Jogo Rápido – Obesidade (Parte 2)

Bom dia Leitores!

Nosso último post tivemos Dr. Frederico Mazza abordando as principais questões sobre a Obesidade na visão da Medicina Ocidental.

Hoje farei uma breve introdução sobre o post de terça feira, que será dedicado às questões gerais da Obesidade na Medicina Chinesa.

Para a Medicina Chinesa, a Obesidade é um desequilíbrio sistêmico, onde há grande afecção entre o funcionamento do Baço-Pâncreas, Rim, Coração e Fígado, sendo o que o primeiro é o órgão mais afetado e debilitado. Assim, tanto para medicina ocidental como para medicina oriental, a obesidade é uma patologia evitável.

Para os chineses, precisamos manter Baço-Pâncreas e Rim fortes, evitar os excessos de Coração e harmonizar o funcionamento do Fïgado para reestabelecer a saúde ou evitar seu dano.

Parte das técnicas que utilizamos para melhorar o quadro de obesidade são as mesmas que usamos no emagrecimento, porém, o alto índice de massa corporal é apenas uma das questões que deve ser tratada no obeso. Não podemos nos esquecer que obesos possuem fraqueza muscular, hipertensão, doenças renais que devem ser consideradas e tratadas com a mesma seriedade que tratamos o aumento de peso.

Em breve continuaremos nossa conversa sobre o tema. Sempre associando a Medicina Chinesa à Ocidental em benefício do paciente.

Um excelente final de semana e feriado à todos!

Grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>