Recomendações Pós Sessões de Acupuntura e suas Justificativas

Olá Queridos Leitores,

Hoje vamos falar um pouco sobre algumas recomendações que os acupunturistas dão para seus pacientes logo após uma sessão de acupuntura e também discutir um pouco do porquê devemos seguir essas recomendações.

Se você é acupunturista ou paciente de acupuntura, provavelmente já ouviu dizer que o paciente não pode, até 2 horas após uma sessão:

  • pisar no chão gelado
  • tomar água gelada
  • ter relações sexuais
  • fazer atividade física intensa

Já se perguntaram o por que dessas recomendações?

Essas recomendações são de extrema importância meu caro leitor, pois elas estão protegendo os efeitos alcançados pela estimulação dos pontos de acupuntura. Vamos explicar:

  • A Acupuntura tem como principal objetivo reequilibrar o paciente física e energeticamente. A energia é uma substância sutil e não palpável que circula pelos meridianos de acupuntura. Essa energia precisa circular de forma contínua e harmônica por todo o organismo para que o indivíduo tenha saúde.
  • Quando agulhas de acupuntura são introduzidas nos pontos localizados nos meridianos, a resposta do organismo é de circular a energia, fazendo com que ela tome seu curso correto e chegue em todos os órgãos que estão precisando desta substância.
  • A energia cicla a cada duas horas, mudando a sua maior concentração por órgão no que chamamos de “Maré Energética”, mantendo-se assim durante toda a vida. Quando ficamos doentes, a energia deixa de circular de forma harmônica, fato que a acupuntura consegue corrigir durante a sessão.
  • Porém, dizemos que o pico de efeito da acupuntura ocorre após duas horas depois que removemos as agulhas. Ou seja, os benefícios começarão à acontecer enquanto o paciente está agulhado, mas só chegarão no seu ápice duas horas depois da remoção das agulhas. Tal fato acontece, pois a energia que foi desbloqueada precisa se encaixar novamente na maré energética, fato que leva 2 horas, segundo sua definição.

Sabendo de tais fatos, ainda fica a pergunta: Mas por que existem as recomendações do início deste texto?

  1. Quando pisamos no chão gelado ou consumimos bebidas geladas, estamos colocando para dentro do organismo o fator patogênico “Frio”, que bloqueia a circulação de sangue e de energia no corpo, ou seja, estamos agindo de forma contrária ao objetivo da acupuntura, que é manter a circulação harmônica.
  2. Quando temos relações sexuais ou fazemos atividade física intensa, geramos calor, que irá agitar a energia e evitar que sua circulação seja harmônica, assim como na questão anterior.

Passadas duas horas da sessão, a circulação de energia já terá voltado ao seu normal, e consumir bebidas frias, pisar no chão frio, ter relações sexuais ou fazer atividade física irão causar os mesmos impactos no corpo, porém, o corpo reequilibrado pela acupuntura conseguirá se adaptar às mudanças e retomar seu equilíbrio após tais práticas. À esse fenômeno damos o nome de homeostase, que é o estado de equilíbrio físico, químico e dinâmico de um organismo. O corpo pode se desequilibrar, mas o corpo saudável é capaz de reencontrar o seu reequilíbrio.

Então, queridos leitores, as recomendações dadas aos pacientes devem ser seguidas na íntegra, para que o efeito seja completo e para que o terapeuta tenha a chance de devolver ao organismo do paciente a capacidade de se reequilibrar e curar seus sintomas 😉

Espero que tenham gostado.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>