A Medicina Chinesa e o Natal

Bom dia Queridos Leitores!

Chegamos juntos à mais um Natal. Uma época que representa a paz, a união, a esperança de dias melhores.

Mas observando de perto, esses sentimentos raramente estão presentes nessa data. As pessoas costumam ficar aceleradas, ansiosas e muitas vezes até mesmo deprimidas. Como se a vida fosse acabar em dezembro. Como se tudo precisasse ser resolvido até o dia 24/12 ao meio dia.

E por que isso acontece?

Criamos um estado de alerta e uma urgência que não são verdadeiras, admitimos como verdade o fato de que tudo aquilo que não for terminado até o Natal não será mais terminado, poderá causar algum dano ou ainda que iremos carregar algo negativo no ano novo. E nada disso é verdade.

Apesar de todo simbolismo da data, quando colocamos nossa mente no lugar, vemos que o Natal é uma data no calendário como todas as outras. que o que não for decidido ou resolvido até esse momento, teremos tempo para resolver depois, como todas as outras coisas em todas as outras datas.

Em Medicina Chinesa, o que ocorre é um Calor Extremo de Coração, que nos causa inquietude, agitação mental, insônia, dores de cabeça latejantes e tão logo a noite de Natal passe, nos sentimos exaustos, afinal, nenhum organismo aguenta ficar preponderantemente Yang por tanto tempo.

O que precisamos fazer para passar a fase do Natal mais tranquilos?

Usar pontos de acupuntura como: CS6, CS7, C7, C3 e VC17 são de grande ajuda. Massagear todo o trajeto do meridiano do coração na mão, antebraço e braço, com movimentos de deslizamento e torção nos ajuda a acalmar. Usar os pontos Shenmen e Coração na Auriculoterapia também fará com que a mente diminua o ritmo frenético e nos ajude a curtir mais o momento.

Consuma sucos feitos apenas de água fresca e de frutas como melancia, melão, maçã, pera, morangos ou uva… Essas frutas fazem com que o calor interno do corpo e toda agitação contida nele diminuam.

Aproveitem o Natal para equilibrar o Coração e não agitá-lo. É no Coração que está contido toda a força celestial do ser humano. Toda a ligação que temos com nosso propósito e toda força para realizá-lo. Com o Coração em equilíbrio conseguimos aproveitar essa época de promessas de realizações para realmente realizar aquilo que nos propomos.

Pense nisso. Não há nada que não possa ser resolvido depois do Natal. Mas podemos usar da energia dessa data para que o Natal seja vivido dentro de nós, com todo potencial que nos é dado de presente nessa época.

Aproveitem! Desenvolvam seu potenciam! Religuem-se ao seu propósito! Realizem!

Todos nós somos capazes!

Um grande abraço com muito carinho! E boas festas à todos!

Seguiremos juntos no ano de 2021!

Profa. Fernanda Mara