A Importância do Vazio na Medicina Chinesa

Olá Leitores,

Hoje nosso texto será um pouco diferente. Vou falar sobre a importância do “vazio”na Medicina Chinesa com base na Filosofia Taoista, utilizando o 4o passo do livro Tao Te King- Uma Jornada para um Caminho perfeito, de Solada Towler, Editora pensamento.

O quarto passo diz:

“O Tao é um vaso vazio;

usado, porém nunca exaurido.

Ele é a origem insondável

dos dez mil seres!

Suaviza o que é cortante

e desfaz os nós. 

Atenua o que é brilhante

e se une à poeira do mundo. 

É tranquilo e sereno,

e perdura para sempre. 

Não sei de onde vem

mas é o ancestral de todos nós.”

 

Quando falamos em Taoismo, falamos sobre a filosofia de vida que os Chineses usam para indicar o caminho de uma vida equilibrada, tranquila e feliz. Quem segue o Taoismo, vive em plenitude. Então que esse texto quer dizer?

Nesse texto, é dito que o Tao (o Taoismo, o caminho) é vazio, mas dentro dele contém todo conhecimento, toda experiência. Ao seguir os passos desse texto, entendemos que quando esvaziamos nossa mente, conseguimos tornar menos cortante aquilo que nos machuca, menos brilhante o que nos cega, conseguimos nos manter tranquilos e nunca nos sentiremos cansados.

Podemos pensar que quanto mais treinamos nossa quietude mental, através das práticas da Medicina Chinesa, como o Qi Gong, o Tai Chi, a Acupuntura, etc, menos nossa mente se tornará um problema em nossas vidas. A quietude nos trará cada dia mais paz e a certeza de uma vida mais longa e saudável.

Como podemos atingir o vazio, a quietude mental?

1. Através da Meditação: sentado confortavelmente em uma cadeira, posicione suas mãos sobre o umbigo e respire lenta e profundamente 3 vezes. Depois, comece a respirar e cada vez que soltar o ar, contraia o abdome até o limite que sinta confortável e inspire normalmente, repetindo as contrações do abdome a cada expiração. Permaneça concentrando-se na expiração por pelo menos 8 minutos, a cada expiração sinta que seu corpo e sua mente tornam-se cada vez mais vazios.

Quando concentramos nossa atenção no abdome, os pensamentos que ocupam a cabeça são esvaziados, e a sensação será de profunda paz. Para encerrar a meditação,  esfregue as palmas das mãos uma na outra e aqueça o rosto, levando toda a energia pura para cabeça.

2. Pontos de Acupuntura: alguns pontos de acupuntura são extremamente eficazes em esvaziar a mente:

  • VG20: no topo da cabeça.
  • CS7: na dobra do punho na direção da palma da mão e do dedo médio.
  • VG16: abaixo da protuberância occipital, na linha mediana.

Esses pontos poderão ser agulhados por um profissional acupunturista ou ainda pressionados de 1 à 3 minutos por dia, todos os dias até que o paciente sinta que está se sentindo mais calmo.

Em um mundo onde a agitação e a ansiedade estão cada vez mais presentes, certamente seguir o Tao será de grande importância na manutenção da saúde de muitas pessoas.

Espero que tenham gostado.

Um grande abraço!

Fernanda