalgia) e algumas vezes entorses de tornozelo e fascites plantares.

Quando o atleta sofre de qualquer uma dessas lesões, é possível tratá-las com Acupuntura, utilizando pontos que nutrem e desinflamam a musculatura como um todo, como por exemplo: E36, VB34, VB39 e BP6, bem como os pontos auriculares: Analgesia e Relaxamento Muscular.

Também é necessário que tratemos a lesão específica, usando pontos locais com grande ação analgésica:

  1. Tendinite/Bursite de Quadril: VB30, VB31, B30.
  2. Canelite: VB37, VB39, BP6, F5.
  3. Dor Lombar: B23, B52, B25, VG4.
  4. Entorses de tornozelo: E41, VB41, R3, B60.
  5. Fascite plantar: F3, E44, R3, B60, VB39 +B60+B57.

Se o terapeuta desejar aplicar auriculoterapia, pontos dos locais de lesão devem ser colocados, como Quadril, pé, vértebras lombares, etc.

Em se tratamento de dores exclusivamente musculares, é de bom tom que o Acupunturista use o tratamento baseado em Meridianos Tendinomusculares. A descrição de seu uso é feita na Apostila – Orientação de Tratamentos com Meridianos Tendinomusculares, encontrada na Loja do Blog.

O tratamento deve ser realizado uma vez por semana e pode ser feito até 2 no caso do paciente estar em crise de dor. A distância entre os tratamentos deve ser no mínimo de 48 horas. Os pontos de acupuntura auricular podem permanecer por 10 dias.

Técnicas auxiliares como a ventosaterapia, moxaterapia e magnetoterapia podem ser utilizadas em conjunto com a acupuntura.

Quando a acupuntura é feita sem a existência de lesão pré existente, ela ajudará a evitar dores decorrentes do exercício.

Em resumo, a acupuntura trará benefícios antes, durante e depois da corrida! 🙂

É isso aí pessoal 🙂

Grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>