Hiperidrose na Medicina Tradicional Chinesa

Bom dia Leitores!

Hoje vamos falar um pouco sobre a visão da Medicina Tradicional Chinesa na Hiperidrose.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hiperidrose é uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso.

Ainda segundo a Medicina Ocidental, a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, na hiperidrose, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.

Em Medicina Tradicional Chinesa, o Coração é o órgão responsável pelo controle do suor. O suor é uma consequência do excesso de fluídos corpóreos (Jin Ye) produzidos pelo Estômago.

Quando o Coração possui um desequilíbrio de energia, em especial uma Deficiência de Qi e/ou do Sangue, há uma dificuldade em se absorver os Jin Ye para dentro dos vasos sanguíneos, que assim, será expulso dos vasos, resultando em suor.

Para tratar a hiperidrose na Medicina Chinesa precisamos saber se o Coração é a causa ou consequência do desequilíbrio. Quando é a causa, pontos chaves do meridiano como C7, C5 e C3 já ajudarão nos sintomas, porém, quando o Coração se desequilibra por consequência do mal funcionamento de outro órgão, temos que tratar o órgão causador.

Segundo Maciocia, temos alguns lugares que podem mostrar o órgão de origem do desequilíbrio de acordo com a localização do suor:

  • Na cabeça: Calor ou Calor-Umidade no Estômago.
  • Nos membros superiores e inferiores: Deficiência de Estômago e do Baço-Pâncreas.
  • Somente nas Mãos: Deficiência do Qi do Pulmão.
  • Palmas, Solas, Tórax = “Sudorese 5 das palmas” ou Calor das 5 palmas: Deficiência de Yin do Rim.

Lembrando que todos os órgãos acima: Baço-Pâncreas, Pulmão ou Rim possuem ligação com Coração através dos 5 Elementos.

  • A Deficiência de Baço-Pâncreas leva à Deficiência de Coração (lei de mãe e filho) – para tonificar o Baço, BP2 e BP3 são bons pontos.
  • A Deficiência do Qi do Pulmão irá sobrecarregar o Coração, levando-o à Deficiência em médio prazo (lei de contra dominância. Deficiência de Pulmão levará o Coração ao excesso e depois exaustão) – para tonificar o Qi do Pulmão, recomendam-se os pontos P7, P9, B13.
  • A Deficiência do Yin do Rim levará à Deficiência do Yin do Coração (pois o Rim nutre o Yin do corpo todo) – para tonificar o Yin do Rim, os pontos R6 e VC4 são os melhores. Também pode-se abrir o Vaso Maravilhoso Ren Mai (P7-R6).

** Se o problema for umidade no Estômago, os pontos E40 e BP9 são recomendados.

Em auriculoterapia sempre usamos os pontos do Coração associado aos pontos de origem do problema, ou seja, Baço, Pulmão, Rim ou Estômago. Também pode se acrescentar os pontos de maior ocorrência do suor, como ponto de mãos, pés ou coluna.

Em questões de chás terapêuticos, podem ser consumidos os da erva de São Cristóvão ou Mulungu.

É isso pessoal. Ainda existem muitas outras questões para serem discutidas em hiperidrose, mas sem dúvida, este é um bom começo.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara.

 

Texto de apoio: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hiperidrose/11/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>