Como a Acupuntura pode ajudar na Estética

Olá Leitores!

Hoje vou escrever sobre um assunto sobre o qual a grande maioria das pessoas tem curiosidade e interesse: a Estética.

Na sociedade atual é crescente a preocupação com o corpo, com a aparência do rosto e todos os dias nós vemos dezenas de novos tratamentos surgindo para que possamos parecer mais perfeitos e envelhecer mais bonitos.

A Medicina Chinesa já possui seu arsenal de técnicas para melhorar a estética há mais de 3 mil anos e sim, a acupuntura está inserida neste contexto e pode ajudar de forma mais natural quem quer melhorar a aparência.

Como a Acupuntura pode ser utilizada na estética?

Normalmente dividimos os tratamentos estéticos em duas categorias: facial e corporal.

1- Estética Facial

Nessa categoria, temos a intenção de diminuir as marcas de expressão, amenizar manchas, curar acnes, amenizar cicatrizes e marcas de patologias como a catapora, etc..

Nestes casos, usamos agulhas locais, dentro das rugas, cercando manchas e até mesmo transfixando acnes pois sabemos que as agulhas possuem efeito de nutrição, antiinflamatório, estimulante de colágeno e elastina e analgésico nos locais onde são colocadas. Porém, fazer somente isso não basta.

Em Medicina Chinesa, precisamos tratar não somente o local onde o incômodo ocorre, mas também compreender qual é a sua origem. Equilibrar o organismo de uma forma geral é de extrema importância em um tratamento estético.

De forma simplificada, quando falamos em “face”, os maiores problemas se dão na pele, e, em Medicina Chinesa, a pele é de responsabilidade do Pulmão. Sempre que temos a intenção de tratar a pele de alguém, devemos fortalecer o Pulmão.

Alguns pontos importantes são:

  • P9 – para nutrir a pele
  • P5- para diminuir irritações e inflamações
  • P3 – para tratar problemas de pele que pioram em situações de estresse emocional

Os tratamentos devem ser feitos em média 2 vezes por semana, com pausa de 48 horas entre as sessões.

Se não houver melhora da queixa do paciente em 3 sessões, o terapeuta deverá reavaliar o caso para ver se existem outros desequilíbrios energéticos afetando o Pulmão e consequentemente gerando distúrbios na pele.

2- Estética Corporal

Assim como na estética facial, no corpo devemos utilizar agulhas nos locais onde a queixa é mais importante. Podemos tratar desde manchas e cicatrizes até mesmo celulites e flacidez, que são as principais queixas estéticas do consultório.

Se a queixa estiver relacionada à pele, assim como nas questões faciais, o Pulmão deverá ser tratado.

Porém quando o paciente queixa-se de flacidez, retenção de líquido gerando celulites, gordura localizada, o terapeuta deverá ficar atento ao Baço desse paciente, que pode estar falhando em suas funções de manter a força dos músculos e de remover a umidade do organismo. Por isso, nessas questões, o Baço deverá ser fortalecido.

Alguns pontos importantes são:

  • BP2 – tonifica o Baço
  • BP3 – tonifica o Baço e remove a umidade
  • BP6 – melhora a nutrição dos músculos e as estruturas corpóreas dado ao seu potencial tonificador de Yin.
  • BP9 – remove a umidade

Os tratamentos devem ser realizados 2 vezes na semana, com pausa de 48 horas entre as sessões e deve-se haver melhora do paciente em 3 sessões. No caso da estética corporal é de extrema importância que a avaliação seja minuciosamente detalhada para checar a existência de desequilíbrios em outros órgãos. O Baço é facilmente afetado por Fígado, Coração e Pulmão.

Quando existirem outros desequilíbrios, os mesmos devem ser tratados em conjunto.

Outras técnicas podem e deve ser associadas ao tratamento estético, como eletroacupuntura, moxa, ventosa, dietoterapia chinesa, uso de cosméticos como o pó de pérola, mas creio que tudo isso pode ficar para um próximo post, não é?

Espero que tenham gostado!

Um grande beijo com carinho!

Profa. Fernanda Mara