Lapso de Memória na Medicina Chinesa

Bom dia Leitores!

Hoje vamos falar um pouquinho de memória, ou melhor, da falta dela…

Quantas vezes você já iniciou a leitura, mas quando chegava no final da página, não lembrava mais do começo? Ou quantas vezes foi abrir uma gaveta no quarto e teve que voltar na cozinha para lembrar o que foi buscar? Ou ainda… quantas vezes já disse: “o que eu estava falando mesmo?”.

Se você está passando com frequência por situações como esta, este texto poderá ajudar.

Em Medicina Tradicional Chinesa, falamos em 3 tipos básicos de memória:

1- Memória de passado, como por exemplo lembrar da infância: é de responsabilidade do Rim

2- Memória de aprendizado: é de responsabilidade do Baço-Pâncreas

3- Memória de coisas que já foram decoradas na vida, como andar de bicicleta ou aprender um idioma: é de responsabilidade do Coração.

Neste texto, falarei sobre o desequilíbrio do Baço-Pâncreas e do Coração.

Quando o Baço-Pâncreas está desequilibrado, o indivíduo sentirá dificuldade de memorizar novos fatos bem como de aprender coisas novas e até mesmo de prestar atenção em uma aula.

Por isso, para melhorar a memória e a capacidade intelectual de uma pessoa que está passando por alguma destas dificuldades, devemos fortalecer o Baço.

O ponto BP3, localizado no pé, demonstra excelentes resultados na melhora da memória. Outro ponto que pode ser utilizado com essa função é o E8, localizado na cabeça.

Na auriculoterapia, podemos utilizar o ponto de Tronco Cerebral como um auxiliar na melhora da memória.

Para ajudar no equilíbrio do Baço e na melhora da memória, podemos utilizar alimentos que fortaleçam o Baço, como a couve, o inhame, mas neste caso, em especial, consumir nozes é uma excelente opção.

Já quando o Coração está desequilibrado, a memória falta durante uma conversa, não sabemos mais sobre o que estávamos falando, ou ainda não conseguimos encontrar a palavra certa para a ocasião. Esquecemos o caminho até o trabalho, não lembramos de outro idioma que aprendemos.

Para fortalecer o Coração e voltar a ter coerência nos pensamentos, ordem naquilo que se precisa falar, e ter menos lapsos de memória, os pontos C7 e CS7 tem grande importância. Assim como o próprio ponto de Coração na auriculoterapia.

É importante saber que neste segundo caso, o estado ansioso é responsável por boa parte dos sintomas.

Então, pontos como CS6 na acupuntura sistêmica e os pontos de Ansiedade na auricular são muito bons também. Evitar condimentos em excesso na alimentação também fará o paciente se sentir mais calmo e melhorar a memória.

E você leitor? Está com a memória boa?

A acupuntura com certeza irá te ajudar 😉

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>