A Acupuntura na Recuperação Pós Atividade Física

Olá Leitores!

Atendendo à pedidos realizados pelos meus alunos, hoje vou falar um pouco sobre como a Acupuntura pode ser benéfica após práticas esportivas de profissionais e também por não profissionais.

Quando falamos em atividade física, temos que lembrar que a alavanca para os nossos movimentos é realizada pelos ossos e pelos músculos. Ossos/articulações precisam estar fortes, músculos se mexem e acabam tendo micro rupturas fisiológicas que quando cicatrizarem promoverão um aumento da massa muscular.

Em Medicina Chinesas os ossos/articulações são de responsabilidade do Rim, enquanto que os músculos possuem dois órgãos que os controlam: O Baço – em relação à força muscular e o Fígado – em relação à elasticidade e também o controle sobre os tendões e ligamentos.

Dessa maneira, sempre que um indivíduo pratica atividade física moderada ou forte, os órgãos Rim, Baço e Fígado são utilizados em sua máxima potência e no pós exercício precisam ser reequilibrados para que a recuperação seja mais rápida, possibilitando treinos na sequência ainda mais fortes e uma melhora na performance.

Quais pontos podemos utilizar para recuperar mais rápido um indivíduo pós atividade física?

  1. Para reestabelecer a energia do Rim: R3, R7, VC4 poderão ser úteis. R3 equilibra o Qi do Rim. Já R7 tonificará a energia Yang do Rim, que é a mais utilizada em atividades físicas, por conta da sua capacidade de movimento e aquecimento do corpo. VC4 irá proteger a essência vital e devolver ao corpo a sensação de estar descansado.
  2. Para nutrir o Baço: BP3, BP6 e BP8 são importantes. BP3 irá ajudar na circulação de Qi e sangue do Baço e BP6 e BP8 nutrirão seu sangue, o que ajudará no restabelecimento da força e na cicatrização das fibras musculares rompidas naturalmente durante  exercício.
  3. Para nutrir o Fígado: F3 e F8 são de extrema relevância. F3 é um ponto que mantém a circulação de Qi e Sangue harmônica no corpo todo, função essa, necessária para que o corpo restabeleça sua normalidade pós exercício. Já o ponto F8 irá tonificar o sangue do Fígado e permitir nutrição e oxigenação dos músculos, dos tendões e dos ligamentos, permitindo que toda tensão muscular gerada pelo exercício se dissipe mais rápido, aliviando, também, as dores pós atividade.

Além desses pontos, VB34 e VB39 possuem grande ação sobre a musculatura e poderão também ajudar no processo de recuperação do praticante de atividade física.

Alimentos produtores de sangue como raízes, legumes e verduras verdes escuros devem ser consumidos pelo menos 2x no dia até que o indivíduo sinta que se recuperou totalmente.

Na auriculoterapia os pontos de Rim, Baço e Fígado podem ser utilizados, além do ponto de Relaxamento Muscular e o ponto do local reflexo que eventualmente tenha ficado mais dolorido após o exercício, como Joelho, Ombro, Vértebras Lombares, etc….

Em resumo, a acupuntura possui um excelente resultado no pós exercício e deve ser feita sempre que o paciente quiser se recuperar mas rapidamente antes do próximo treino, ou ainda, ganhar performance.

Espero que tenham gostado.

Um abraço com muito carinho!

Profa. Fernanda Mara