Fascite Plantar – Parte 2 -Visão da Medicina Tradicional Chinesa

Boa tarde leitores!

Estou de volta para continuar o assunto: Fascite Plantar. Agora, com a visão segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Para os Chineses, qualquer fator que interrompa a circulação harmônica de Qi (energia) e Xue (sangue), nos meridianos, pode causar doença, seja ela psicossomática ou física.

Neste post, irei abordar alguns motivos que podem afetar a circulação de Qi e Xue e podendo causar a Fascite Plantar:

1) Invasão de Fatores Patogênicos – Frio/ Umidade

A Fascite Plantar, pode ser considerada,  para a Medicina Tradicional Chinesa, um dos tipos de Síndrome Bi.

A Síndrome Bi é uma doença que indica DOR, SENSIBILIDADE ou FORMIGAMENTO nos músculos e afecção dos tendões e articulações devido à invasão externa de VENTO, FRIO ou UMIDADE, proveniente de fatores climáticos.

A invasão dos fatores climáticos externos só é possível quando existe uma deficiência preexistente do Qi e do Sangue na superfície do local afetado.

Em se tratando de Fascite Plantar, os dois fatores climáticos principais são: O Frio e a Umidade, que penetram através das solas dos pés não protegidas (descalças).

Quando há invasão de umidade, a dor é caracterizada por sensação de peso e formigamento nas solas dos pés, hipersensibilidade ao tocar e na maioria das vezes há edema. Existe piora da dor quando clima está úmido.

Já, quando há invasão de frio, a dor é severa, irradiando para articulação do calcanhar, com limitação do movimento. Na maioria dos casos, tanto a umidade quanto o frio podem estar presentes, somando-se, então, os sintomas.

  • Para a Fascite Plantar ocasionada pelo Frio, sugiro os seguintes pontos: E36, E41, B60, R3.
  • Para Fascite Plantar ocadionada pela Umidade, sugiro os seguintes pontos: BP9, BP6, B60.

Observação: Sempre que houver fator patogênico, o mesmo deve ser eliminado do paciente, por exemplo: usar pontos que dissolva a umidade BP9 e usar moxa para extiguir o frio. Nos casos de umidade, a moxa também é bem recomendada.

2) Fatores diversos 

Além da invasão de fatores climáticos, outros fatores podem contribuir para o aparecimento da Fascite Plantar, como por exemplo: exercício físico excessivo, trabalho com movimentação repetitiva, insuficiência latente de Qi, de Sangue e de Yin, acidentes que podem causar estagnação de energia unilateral no local afetado e até mesmo fatores psicológicos, como a tristeza, que esgota o Qi e o Sangue.

Em todas as situações citadas acima, a consequência é uma interrupção da circulação harmonica de Qi e Xue, que sempre causarão dor, baseado nos conhecimentos básicos de Medicina Tradicional Chinesa.

Por último, e não menos importante, é necessário que o acupunturista saiba que toda e qualquer afecção dos meridianos que passam pelo pé podem gerar a Fascite Plantar.

Os meridianos que passam pelo pé são: Rim, Bexiga, Fígado, Vesícula Biliar, Baço-Pâncreas e Estômago.

Quando o paciente apresenta dor sobre a linha destes meridianos, o terapeuta deverá utilizar protocolos que envolvam os Meridianos Tendíneo-Musculares (Pontos Tsing Meridiano afetado + Ponto de Tonificação + ponto Ashi + ponto de União).

Independente do fato de causa da Fascite Plantar, o terapeuta deve sempre:

a) Remover os fatores patogênicos, quando presentes.

b) Reestabelecer a circulação de Qi e Sangue e usar pontos locais para dor. Dessa forma o paciente sempre se sentirá melhor.

Dúvidas? Vamos caminhar?