Tipos de Cefaléia e Tratamento pela Acupuntura – Parte 1

Boa noite pessoal! 

Atendendo à pedidos de muitos alunos, hoje abro a Série Cefaléia e dentre elas abordarei a Enxaqueca.

Como o assunto é extenso e a cefaléia é um dos sintomas mais frequentemente encontrado na prática clínica, o post será dividido em 3 partes.

Vamos iniciar o estudo sabendo que, qualquer distúrbio energético capaz de gerar uma doença poderá contribuir na etiologia das dores de cabeça. As causas mais comuns de cefaléia serão abordadas abaixo:

1) Constituição

a) Da saúde geral dos pais e da saúde geral dos pais no momento da concepção: quando a constituição dos pais é fraca ou quando os pais concebem um bebê já com idade avançada, o paciente pode apresentar dores de cabeça persistentes e recorrentes que começam na infância, entre 7 e 10 anos de idade.

Esse tipo de dor de cabeça é proveniente de uma Deficiência do Rim ou do Fígado e pode ser acompanhada de enurese noturna, perda de vitalidade e miopia.

b) Das condições da gravidez da mãe: Um acidente, um choque emocional ou qualquer outra intercorrência durante a gestação poderá fazer com que a criança sofra de dores de cabeça. Essa condição também se manifesta, normalmente, por uma cor azulada na frente da cabeça ou no queixo da criança. Esse tipo de dor de cabeça está relacionada à Estagnação de sangue o Coração e o Fígado pode ou não estar afetado.

2) Emoções

a)Raiva: Para Medicina Chinesa, a frustração, ressentimento e rancores reprimidos também podem ser entendidos como “Raiva”.

Essas emoções causam ascendência do Yang do Fígado ou Hiperatividade do Fogo do Fígado e são AS MAIS COMUNS CAUSAS DE CEFALÉIAS. Diz-se que, em média, 90% das Enxaquecas estão relacionadas à ascendência do Yang do Fígado, causadas por desequilíbrio emocional.

Essas dores de cabeça estão tipicamente nas têmporas, nas laterais da cabeça e podem envolver os olhos.

b) Medo: Um estágio crônico de ansiedade e medo prejudica os Rins e causa dores de cabeça tanto diretamente pela Deficiência do Rim (neste caso afetando a cabeça toda), como indiretamente, quando a Deficiência do Yin do Rim provoca a ascensão do Yang do Fígado.

c) Choque Emocional: esgota o Qi, afetando o Qi do Coração, Pulmão e BP, provocando geralmente dores em toda a cabeça.

3) Excesso de Trabalho: o trabalho sem repouso adequado enfraquece o Qi do BP, e em última análise, o Yin do Rim. A Deficiência do Yin do Rim poderá gerar dores em toda cabeça ou permitirá que o Yang do Fígado ascenda e cause cefaléias do tipo enxaqueca sobre o Meridiano da VB.

*** O trabalho mental excessivo também é uma causa de cefaléia, que pode se tornar crônica em crianças, principalmente quando as mesmas são muito exigidas nas escolas ou passam longos períodos em frente aos computadores.

4) Atividade Sexual Excessiva: esta é uma causa comum de cefaléia principalmente nos homens. Quando a atividade sexual é frequente, não há tempo para a Essência do Rim ser restabelecida, resultando em Deficiência da energia do Rim (Yin ou Yang).

Pacientes com queixa de cefaléia e tontura após a relação sexual, certamente apresentam um nível excessivo de atividade sexual, devendo ser moderado. Essa dor pode acontecer na cabeça toda ou na região occipital.

5) Dieta: irregularidades alimentares podem causar dores de cabeça afetando diferentes órgãos. *clique em “continuar lendo

a) Não comer o suficiente irá causar cefaléias pela Deficiência geral do Qi e Sangue, geralmente ocorrendo no topo da cabeça.

b) A superalimentação obstrui o Qi do Estômago e enfraquece o BP, provocando dores agudas na frente da cabeça.

c) Consumo excessivo de alimentos quentes causam Fogo no Fígado (dor na lateral da cabeça) ou Calor no Estômago (dor de cabeça frontal)

d) Consumo excessivo de alimentos úmidos afetam o BP e provocam Mucosidade, que causa dores surdas na frente da cabeça e sensação de peso na mesma.

e) Muito sal na alimentação causará Deficiência do Rim e poderá resultar em dor em toda cabeça ou na região occipital.

f) Consumo excessivo de alimentos ácidos afeta o Fígado e também é uma causa de cefaléia, geralmente na região dos olhos ou nas laterais da cabeça.

g) Comer muito rápido ou durante uma discussão de trabalho, leva a uma retenção de alimento no Estômago e as dores são agudas na região frontal da cabeça. O Fígado, neste caso, também poderá ser afetado.

h) Irregularidade alimentar, ou comer muito tarde à noite, produz Deficiência do Yin do Estômago e podem causar dores surdas na frente da cabeça, região da fronte.

6) Acidentes: acidentes graves e quedas que afetem a cabeça podem causar estase de Sangue numa área determinada da cabeça. Esta é uma causa frequente de cefaléia crônica.

Muitas vezes um trauma na cabeça não gera cefaléia logo a seguir, situação que pode acontecer anos mais tarde. Qualquer desequilíbrio que o indivíduo tenha e que gere cefaléia, a mesma será recorrente no local do trauma antigo.

7) Partos: um número grande de partos, muito próximos uns dos outros, enfraquecem seriamente o Fígado, Rins e o Vaso Concepção.

Deficiência do Fígado e dos Rins podem gerar cefaléias do tipo Vazio, provenientes da Essência do Rim que não alcança a cabeça. Uma ascendência do Yang do Fígado também pode acontecer.

Os abortos também podem gerar cefaléia, seja pela perda intensa de sangue ou pelo choque emocional causado na mãe.

8) Fatores Patogênicos Externos: os principais fatores patogênicos que causam cefaléias são Vento e Umidade.

O Vento é normalmente causa de cefaléias agudas, mas invasões repetidas podem transformar-se em dores crônicas. Afeta mais a região superior do corpo e as dores de cabeça podem migrar, afetando diversas áreas em uma única crise.

Invasões agudas de Umidade facilmente afetam o Aquecedor Médio, daí a mesma pode elevar-se impedindo que o Yang límpido alcance a cabeça para clarear seus orifícios. As dores normalmente acontecem na região frontal e com sensação de peso.

Uma vez explicada a diversidade de razões pelas quais um indivíduo pode ter dor de cabeça, o próximo post dará dicas de diagnóstico através da localização da dor e do Meridiano de Acupuntura afetado.

Grande abraço! Continuem estudando e até o próximo post.

Profa. Fernanda

Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>