A Histeria Coletiva e o Calor do Coração

Bom dia Leitores!

Hoje vamos falar de ansiedade extrema. De agitação mental descontrolada.

Você já deve ter ouvido alguém dizer que o mundo anda cada dia mais complicado. Que as pessoas andam cada vez mais ansiosas. Ou pior… será que você anda dizendo e sentindo tudo isso?

Já parou para se perguntar por quê as coisas andam assim?

Um dos maiores problemas que temos hoje é o IMEDIATISMO. Tudo é para ontem. Se recebemos uma mensagem, queremos responder na mesma hora. Se temos que resolver uma coisa no trabalho, ficamos sem dormir mesmo sabendo que durante o horário de sono essa coisa não seria resolvida. Se colocamos uma foto em rede social, voltamos em nossa página a cada 5 minutos para ver o número de curtidas e comentários. Queremos saber de tudo, lemos tudo, interpretamos pouco e muitas vezes sequer checamos se a informação lida é verídica. Lendas e histórias macabras são criadas na internet e viram ameaças reais apenas pelo fato de serem compartilhadas por centenas de pessoas

A verdade é que criamos uma URGÊNCIA que não é real. E com isso, nos tornamos cada dia mais ansiosos. Acreditamos em tudo. Temos medo de tudo e perdemos nossa capacidade de pensar coerentemente e pensamos demais.

Assim é criada a histeria: comportamento caracterizado por excessiva emotividade ou por um terror pânico.

E como a Medicina Chinesa olha para essa situação?

Em Medicina Chinesa quem controla a qualidade e a coerência dos pensamentos e atitudes, o sentimento de agitação mental e o discernimento é o Coração. Diz-se que o Coração é a morada do Shen, ou seja, o Coração é a morada da mente.

Quando lidamos com muitas informações e ficamos agitados, o Coração se desequilibra energeticamente, gerando calor. Assim, todo caso de ansiedade, agitação mental, dificuldade de discernimento, incoerência no agir e pensar, sono agitado, envolve um Calor no Coração, que para Medicina Chinesa é uma Síndrome, e precisa ser cuidada.

Através da remoção do Calor do Coração, é possível fazer com que o indivíduo se torne mais calmo e comece a ter mais tranquilidade.

E como podemos diminuir essa agitação, removendo o calor do Coração?

Os pontos de Acupuntura: C7, C8, C9, CS6 e CS7, pertencentes aos meridianos do Coração e Pericárdio (Circulação e Sexo), são de extrema importância, além dos pontos auriculares de Coração e Fígado Yang que também são importantes para acalmar.

Ingerir alimentos considerados de essência fria para o Coração como o melão e a melancia também é uma excelente opção.

Mas acima de tudo, fica a dica para os exercícios de meditação e respiração e a conscientização de que estamos gastando energia demais com coisas com as quais não deveríamos. É preciso parar, respirar, entender e solucionar os problemas e jamais agitar o nosso Coração.

E lembrem-se. Somos sempre uma influência para quem está próximo

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>