Jogo Rápido! Câncer de Mama – Mastectomia

Bom dia Leitores!!!

Todos nós sabemos que o “Outubro Rosa” já acabou, porém, não podemos deixar para falar de Câncer de Mama somente em um mês do ano. Por isso, o Jogo Rápido de hoje vai para as mulheres que já enfrentaram essa doença e que agora, precisam de uma ajuda no Pós Cirúrgico de Mastectomia Parcial ou Total.

Os principais problemas físicos advindos dos pós cirúrgicos na Mastectomia parcial ou Total são: Edema no membro superior e dor com restrição de movimento do lado da cirurgia.

Como podemos ajudar?

  1. Edema no membro superior: devemos usar pontos  que removam a umidade de uma forma geral no organismo, como BP9, E40 e dar ênfase em pontos que circulem o Qi e o Sangue e que removam umidade no membro superior afetado, como: IG11, IG4, P9 e TA5.  A combinação entre ID4 de um lado com IG4 do lado oposto faz a circulação do Qi e do Sangue entre os membros superiores, equilibrando ambos os lados.
  2. Dor com restrição de movimento no membro superior: Neste caso, devemos começar a trabalhar desde a cicatriz cirúrgica. É indicado o agulhamento com pelo menos 0.5cm de distância em torno de toda a cicatriz, soltando assim as fáscias musculares e ajudando na quebra de eventuais fibroses. Além disso, pontos que relaxam os músculos são bem vindos em todo o corpo, como E36 + VB34 e no membro superior P3 e TA8.

Muito pode ser feito pela mulher que está passando ou já passou pelo Câncer de Mama. Desde a diminuição dos efeitos colaterais causados por Quimio e Radioterapia, bem como para os problemas emocionais como a insegurança, a ansiedade e a depressão e na pós cura, trabalhar a movimentação, a ressocialização, entre outros aspectos.

Muitas pessoas acham que a Acupuntura é proibida durante o tratamento do Câncer, muitos profissionais proíbem os pacientes de passarem por essa técnica até 5 anos depois da remissão total do tumor. Porém, essa visão é errada, visto que a Acupuntura é um método de extrema segurança e com poucos efeitos colaterais.

Falarei mais sobre os mecanismos de ação e os “por quês”nas restrições no post de terça feira.

Neste momento, espero ter ajudado no alívio dos aspectos físicos de muitas pacientes!

Um grande abraço à todos e excelente final de semana!

Profa. Fernanda Mara

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>