Rinite segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Bom dia leitores,

Hoje o nosso assunto é Rinite! Um tema propício para o início da Primavera, que traz consigo o vento, levanta a poeira, espalha o pólen e deixa os alérgicos cheios de sintomas.

A Rinite é uma inflamação da mucosa do nariz que pode ter várias causas, como um resfriado, a mudança de temperatura, e na maioria das vezes, uma reação alérgica. A Rinite é caracterizada por sintomas como obstrução nasal, coriza, espirros, coceira no nariz, ouvido, olhos e garganta ou alterações do olfato. As crises podem durar de algumas horas até dias seguidos.

Na Medicina Chinesa, a Rinite é caracterizada por um desequilíbrio energético do Pulmão. O Pulmão é responsável por produzir o Wei Qi (energia de defesa) e quando a produção desta energia é insuficiente, o paciente fica mais suscetível à infecções e inflamações, como a Rinite.

Por se tratar de, na maioria das vezes, um problema crônico, subentende-se que, um paciente que sofra de Rinite possui uma deficiência energética crônica do Pulmão, e o mesmo deve ser fortalecido, em especial, fora das crises.

São pontos para fortalecer o Pulmão: P7, P9, B13, B42, ID11 e VC17.

Além desses pontos, é importante aliviar os sintomas do paciente quando o mesmo estiver sob crises, assim, são sugeridos os seguintes pontos (associados aos sintomas):

  • IG4, IG20: tratam a coriza e o entupimento nasal. Abre e facilita a respiração
  • E3, VB14, VB1: tratam a coceira nos olhos
  • ID19: trata a coceira nos ouvidos
  • E9: melhora a irritabilidade e a coceira na garganta

Alguns pacientes sentem coceira em todo corpo, que pode iniciar com uma única crise de rinite. Assim, podemos utilizar a combinação de F8+P5, que resfriam o sangue e interrompem a coceira.

Além disso, os pontos auriculares: Pulmão, Ping Chuan Superior e Inferior, Nariz Interno e Nariz Externo e Urticária podem ser ótimo auxiliares no tratamento da rinite.

A Alimentação Terapêutica rica em alimentos neutros para o elemento Metal também deve ser acrescentado. Para lista completa desses alimentos, clique no link: http://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

A Acupuntura demonstra excelentes resultados no tratamento da rinite. E o paciente deve sentir relativa melhora nas três primeiras sessões, sendo uma sessão realizada por semana.

Se você quer saber mais sobre doenças respiratórias, nós temos uma apostila pra você na loja do blog! Acesse https://loja.facilitandoacupuntura.com.br/store/product/26 , siga as instruções e adquira a sua.

Espero que tenham gostado.

Um grande abraço.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>