Quem sou?

O Facilitando a Acupuntura é um Blog dedicado à todos os alunos, professores e interessados em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura que querem entender um pouco mais sobre esses assuntos e que desejam técnicas mais fáceis de estudo e de prática acadêmica.

Escrito pela Professora Fernanda Mara dos Santos (São José dos Campos -SP, Brasil) que atualmente é professora de cursos de Pós Graduação e Cursos Livres em Acupuntura Sistêmica e Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Estudos Firval (SJCampos-SP), do Centro Benessere (Goiânia-GO) e da IEDUV (Vitória -ES), onde também atua como Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Acupuntura.

Além da carreira acadêmica, atua como Fisioterapeuta (Ortopedia e Traumatologia) e Acupunturista em consultório próprio na cidade de São José dos Campos-SP. Possui experiência na área de Fisioterapia, Acupuntura, Reeducação de Postura e Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: acupuntura em geral, distúrbios do sono, problemas psíquicos, lesões e prevenção de lesões no esporte e na dança.

43 comments on “Quem sou?

  1. CYNTHYA BARROS on said:

    prof… adorei a sua aula… proximo módulo com vc estarei lá novamente…
    não sei se é muito abuso meus (rs…), mas se a srta puder deixar os principais pontos de cada meridiano e suas funções seria quase um presente de Deus =)

    Bjao

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Oi Cynthya!

      Me perdoe pela demora gigantesca em responder o seu comentário!
      Pode deixar comigo que você me deu uma idéia linda!!! Vou escrever posts sobre os principais pontos de acupuntura para facilitar o estudo das pessoas!!
      Obrigada pela idéia e aguarde!
      Em breve te passarei o que você precisa!

      Um beijo grande!

      Profa. Fernanda Mara

  2. Edgard Shigenaga on said:

    Oi, Fernanda.
    Adorei o seu espaço e adoraria acompanhar os seus artigos de um modo mais fácil. Procurei um modo de assinar o seu feed, via reader ou via e-mail, mas não encontrei.
    Se você vier a oferecer este aplicativo podemos saber exatamente quando novos artigos são escritos.
    Parabéns pelo blog!
    Bjs.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      OI Edgard!

      Agora que consegui voltar as minhas atividades no blog, prometo que vou me dedicar a encontrar o feed que está falando!!! Pode deixar comigo que muito em breve você estará recebendo notícias de novos posts!

      Um grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

  3. vanda martinez on said:

    Ola Professora Fernanda!
    Sou estudande de acupuntura e entrei por acaso em seu blog para fazer uma pesquisa. Gostei muito de sua maneira simples de explicar, pois estou tendo dificuldade de apendizado, pois a MTC é bem complexa.
    Vc faz patre de meus favoritos. Muito obrigada.
    Abraço Vanda

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Vanda!

      Muito obrigada pela participação e pelo carinho!
      Pode ter certeza que eu estarei aqui sempre que você precisar. MTC não é fácil mas é uma delícia de estudar principalmente quando começamos a compreender como as coisas funcionam. Se eu puder ajudar em seu caminho de conhecimento, ficarei muito feliz!

      Um grande abraço!

      Profa. Fernanda

  4. Clarissa Tavares on said:

    Segundo gastro tenho gastrite com helicobacter, mas nada que tomo melhora nao sinto dor nem azia somente indigestao,nausea,arrotos, tudo que como parece ficar parado.
    Faz 10 anos emagreci muito e me sinto fraca tem crises que fico com muitaaa nausea e 3 dias sem comer somente chas e bolacha agua e sal e o que consigo. O que fazer para poder ganhar peso ou melhor conseguir comer.
    Obrigada.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Boa Tarde Clarissa!

      Tudo bem com você?
      Veja bem, antes de dar qualquer dica ou diagnóstico seria importante e obrigatório fazer uma boa avaliação do seu caso, para saber o que está acontecendo exatamente contigo, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa.
      Uma coisa importante que teríamos que saber é de que maneira e por qual motivo você perdeu muito peso há 10 anos.
      Em uma primeira e superficial análise, você aparenta ter uma Estagnação do Qi (energia) do Estômago. Os sintomas dessa síndrome são: dor e distensão epigástricas, eructação,
      náusea, vômito, soluço, irritabilidade, não é necessário possuir todos os sintomas para sofrer dessa síndrome. E pode ser causada por estresse emocional combinada à uma dieta irregular. Entende-se por dieta irregular comer alimentos não saudáveis, ou comer em pé, na correria do dia a dia ou ainda comer em horários muito afastados.
      Em longo prazo, uma tensão emocional pode gerar não somente problemas no estômago, mas também no fígado.
      A acupuntura seria muito interessante para devolver a você o bem estar em comer e até mesmo para ganhar peso, visto que as duas situações estão interligadas.
      Além disso, você pode tentar consumir alguns tipos de chás específicos, que são considerados digestivos, como boldo, hortelã, chá verde, de preferência mornos, sem açúcar e após as refeições. Comidas e bebidas mornas ajudam o estômago a digerir os alimentos.
      Evite comidas excessivamente úmidas, como leite e derivados, doces e massas, pois esses alimentos atrasam o funcionamento do Estômago e do Baço.
      Sei que pouco posso fazer por você via Blog, mas espero ter ajudado um pouco.
      Um grande abraço e melhoras,
      Profa. Fernanda Mara

  5. Rafael Prado on said:

    Professora Fernanda Mara, sou acupunturista e coordenador de pós graduação em Acupuntura em Fortaleza-CE, parabenizo pela iniciativa e gostaria muito de participar de alguma forma em seu blog. Poderíamos divulgar esses conteudo para alunos e acupunturistas. Se quizer posso enviar conteúdos para as aulas. Atenciosamente, Rafael Prado.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Professor Rafael!

      Fiquei muito feliz em saber que você visitou e gostou do meu Blog e ainda mais feliz em saber que você gostaria de participar de alguma forma.
      Quero que fique totalmente à vontade para divulgar o conteúdo para os alunos e acupunturistas e fico na torcida para que tudo que é escrito aqui seja útil e colabore para ampliar o conhecimento dos praticantes de MTC.
      Atualmente o que mais preciso é de assuntos diferentes para poder escrever. Idéias são sempre muito bem vindas!
      Vamos manter contato. Quem sabe não fazemos parcerias para alguns posts?
      Se precisar dos meus serviços como professora, também me disponibilizo a ir até Fortaleza. Seria um grande prazer.

      Muito Obrigada por participar!
      Um grande abraço.

      Profa. Fernanda Mara

  6. Vanessa on said:

    Fernanda, seu blog é ótimo, adorei.
    Bjus e até a próxima aula.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Vanessa!

      Obrigada por ter visitado o Blog!
      Conte sempre comigo!

      Beijo e até a próxima aula!

      Profa. Fernanda Mara

  7. helena maria on said:

    estou fazendo uma pesquisa de campo com magneto em um tratamento de ferida em pe diabetico ,e não encontro referencia para este tipo de tratamento,vc poderia indicar um artigo ,um livro…..para complementar a pesquisa.grata

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Helena!

      Realmente existem poucos livros ou artigos especializados na utilização dos Magnetos. Um autor confiável é o M. Matheus de Souza, que escreveu: “Magnetoterapia, imãs para a saúde” e “Magnetoterapia uma maneira natural de recuperar e manter a saúde”. Infelizmente não possuo artigos para colaborar contigo, mas tenha certeza que se eu encontrá-los, os enviarei.

      Espero ter ajudado em algo,mesmo que pouco.
      Um grande abraço e obrigada por participar do Facilitando a Acupuntura.

      Profa. Fernanda Mara

  8. Ana Paula on said:

    Oi, Fernanda!
    Sou sua aluna na pós em acupuntura na Firval, sou da turma 12. Nossa última aula foi você quem deu… Comentei que também trabalhei em Paraibuna no PSF, sou enfermeira…
    Estou com algumas dúvidas… lá vão. Em inspeção sobre o meridiano do pulmão no meu marido observei que a reação dele foi de um dor aguda no ponto P11 do lado direito, coloquei um magneto para fazer sedação e 15 minutos após ele estava com bastante dor na traqueia; retirei-o. Logo após ele já estava melhor. Dúvidas:
    1ª) Por que no mesmo ponto do lado esquerdo ele não sente nenhum dor?
    2ª) Neste caso colocar o magneto com a parte lisa (para sedar) não é o correto?
    3ª) Ele infartou no dia 04/03/12, é tabagista, existe alguma correlação com a dor aguda no ponto P11?

    PS: Não posso deixar de comentar que gostei muito de sua aula…
    Aguardo com ansiedade sua resposta…
    Ana Paula

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Ana Paula!

      Primeiramente me perdoe pela demora interminável em responder a sua mensagem… As vezes eu entro numa correria tão absurda entre o trabalho aqui em São José e as viagens a trabalho que acabo deixando algumas coisas de lado… Juro que tentarei ser sempre mais breve…

      Vamos às suas dúvidas:
      1 e 2) É normal que as pessoas sintam um lado do corpo mais sensível que o outro. Não acredito que exista algum tipo de explicação científica para este fato. Já em acupuntura, muitos autores dizem que quando mais um ponto dói, mais ele necessita ser tratado. Seja por deficiência ou excessos de energia, como as estagnações da mesma. Mesmo que a pessoa não sinta um ponto sensível, ela pode utilizar os magnetos e tratar da mesma maneira que os pontos que respondem com dor.

      3) Fique tranquila pois não existe nenhuma contra-indicação do uso dos magnetos no ponto P11 para pessoas com histórico de infarto ou tabagistas. É importante apenas que o paciente continue sendo cuidado por um médico especialista para que você tenha a maior quantidade de informações possíveis sobre o quadro dele. De qualquer maneira, uma pessoa usa cigarros, certamente terá a energia do Meridiano do Pulmão afetada, o que pode, sim, justificar a sensibilidade o paciente neste ponto, bem como em outros pontos do mesmo meridiano.

      Espero ter te ajudado um pouquinho….
      Fiquei muito feliz em saber que você gostou da minha aula! Sempre que precisar, pode contar comigo!

      Um grande beijo!

      Profa. Fernanda Mara

  9. Patricia on said:

    Olá Professora.
    Sou estudante de acupuntura a 8 meses, e acompanho seu blog a mais ou menos 2 meses, o que tem me ajudado muito a compreender tanto a teoria como a prática da acupuntura, visto que suas explicações são bastante elucidativas, práticas e objetivas. Como ainda falta algum tempo para que eu possa concluir o curso de acupuntura, gostaria de começar a adquirir alguns equipamentos para que, quando termine o curso, possa começar a atender já de posse desses recursos. Porém, o que vejo em sites de venda de insumos e equipamentos, é uma variedade enorme de produtos, o que me deixa confusa sobre o que realmente adquirir. Vc poderia dar algumas sugestões sobre o que é realmente importante para quem pretende atender a domicílio ou em consultório particular? Agradeço imensamente. Atenciosamente, Patrícia.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Patrícia,

      Tudo bem?
      Espero encontrá-la bem e com saúde.
      Vejo que você está ansiosa para começar as compras dos equipamentos, mas antes de qualquer coisa, você precisa ver, durante o seu curso, quais equipamentos vão ensinar você a usar. Por exemplo, em eletro acupuntura, eu gosto muito da utilização de um aparelho que se chama WQ e outro que se chama Hai Hua. Porém, estes aparelhos são chineses e importados, e nem todas as lojas os vendem. Hoje já existem aparelhos mais novos e mais modernos, e são nacionais, porém, como não trabalho com eles, não me sinto a melhor pessoa do mundo para indicá-los. Mas prometo aprender a usá-los em breve para poder passar para frente o conhecimento.
      Então, de início, eu diria para você que você precisa de alguns ítens básicos:
      1) Mapas – de sistêmica e de Auriculo Acupuntura, Crânio, etc
      2) Livros (gosto muito dos livros do Maciocia) e Atlas
      3) Kit de Ventosa – pesquise e tenha a certeza que os kits de 12 ventosas são mais em conta do que os que tem menos copos.
      4) Moxa e abafador de moxa
      5) Agulhas, de todos os tamanhos… desde as agulhas tsing (18×8) até as agulhas grande utilizadas para pegar o ponto VB30, que está dentro da articulação do quadril
      6) Aplicador de agulhas de estética com mola

      Claro que tudo o que eu disse aqui é muito básico, mas no decorrer do seu curso, você será orientada quanto a parte mais cara que são os eletros… Quando souberes qual eletroterapia irá usar você me conta, e pode ser que eu consiga te ajudar melhor.

      Um grande beijo pra você!
      Espero ter ajudado um pouco!

      Profa. Fernanda Mara

      • Patricia on said:

        Professora Fernanda,
        Muito obrigada pelas sugestões. Vc conseguiu elucidar muitas dúvidas em relação aos materiais necessários para acupuntura e estou realmente mais segura em relação a eles.
        Um grande abraço, e até breve.
        Patrícia.

  10. katia on said:

    gostaria de saber quando vc vai dar algum curso no rj

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Kátia!

      Infelizmente até o momento não recebi nenhum convite de Instituições de Ensino no Rio de Janeiro para dar um curso por aí!, mas pode ter certeza que tão breve seja convidada, o convite será aceito!
      Se voce tiver interesse em algum curso específico e quiser tentar montar uma turma, podemos estudar uma parceria!

      Um grande abraço!
      Profa. Fernanda Mara

  11. Thiago Monteiro on said:

    Oi Profa. Fernanda,

    Vim aqui só te agradecer pelo curso de dry needling, foi muito proveitoso, turminha bacana, aprendi muito com você.
    Agora só colocar em pratica!

    Obrigado.
    Tudo de Bom.

    att,

    Thiago Monteiro

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Thiago!

      Fico muito feliz que você tenha gostado! E saiba que do que precisar eu estarei sempre às ordens! Espero que a técnica de Dry Needling possa acrescentar muito em sua vida profisisonal!

      Um grande abraço e super sucesso pra você!
      Profa. Fernanda

  12. Jeanine Schuabb Duarte on said:

    Querida e amada professora,
    a Sra tem algo que possa me ajudar com Aurículoterapia e emagrecimento????? Pode me mandar por e-mail. Bjs meus e de Brasília!!!!

  13. gerdeam on said:

    top sua aula!!

  14. Jorge Matsunaga on said:

    Olá profa. Fernanda, tudo bem com você?
    Há quanto tempo heim! Muitas saldades…
    Gostei muito desse blog… Muito interessante e esclarecedor.

    Um grande abraço.

    Jorge Matsunaga

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Jorge! Que legal você por aqui!! Estou me organizando para voltar a escrever e espero poder continuar ajudando quem estuda e quem se beneficia da acupuntura! :)
      Um grande abraço!
      Fernanda

  15. oswaldo la marck junior on said:

    Olá Profa. Fernanda

    Faço pós-graduação em MTC – Acupuntura no Senac SP com total de 1250 horas, s endo 50% teórica e 50% prática. As demais técnicas também são abordadas como: moxabustão, massoterapia, fitoterapia e as demais que englobam o processo. Me chamou muito a atenção a qualidade de suas explicações, objetivas, claras e bem fundamentadas. Gostei particularmente das explicações sobre os sintomas do mal de Parkinson. Possivelmente no futuro terei informações para trocar com você . No momento estou estudando e pesquisando tudo sobre Acupuntura. Outra coisa que acho importante mencionar é que a base de tudo está no conhecimento da filosofia Taoista. Sem ela a Acupuntura fica imcompleta. Vc não acha ? Bem, por enquanto é só e obrigado pela atenção.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Oswaldo!

      Primeiramente muito obrigada por participar aqui do Facilitando a Acupuntura. É sempre muito bom ver o que os leitores pensam e melhor ainda trocar idéia sobre a maravilhosa Medicina Chinesa.
      Sem dúvida tudo o que escrevo neste Blog (salvo raras exceções) está baseado no conhecimento da filosofia Taoísta. Porém a forma que exponho é apenas uma maneira mais fácil de compreender tamanha complexidade desta filosofia.
      Espero trocar em breve idéias contigo sobre qualquer assunto que queira abordar!

      Um grande abraço!
      Profa. Fernanda

  16. william alves on said:

    Excelente blog
    parabéns
    que vosso caminho continue iluminado
    sorte sempre
    paz e muitas alegrias
    Grato por sua generosidade
    abcs
    William

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá William!

      Muito obrigada pelo carinho!
      Estou tentando voltar ao Blog aos poucos… Fico sempre muito feliz quando sei que estou ajudando pessoas que gostam de Medicina Tradicional Chinesa como eu.

      Um grande abraço!
      Profa. Fernanda

  17. Caio Ricco on said:

    Fiquei encantado com tamanha sabedoria e simplicidade nas palavras. Parabéns!

    Você é um exemplo de terapeuta
    Fique em paz

  18. José Viana on said:

    Resolvi fazer um curso de acupuntura sistêmica depois de ter feito reflexologia podal e aurículo .Só encontrei um pouco de dificuldade em encontrar os pontos da bexiga, existe um modo prático para encontrá-los?

  19. Paula Luigia on said:

    Boa Tarde, Fernanda!

    Poderia entrar em contato comigo em meu email? Estou a procura de ministrantes de auriculo para 2015. Se houver interesse, por gentileza, entre em contato comigo pelo email portalbenessere@portabenessere.com.

    Será um prazer tê-la como parceira.

    Abçs

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Paula!

      Entre em contato comigo pelo fmdsantos@gmail.com

      Grande abraço.

      Fernanda

  20. Rosangela Ornellas on said:

    Querida Fernanda, sou estudante de acupuntura, sem querer te encontrei. Obrigado Universo por Fernanda existir. Que bacana uma pessoa tao iluminada que consegue transmitir de maneira leve e deliciosa a Arte das Terapias Chinesas. Percebo que as pessoas tem pavor de agulhas. Comecei a ir tambem pelo caminho da Moxaterapia. Gostaria que voce desse a sua opiniao sobre a Moxa Eletrica. Obrigada desde ja. Com Carinho, Nana Ornellas

  21. Marli Pereira da Silva de Oliveira on said:

    Parabéns pelo seu trabalho Professora gostei muito

  22. Cristian on said:

    Além de didática, excelente profissional e professora, é linda! Parabéns Fernanda, sou seu fã. Beijão

  23. Jessimara Lúcia de Santana on said:

    Boa noite tudo bem, sou de São José dos Campos. Gostaria de saber sobre o curso livre de acumputura valor é qd vai ter aqui, obrigada!!!! Jessimara

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Jessimara!
      Aqui em São José dos Campos indico o Centro de Estudos Firval.
      Teremos o curso de Acupuntura Auricular em Setembro!
      Maiores informações, dê uma entrada no site: www.firval.com.br

      Abraço pra você!

  24. Selma Borges on said:

    Olá Fernanda,
    Gostaria de sugerir alguns artigos para o seu blog sobre acupuntura em crianças e gestantes.
    Não tenho muito conhecimento deste assunto!

    grata,
    bjs

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Selma!
      Será um prazer abordar esses assuntos!!!! Fique atenta que em breve eles estarão por aqui!
      Obrigada pelas sugestões :)

      Grande Abraço!
      Profa. Fernanda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.