Acupuntura e Lactação

Boa Tarde Leitores!

Hoje o post é para ajudar as pacientes que estão amamentando!

Muitas vezes, as mães de recém nascidos possuem dificuldades em amamentar o bebê pois  a produção de leite é escassa e muitas vezes relatam também a dificuldade de o “leite descer” até o peito. Assim, a amamentação se torna um processo difícil e sem fluidez.

Os pontos que vou explicar abaixo são pontos chave para uma boa amamentação, e é claro, que contamos com uma boa alimentação da mãe para que o leite seja produzido:

ID1 

O Intestino Delgado ajuda na Transformação e no Transporte dos alimentos, funções do Baço Pâncreas e do Estômago. Recebe o Qi descendente do Estômago e o dirige para baixo, separando os fluídos turvos (que vão para bexiga e produzem urina) dos fluídos puros, que são reaproveitados. É no Intestino Delgado que a maior parte da essência dos alimentos é absorvida, e, em todo esse processo, está a inclusa a formação do leite materno.

Localização de ID1: no ângulo ungueal externo do dedo mínimo.

Ações de ID1: Expele Vento-Calor, Extingue o Vento, Promove Ressuscitação, Remove as obstruções do Canal, Clareia o Calor, Subjuga a Rebelião do Qi e

Promove Lactação- esta última ação, relacionada à explicação dada acima. Notem que o meridiano interno do Intestino delgado passa também pelo centro do tórax, na região das mamas, ajudando a comandar suas funções.

BP21 

O Baço-Pâncreas assegura o “Transporte e a Transformação” das matérias nutritivas, “faz subir o que é puro”, nesta função está inclusa a transformação e subida do leite materno, que foi produzido com a ajuda do Intestino Delgado.

A ação digestiva comum ao Estômago e ao Baço-Pâncreas permite a este último extrair a essência dos alimentos (fonte da produção e da transformação do QI e do sangue) que ele distribuirá para ser a base do crescimento do corpo. É necessário lembrar que o aproveitamento da essência dos alimentos não seria total não fosse pela existência do Intestino Delgado que separa os fluídos puros dos impuros.

Localização de BP21: no 6° EIC, linha média da Axila

Ações de BP21: Revigora o Sangue nos Canais de Conexão, Beneficia os tendões e

Regula o Qi do Tórax – essa ação permite com que os músculos do tórax relaxem, a caixa torácica se expanda e o leite materno chegue até as mamas. Além disso, é um ponto local.

BP6

Localização de BP6: na borda posterior da tíbia, a 3 tsun do ponto mais saliente do maléolo interno.

Ações de BP6: Fortalece o Baço, Resolve a Umidade, Promove função do Fígado, suaviza o fluxo de Qi, Tonifica o Rim, Nutre o Sangue e o Yin, Beneficia a micção, Move e Esfria o Sangue, Elimina a estase, Interrompe a dor, Acalma a mente e

Regula o útero e a menstruação – a função de regulação do útero do ponto BP6 atua sobre a produção dos hormônios estógeno, progesterona e prolactina, sendo este último responsável direto no comando da produção de leite materno.

Observações: Ponto onde se cruzam os Meridianos do Baço-Pâncreas, do Fígado e do Rim, chamado de “LO de grupo”, isso justifica a atuação do ponto sobre estes outros órgãos, que também possuem grande ligação com as mamas (no caso do Fígado) e com a energia vital (presente no leite materno através a energia Yin do Rim).

Existem outros pontos que podem ser usados para ajudar na lactação, e que podem, se for do gosto dos leitores, ser abordado em outro post.

OBS: as fotos dos pontos incluídas neste post foram retiradas do www.tcmpoins.com

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda

Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>