Síndrome Pós Covid – Avaliação de Língua

Olá Leitores!

Hoje vamos discutir um pouco sobre a Síndrome Pós Covid, descrevendo a avaliação da língua de uma paciente real.

A paciente em questão relata ter tido Covid-19 em Agosto de 2021, sem necessidade de internação e sintomas leves, como cansaço, dor no corpo, poucos sintomas respiratórios e um pouco de dor de garganta.

Porém, com o passar dos dias após o exame já se apresentar negativo para a doença, a paciente começou a se sentir imensamente cansada, com falta de apetite e muita agitação mental e dificuldade para dormir. Com base nesses sintomas tardios, vamos avaliar, juntos, a língua da paciente em questão:

1. Sobre a Cor da Língua:

Nota-se que a paciente possui a ponta da língua com muitas petéquias (bolinhas vermelhas escuras e concentradas só na ponta).

Esse sinal mostra que a paciente possui um calor de Coração, que justifica a agitação mental e a dificuldade para dormir.

Para tratar esse sintoma, sugiro os pontos C3 e C5, bem como o ponto de Coração na auriculoterapia.

2. Saburra 

Nessa língua, o maior problema encontra-se na saburra. Se avaliarmos com cuidado, vamos notar que a saburra não possui um padrão definido da raiz até a ponta da língua. Por isso, o ideal, é dividir o diagnóstico da saburra em etapas:

2.a) Fundo da língua: saburra concentrada e levemente amarela

  • mostra calor e umidade no aquecedor inferior, em especial no Rim. A umidade concentrada no Aquecedor Inferior faz com que o paciente perca a vitalidade. A água perde seu movimento ascendente para refrescar o Calor do Elemento Fogo/Coração. O paciente entra em um estado depressivo e o cansaço não passa. É necessário tonificar a energia Yang do Rim para que a Água retome seu movimento ascendente, bem como remover a umidade. Nesse caso, sugerimos os pontos R7 e VC4.

2.b) Falha de Saburra na região reflexa de Intestinos Grosso, Delgado e Estômago:

  • Mostra uma Deficiência de Energia Yin e de Fluídos Corporais das vísceras em questão. Os sintomas serão de falta de apetite, ressecamento das fezes e constipação. Além disso, pode ocorrer mal hálito e ressecamento da pele e das mucosas. Sem fluídos corpóreos, o sistema de absorção do corpo não funciona corretamente. O indivíduo comerá pouco não conseguirá absorver os nutriente de forma adequada, tornando-se fraco e reforçando o cansaço que já ocorre pela umidade no aquecedor inferior.
  • Nesse caso, é importante utilizar pontos que promovam a produção dos fluídos, como: CS6, E36, BP6, R6. Na auriculoterapia, pontos de Estômago e Baço são importantes.

3) Saburra amarela e espessa na região reflexa do Baço

  • Ao contrário da região do Estômago que está sofrendo de falta de fluídos, o Baço apresenta Umidade e Calor. Sob a ação desses dois novos fatores patogênicos, o Baço não consegue realizar adequadamente suas funções. A memória ficará fraca, o paciente sem disposição, com sensação de peso e retendo líquidos, o intestino não funcionará de forma adequada. Não haverá petite.
  • É necessário remover o calor e a umidade do Baço. Pontos como BP2, BP6 e BP9 podem ser de grande ajuda.

É importante compreender que em um paciente pós covid, sintomas de Excesso (umidade e calor) podem ocorrer de forma concomitante aos sintomas de Deficiência (Deficiência e Yin e Fluídos). Assim, é importante que o terapeuta consiga remover os fatores patogênicos e fortalecer as deficiências na mesma sessão.

Na alimentação terapêutica, podemos indicar alimentos Frescos para o Coração e  Neutros para o Rim, Estômago e Baço. Alimentos Neutros sempre são indicados quando um paciente possui sintomas de Excesso/Deficiência no mesmo órgão/elemento.

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou e muito ainda precisa ser aprendido sobre ela. Mas é fato que a acupuntura e a alimentação terapêutica são grandes aliados no tratamento das sequelas e nas síndromes pós Covid.

Espero tê-los ajudado!

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara