Onde Estou?

Abaixo seguem as datas de aulas e cursos pelo Brasil:

  • Aula na Pós Graduação em Acupuntura – Assunto: Zang Fu – Centro Benessere – GO – dias 9 e 10 de Julho de 2017. Informações e inscrições: www.centrobenessere.com.br
  • Curso de Dry Needling – IBRAQUI – São Paulo -SP – dias 5 e 6 de Agosto de 2017. Informações e inscrições: www.ibraqui.com.br.
  • Aula Inaugural Curso de Pós Graduação em Acupuntura – IEDUV- Vitória – ES – dias 18, 19 e 20 de Agosto de 2017. Informações e inscrições: www.ieduv.com.br
  • Curso de Acupuntura Auricular Básica Chinesa – Centro de Estudos Firval – SJCampos – SP – dias 2 e 3 de Setembro de 2017. Informações e inscrições: www.firval.com.br
  • Curso de Dry Needling – IEDUV- Vitória – ES – dias 15, 16 e 17 de Setembro. de 2017. Informações e inscrições: www.ieduv.com.br

 


23 comments on “Onde Estou?

  1. Gina on said:

    Gostaria de saber qual é a proxima turma do Curso de Acupuntura Auricular Chinesa em Brasilia? Quanto custa o valor do curso? Como é a forma de pagamento?
    Obrigada.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      OI Gina!

      Não sei se você já fez o curso de Auriculoterapia, mas estou com uma turma prevista para os dias 3 e 4 de Dezembro deste ano aqui em Brasília, no Instituto Agilitá, no Sudoeste.
      Quem está responsável pelas informações é a Elizabeth Imoto, o email dela é eri.fisio@hotmail.com
      O investimento é de R$300 e o valor pode ser dividido.

      Conto contigo se tiver interesse!

      Grande abraço,

      Profa. Fernanda Mara

  2. geni on said:

    onde sera os proximos cursos( eu moro em araçatuba sp )

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Geni,

      No momento não tenho cursos marcados para a Região de Araçatuba. O mais próximo daí será em São José dos Campos, em Dezembro. Curso de Acupuntura Auricular.
      Se você tiver interesse em montar uma turma em Araçatuba, podemos fechar uma parceria e eu irei até você. O que acha?
      Qualquer coisa entre em contato comigo!

      Grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

  3. Maria de Lourdes Possamai Salvador Azevedo on said:

    Lendo alguns apontamentos da professora Fernanda Mara, gostaria de saber onde ela trabalha, na cidade de Brasília. Estou querendo fazer um tratamento a base “auriculoterapia”.
    Obrigada.
    Lourdes Salvador.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Lourdes!

      Me perdoe pela demora da resposta da sua pergunta. Espero ainda poder ser-lhe útil.
      Passei um tempo fora, pois estava organizando o meu casamento e só agora consegui retomar as atividades normais.

      Atualmente estou atendendo em uma clínica que se chama MB Fisioterapia, no Lago Sul em Brasília. Ela fica dentro da Academia Vip Trainning, no Hangar 5 do Gilberto Salomão. Se você quiser marcar um horário comigo é só ligar no telefone 3365-2177 e deixar agendado.
      Terei um prazer imenso em poder cuidar de você!

      Grande Abraço!
      Profa. Fernanda Mara

  4. Maria de Lourdes Possamai Salvador Azevedo on said:

    Saber endereço e telefone para contado da professora Fernanda Mara.
    Obrigada,
    Lourdes.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Maria de Lourdes!

      Você pode entrar em contato direto comigo pelo email: femara@terra.com.br
      Responderei suas dúvidas o mais rápido que eu puder!

      Grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

  5. Carlos Alberto Lopes de Lima on said:

    Olá, gostaria de montar uma turma para o curso de aurículo avançada em Brasilia. Já tem muitas pessoas interessadas.
    Aguardo seu contato.
    Desde já agradeço.
    Abraços

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Carlos!!

      Que bom que você tem interesse em montar um curso de Auriculo Avançado em Brasilia… Entre em contato comigo pelo email femara@terra.com.br
      Se preferir, passarei meu telefone pelo seu email.
      Abraços,
      Fernanda

      • Carlos Alberto Lopes de Lima on said:

        Olá Fernanda, passei seu e-mail para meu amigo, que tem uma sala aqui em brasília, para que aconteça o curso avançado em auriculoterapia. Mas até agora ele não me passou nada. Gostaia e me passasse seu tel, para que eu possa junto com ele, te ligar e combinarmos os detalhes. Abraço

        • Fernanda Mara dos Santos on said:

          Olá Carlos!

          Tudo bem com você?
          Olha só, atualmente estou morando em São José dos Campos. Se mesmo assim tiverem interesse em montar um curso Avançado de Acupuntura Auricular, me mandem um email para o fmdsantos@gmail.com e responderei com o numero do meu telefone atual.
          Ficarei no aguardo de um contato, ansiosa para que possamos trabalhar juntos.

          Um abraço,

          Profa. Fernanda Mara

  6. parabens….

  7. Paula Patrícia on said:

    Olá Prof. Fernanda. Antes de tudo gostaria de parabenizá-la pelos textos que são muitíssimo esclarecedores e nos auxiliam imensamente. Gostaria de pedir uma sugestão pois tenho uma paciente que tem fibromialgia, daquelas que tem dor em tudo que é canto do corpo, e está na menopausa com fogachos intensos apenas no período da noite e madrugada, chegando ao ponto de lhe causar insônia. Vale salientar que esta paciente tem intolerância às agulhas (acredito que a fibromialgia ajuda muito nessa intolerância à medida que ela tem, pela própria doença, um limiar de dor bastante baixo e uma irritabilidade muito fácil). Então tento de tudo, faço moxa principalmente para as dores musculares e articulares que ela tem. Utilizei magnetos em pontos para fogacho mas não tive muita resposta. Tive melhor resposta quando utilizei Stiper colocando-os nos pontos onde colocaria as agulhas. Quando utilizo Stiper, uso a técnica dos unitários sendo o órgão acometido RIM e associo ainda mais 3 pontos: um é o TA8 (ponto reumatológico), e C5 e C6 utilizado para fogacho. Há uma resposta que poderia dizer razoável, segundo ela numa escala de 0 a 10 os fogachos e dores ficariam em 7. Enfim, os sintomas não cessam. E se ela passar 2 a 3 dias sem os stipers volta tudo ao que era antes. Estou sem saber o que fazer, pois pelo que estou percebendo, não estou conseguindo tratar, apenas estou aliviando a sintomatologia.
    Você poderia me ajudar?
    Abraços e por favor, jamais deixe de escrever pra gente. Montei um grupo de estudo aqui em Recife e estamos discutindo todos aqueles seus casos clínicos postados. Coloque mais casos pra gente.

    Um grande beijo de sua admiradora.
    Paula Malta

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Paula!

      Vejo que você pegou um caso muito interessante de se tratar.
      Vamos por partes. Sua paciente tem duas sintomatologias importantes de se avaliar:

      1) A fibromialgia e
      2) Os fogachos

      – A fibromialgia é uma doença onde o principal sintoma é a dor muscular. Mas, segundo a Medicina Chinesa, por qual motivo essa dor é causada? Você precisa avaliar pela língua e pulso e demais sintomas se essa dor muscular vem de uma Deficiência do Xue, ou Estagnação de Xue ou ainda Deficiência apenas do Yin ou uma Estagnação de Qi. Como ao mesmo tempo da fibromialgia ela tem os fogachos da menopausa, posso te garantir, que existe uma grande possibilidade da sua paciente ter a piora da fibromialgia pela Deficiência da energia Yin do Rim e consequentemente Deficiência de Xue (lembrando que o sangue é Yin, por isso, quando existe uma deficiência mais severa de Yin, é natural que tenhamos uma deficiência de Xue). Há ainda neste caso, pela deficiência do Yin um falso calor, pois a energia Yang fica maior que a Yin (por isso os sintomas dos calores).

      – Neste caso, a língua dela se encontrará facilmente pálida e ressecada. Para tratar dessa paciente de forma que os sintomas não voltem, você terá que usar pontos que tonifiquem o Yin e o Sangue e pontos que eliminem calor e movam o sangue, para que os fogachos diminuam e os músculos sejam melhor nutridos, melhorando assim, as dores.

      – Você está vendo que as técnicas que você está usando melhoram a paciente num primeiro momento, e depois os sintomas voltam. Isso acontece pois você está tratando apenas os sintomas e não a raiz do problema. E a raiz do problema, neste caso, não é das mais fáceis de tratar, pois temos uma deficiência. É preciso lembrar que doenças de excesso são mais fáceis de se tratar com a acupuntura do que as doenças de deficiência, que normalmente recorremos à alimentação terapêutica e a fitoterapia para ajudar a nutrir a substância que está em falta.

      – Sugiro então a seguinte conduta:

      ** Use os seguintes pontos:
      – R6 – nutre o Yin do Rim e o Yin geral
      -F8 – nutre o Yin do Fígado e os tendões
      – E36 – nutre o Yin do estômago, relaxa a musculatura
      – VB39, B11, B17 – todos nutrem o sangue e tiram dores musculares
      – VG14 – tira o calor – um dos melhores pontos para diminuir o calor da menopausa e funciona muito bem com magneto, stiper e até mesmo agulha de aurículo

      Além desses pontos você pode usar pontos locais de dor. Nada impede de você colocar um TA5 para dor no antebraço, um E41 para dor no pé e assim vai…

      ** Sugerir alimentação com base em alimentos formadores de sangue:
      – Sua paciente precisa de energia Yin e sangue, então sugira que ela coma verduras verdes escuras, como couve, espinafre, etc e também consuma um pouco de carne vermelha (1 pedaço do tamanho da palma da mão por dia é suficiente).

      ** Sugerir o uso de fitoterapia:
      – Existem muitos fitoterápicos que podem ser usados no caso da sua paciente. Vou apenas sugerir o mais simples pois ela poderá fazem em casa. Peça para ela tomar o chá de gergelim preto que além de tonificar a energia Yin (o que vai diminuir muito o calor) também vai ajudar a fortalecer o Rim. Ferva meio litro de água e após iniciar a fervura coloque 1 colher de sopa de gergelim preto. Desligue e deixe por 30 segundos. O chá dura até 24hs e pode ser tomado gelado.

      – Outro chá que ajuda nos fogachos é o chá de folha de amora. Muito usado por quem está na menopausa.

      Bom, espero ter ajudado um pouquinho. Se precisar de qualquer coisa estarei por aqui.
      Fiquei muito feliz em saber que você montou um grupo de estudos aí em Recife!! Que bacana saber que meu trabalho está sendo útil de alguma forma! Se quiser podemos combinar um curso por aí! Eu iria feliz da vida!

      Um grande beijo!!
      Conte sempre comigo!

      Profa. Fernanda

  8. Jeanine Schuabb Duarte on said:

    Cara Professora,
    sobre sua aula: indescritível; sobre o blog: porta de entrada; sobre você: perfeita (mesmo sendo Água (ihihihihihihi). Bjos
    Esperaremos o curso de Aurículoterapia Avançada!
    Até lá!

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Jeanine!

      Que satisfação enorme receber a sua visita aqui no meu Blog! 🙂
      Muito obrigada pelo carinho e saiba que sempre que precisar pode mesmo contar comigo! Mesmo de longe estarei sempre perto!

      E vamos torcer para em breve eu estar em Brasíia ministrando o Curso de Auriculo Avançada!

      Beijo grande pra você!

      Profa. Fernanda Mara

  9. Kelly Figueiredo on said:

    Olá, boa tarde! Gostaria inicialmente de elogiar o blog, estava pesquisando a respeito de magnetoterapia e descobri que estava usando o lado negativo para sedar a dor, já corrigí, pois tenho dores nos joelhos, o interessante é q mesmo usando errado funcionou e tirou a dor. Gostaria de saber qual seria o Gauss indicado para essas dores musculares, joelho, tornozelo, lombar, etc… Gostaria de saber ainda se há algum tratamento para intestino preso, pois minha filha tem anos estou dando até fibras em pó no leite, suco e nada adianta, desculpe se estou abusando de sua boa vontade, mas se puder ajudar agradeço. Abraço, Kelly

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Kelly!

      Inicialmente queria te pedir desculpas por demorar tanto a responder sua mensagem… Mas agora vou tentar responder a sua dúvida.
      Normalmente, para terapias de analgesia, colocamos os magnetos com no mínimo de 600 GAUSS… São os magnetos mais comuns, que tem o tamanho médio de uma moedinha de 1 centavo. Existem outros magnetos mais potentes… acima de Mil Gauss… Estes são considerados os Super magnetos. Normalmente são prateados e não possuem marcação para o lado positivo e negativo. Por isso é necessário ter um convencional, para saber qual o lado certo de se colocar. Os Super Magnetos não devem ser utilizados em pessoas com problemas de circulação, como varizes graves ou risco de trombose. Na dúvida use entre 600 e 800 Gauss.
      Quanto ao tratamento de intestino, não costumo usar os magnetos, mas você pode tentar, pela lógica, o seguinte:
      – Use um magneto do lado positivo 4 dedos abaixo do umbigo
      – Outro do lado negativo 3 dedos do lado direito do umbigo
      – Outro do lado positivo 4 dedos acima do umbigo
      – Outro do lado negativo 3 dedos do lado esquerdo do umbigo

      Esta é uma técnica que normalmente fazemos com as agulhas de acupuntura. Acredito que possa funcionar com os magnetos também.

      Bom, espero ter conseguido ajudar em algo…
      Estarei sempre à disposição para o que precisar de ajuda.

      Um abraço,

      Profa. Fernanda Mara

  10. Viviane on said:

    Oi, Fê! É a Viviane q fez o curso de MTC com vc!
    Adorei suas informações… vc não dará curso de dry needling aqui em São José? Bjos

  11. Carol Macedo on said:

    Olá professora, gostaria de fazer o curso de auriculo em brasilia quando vc vai ministrar novamente por aqui? tem como vc enviar seu contato pro meu e-mail pra fazermos parceria aqui no DF e outros estados?
    Adorei o seu blog…
    Gd bj Carol.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Carol!

      Eu adoraria voltar à lecionar no DF. O que falta mesmo é um parceiro que queira divulgar os cursos e formar as turmas. Mas precisando estarei as ordens.
      Se ainda tiver interesse em minhas aulas, você pode entrar em contato comigo pelo email: fmdsantos@gmail.com

      Um grande abraço!
      Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>