Acupuntura no Vestibulando

Boa Tarde Leitores!

Hoje vamos discutir o tema: Acupuntura no Vestibulando. Quais são os sintomas principais? Como podemos ajudar?

Aproveito para dizer que tudo que falarei neste texto também serve para as pessoas que estão prestando concurso público, afinal, todos precisam calma, controlar a ansiedade e de uma excelente memória.

Primeiramente vamos falar o “Xiii deu branco!” Será que alguém aqui já passou por isso?

Vou explicar o motivo pelo qual isso acontece. Para a Medicina Tradicional Chinesa, o Baço-Pâncreas é o órgão responsável pelo intelecto, pela memória e pela capacidade de aprendizado. Em posse desta informação, o terapeuta precisa saber também que todos os órgãos do corpo, quando chegam ao seu nível máximo de gasto energético, entra em deficiência para que possa recuperar energia. Tal fato é conhecido como a “transmutação do Yang em Yin”.

Um ser humano saudável consegue aprender e fixar coisas novas em sua mente por aproximadamente 4 horas por dia. Assim, quando nos forçamos a estudar mais do que isso, começamos a estressar o Baço-Pâncreas em suas funções, e quando o mesmo entrar em seu máximo consumo de energia, perderá a capacidade de acessar a memória, deixando o indivíduo em estado de “branco”.

Por essa razão, leitores, devemos aconselhar os estudantes a fazerem pausas, descansarem, fazer algo que dê prazer, comer alimentos que tonifiquem o Baço para aumentar sua capacidade de memorização e evitar a transmutação.

Mas Fernanda, quer dizer então que estudar em excesso prejudica a capacidade de aprendizado? A resposta é sim. Pois tudo na vida exige o equilíbrio!

Para fortalecer o Baço, indico alimentação com base em raízes, como batata, mandioquinha, batata doce e o mais poderoso de todas, o inhame. As folhas verdes escuras também são de grande ajuda, dentre elas, a mais poderosa, a couve, que pode ser colocada no prato ou no suco.

Na Acupuntura, indico os pontos: BP2, BP3, E8 e na Acupuntura Auricular, o ponto de Baço e Tronco Cerebral irão ajudar na memorização e no fortalecimento do elemento terra, ao qual Baço-Pâncreas pertence.

É comum, na época de vestibular, escutarmos por aí a dica de levar um chocolate para comer durante a prova, para dar energia. O Baço se alimenta e se fortalece com alimentos  de essência doce. Porém, o açúcar branco existente no chocolate comum pode exaurir este órgão de forma mais rápida, intoxicando-o. Recomendo que o vestibulando invista em frutas, pois seu doce é natural, e se ainda assim a opção for o chocolate, que o mesmo tenha um teor mais alto de cacau e menor de açúcar.

Outro sintoma muito comum é a Ansiedade. Quando o Baço está em trabalhando em excesso, devido às horas de estudo e aprendizado, o sentimento que aparece é a preocupação excessiva que leva à ansiedade. Como vocês podem notar, é o Baço o principal órgão que o vestibulando/concurseiro precisa cuidar.

Para diminuir a ansiedade, recomendo chá de camomila. Se a ansiedade estiver incontrolável, é possível manipular um composto homeopático de Valeriana, Passiflora e Mulungú, que se tomado antes de dormir, ajuda no sono, no estresse e na ansiedade.

Na Acupuntura sistêmica o BP6, CS6 e o Yintang são recomendados, e na Acupuntura Auricular use pontos de Ansiedade (no dorso), Tensão Emocional (ou hélice 5) e Relaxamento Muscular.

Durante o processo das provas, com o desequilíbrio do Baço, outros órgãos podem sofrer, à saber:

1) Se o Baço consumir energia do Coração:

  • O vestibulando pode se sentir apático, sem alegria e até mesmo desenvolver depressão. Para estes casos, pode-se usar o ponto C7 da acupuntura sistêmica e os pontos de Coração e Ápice da Acupuntura Auricular.

2) Se o Baço Contra-Dominar o Fígado:

  • O vestibulando pode se sentir extremamente irritado, exigente além da medida e ter crises de ira. Nestes casos, F2 e F3 são bem recomendados na Acupuntura Sistêmica e na Acupuntura Auricular: Fígado e Fígado Yang.

3) Se o Baço perder o controle sobre o Rim:

  • O vestibulando pode ter crises de pânico, insegurança e também pode entrar em depressão. Infelizmente é crescente a quantidade de jovens em depressão e chegando até mesmo a cometer suicídio em época de vestibular. Nestes casos, fortalecemos o Rim com R3, VC4, VG4 e pode-se usar o Vaso Maravilhoso P7-R6. Na Auriculoterapia o ponto do Rim é obrigatório. Pode-se usar gergelim preto na alimentação ou em forma de chá.

Outra questão que podemos abordar são as dores musculares.

Para aliviar a tensão muscular, podemos usar os pontos: VB34, E36, VB39, VB21, TA5. Na Acupuntura Auricular, use a combinação dos pontos de Analgesia, Relaxamento Muscular e Tensão (Hélice 5). A ventosa deslizante  sobre a linha dos Shu Dorsais é excelente para relaxar a musculatura e equilibrar a energia entre todos os órgãos.  O chá de Jasmin antes de dormir também ajuda no relaxamento muscular.

É isso aí pessoal!

Espero que tenham gostado do assunto e das dicas!

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>