Acupuntura Auricular – Cuidados com os Tamanhos de Agulhas!

Boa Noite Pessoal! 

Hoje falarei um pouco sobre a popular e eficiente Acupuntura Auricular e os cuidados com os tamanhos das agulhas de tratamento.

Tenho “passeado” bastante pelas redes sociais e sempre me deparo com muitas fotos da Técnica de Acupuntura Auricular feita com agulhas tradicionais de Acupuntura Sistêmica, que irão medir no mínimo 20x15mm ou ainda as mais usadas de 25x30mm.

Apesar das fotos ficarem bastante chamativas e até bonitas, se o terapeuta não tiver experiência e domínio total da técnica, ao invés de fazer bem ao paciente, estará causando uma lesão irreversível da cartilagem do mesmo.

Na Acupuntura Auricular, possuímos vários tipos de materiais que podem ser usados para fazer estímulos nos pontos reflexos, à saber:

- Sementes de mostarda

- Pontos de prata, ouro, aço, cristal e cristal radiônico.

- Agulhas auriculares de diversos tamanhos, entre eles” 1mm, 1.5mm, 1.8mm e 2mm.

- Mogussa

- Agulhas Akabane de diversos tamanhos, entre eles: 3mm, 5mm e 9mm.

- Agulhas de Tsing de diversos tamanhos, entre eles: 17x7mm, 18x8mm e 20x8mm

Para cada tipo de material, temos um tipo de estímulo, sendo que as agulhas, independentemente do seu tamanho, geram estímulos mais rápidos, tendo como consequência o reequilíbrio quase que imediato do paciente.

Porém, há que se lembrar que:

1) As agulhas Tsing ou agulhas tradicionais de acupuntura possuem ao menos 3 maneiras de uso na Acupuntura Auricular. Sendo: agulhamento superficial, agulhamento profundo e agulhamento SUBCUTÂNEO.

2) É no agulhamento SUBCUTÂNEO que precisamos ter mais cuidado. Esse tipo de agulhamento une mais de um ponto com um mesmo estímulo e é amplamente usado para “bloqueio de dor”. Tem ação sedativa imediata no paciente, porém, sua profundidade não pode ser equivocada.

3) A CATILAGEM é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada. O tecido cartilaginoso pode ser classificado em três tipos de acordo com a quantidade de substâncias intersticiais e a classe de fibras que apresentam, sendo, a auricular do tipo Cartilagem Elástica.

4) Cartilagem elástica → apresenta considerável teor de fibras elásticas entremeadas às fibras colágenas.

5) A Cartilagem elástica é um tecido sensível pois possui pouco tecido subcutâneo entre ela e a pele, e a diminuta irrigação sanguínea a deixa mais predisposta ao desenvolvimento de infecções bacterianas, causando então a PERICONDRITE.

6) A PERICONDRITE é definida como uma infecção que acomete o tecido conjuntivo que envolve a cartilagem do pavilhão auricular, canal auditivo ou ambos.

7) A introdução de uma agulha de acupuntura tradicional, que possui diâmetro maior que uma agulha “Tsing”, em profundidade errada, ao invés de “subcutânea”, introduzida “intracartilagem” irá lesionar as tramas do tecido cartilaginoso. Como a irrigação é pequena, haverá uma dificuldade na cicatrização, podendo gerar deformidade irreversível da orelha ou pericondrite.

8) Para certificar de que a profundidade da agulha está correta, basta pressionar levemente o cabo da agulha para baixo e todo o corpo da mesma será visível abaixo da pele do paciente.

9) Existem relatos reais de Pericondrite no pavilhão auricular, em artigos científicos de revistas renovadas, como a encontrada nesse link: http://oldfiles.bjorl.org/conteudo/acervo/acervo.asp?id=1962

ou ainda no Livro Tratad0 de Medicina Alternativa e Complementar

Concluímos então, que para tratamentos com agulhas subcutâneas, quando desejamos o bloquei de dor, jamais devemos ultrapassar o tamanho das agulhas Tsing, de 17x7mm, 18x8mm ou 20x8mm, evitando assim qualquer prejuízo ao paciente.

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre a Acupuntura Auricular!

Encontro vocês no próximo post! Ou no Facebook! Ou no Instagram!

Abraços à todos

Profa. Fernanda

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.