A Acupuntura e o Dry Needling no ciclismo

 

Bom dia pessoal!

Hoje vamos falar de como a Acupuntura pode ajudar em nossos pacientes ciclistas, ou ainda naqueles que usam a bicicleta como meio de transporte ou pedalam eventualmente como uma atividade física.

Quantas vezes você já pedalou ou ouviu alguém que pedala, dizer que a lombar e o “bumbum”ficaram doloridos?

Isso acontece porque quando pedalamos deixamos, em virtude da postura adotada para prática do exercício, o abdome “frouxo” para baixo, distendendo a musculatura lombar, que fica “repuxada” para frente.

Com isso, é gerada um

a tensão muito grande na dor lombar que pode gerar dor irradiada por toda lateral da coxa e da perna. Isso acontece porque os músculos Ileopsoas, Quadrado Lombar, Glúteo Médio e Glúteo Mínimo ficam muito comprimidos, sem oxigenação e sem nutrição.

E o que a Acupuntura pode fazer pelo ciclista nessas condições?

A Acupuntura é uma técnica que tem a capacidade de nutrir e oxigenar melhor a musculatura, seja usando pontos no local do problema ou po

ntos distais com funções de relaxamento muscular e circulação de sangue. Também é importante que o acupunturista use pontos que tonifique e equilibre o Rim, pois em Medicina Chinesa, toda e qualquer dor lombar pode afetar a circulação de energia do Rim e vice-versa. Vamos então sugerir alguns pontos:

Pontos Locais: VC3, VC4, VG4, B23, B52, VB30, VB31.

Pontos Distais: VB34, E36, VB39, R3, B60, B62, IG4

Além dos pontos de acupuntura, é importante que o terapeuta tenha um pouco de conhecimento à respeito de pontos gatilho miofasciais, que são regiões de extrema tensão muscular e que, apesar de possuíram localização exata, não necessariamente coincidem com os pontos de acupuntura.

Cada músculo tem uma irradiação de dor específica ocasionada por ponto

gatilho miofascial. No caso deste artigo, deve-se checar a existência deles nos músculos citados no início do texto: Ileopsoas, Quadrado Lombar, Glúteo Médio, Glúteo Mínimo e à essa lista acrescentamos o músculo Sóleo, que possui a capacidade de gerar dor na lombar e sacro.

Quando pontos de tensão são encontrados nesses músculos, a agulha de acupuntura deve ser introduzida de forma profunda, por pelo menos 3 minutos, desativando os pontos gatilho.

Tanto a Acupuntura quando o Dry Needling usados de forma isolada podem oferecer remissão total da dor do paciente, porém, quando as duas técnicas são associadas, os resultados do tratamento são mais rápidos e eficazes.

Não há nenhum problema em usar as duas técnicas simultaneamente.

Também é importante que o paciente fortaleça o abdome, recorrendo à um profissional especializado e que sempre escolha uma bicicleta ajustada ao seu tamanho e anatomia.

É isso pessoal. Vamos começar a testar esse protocolo em quem precisa?

Um grande abraço à todos vocês!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>