A incrível arte de dizer NÃO – A submissão na Medicina Chinesa

Olá Leitores!

Hoje vamos falar um pouco sobre “a incrível arte de dizer não”.

Quantas pessoas você conhece, ou até mesmo quantas vezes você, humano que me lê nesse post, já teve dificuldades de dizer não, e por isso acabou assumindo coisas que não queria, fazendo coisas que não precisava e até mesmo se manteve em um relacionamento que não o fazia mais feliz?

Na Medicina Chinesa, a capacidade de decidir o que se quer e principalmente o que não se quer está relacionada à função da Vesícula Biliar.

A Vesícula Biliar, além de ter a capacidade de ajudar o Fígado nos processos digestivos, também possui uma função psíquica muito importante, dando ao indivíduo a coragem para tomar iniciativas, diminuindo a timidez, dando foco e sentido de direção na vida e dando limites a si mesmo e aos outros, no sentido de se decidir fazer ou não fazer algo.

Quando uma pessoa se torna excessivamente tímida, desenvolvendo o que chamamos de “timidez patológica”, quando por exemplo, é incapaz de aceitar uma proposta irrecusável de emprego por medo de não se sentir bem no ambiente do novo trabalho, ou porque tem medo de conversar com outras pessoas, essa pessoa possui a Vesícula Biliar Fraca.

Além disso, quando uma pessoa permanece em um casamento do tipo “ruim com ele pior sem ele”, permite violências como “ele me bate todos os dias mas tenho medo de ficar sozinha”, ou ainda quando se submete à qualquer tipo de ordem que não precisava cumprir, assume qualquer compromisso que não era obrigado à fazer e se torna totalmente submisso em situações em que sua opinião e visão do mundo deveria ser vista e ouvida, podemos dizer que essa pessoa  está com a Vesícula Biliar fraca.

Como enfraquecemos nossa Vesícula?

A Vesícula Biliar é enfraquecida quando consumimos muitos alimentos gordurosos e frituras ou quando consumimos excesso de álcool. Este tipo de alimento pode contribuir para a formação de cálculos biliares, o que irá enfraquecer ainda mais a vesícula biliar.

Também pode ficar fraca quando o Fígado é sobrecarregado de medicamentos durante a vida.

O próprio comportamento submisso faz com que a Vesícula Biliar se enfraqueça e as atitudes do paciente se tornam repetitivas, fechando um ciclo vicioso.

Como podemos fortalecer a Vesícula Biliar?

A acupuntura pode ajudar na mudança de atitude, fortalecendo a força de decisão da pessoa que procura um profissional. Os pontos: VB39 + VB40 + VB41 são, em combinação, uma excelente escolha para o tratamento.

Pontos auriculares: vesícula biliar + fígado e fígado yang também são de grande ajuda.

Alimentos como inhame, abacaxi, uva, ameixa, tâmara e ovos ajudam no fortalecimento da Vesícula Biliar e afetam positivamente o comportamento de quem precisa tomar coragem.

Então é isso queridos humanos.

Aprendam que todas as pessoas que habitam essa terra possuem desejos, porém nem todas conseguem expressá-los, seja por medo ou por timidez. De qualquer maneira, só podemos nos sentir felizes e livres quando podemos ser ouvidos.

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara

** Inscrevam-se no nosso YouTube: youtube.com/facilitandoacupuntura



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>