Acupuntura na Endometriose

Boa Tarde leitores! 

Essa semana vamos, atendendo à pedidos, falar sobre a Endometriose. Primeiramente vamos entender alguns conceitos.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Existe também a Endometriose profunda, que é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.

A endometriose pode ser assintomática. Porém, quando os sintomas aparecem, os principais são:

* Dismenorreia – cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais;

* Dispareunia – dor durante as relações sexuais;

* Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;

* Infertilidade.

Partindo dos conceitos ocidentais, é fácil compreender que, para a Medicina Tradicional Chinesa, a Endometriose é considerada uma Síndrome de Estagnação de Sangue no útero e sua forma profunda pode ser considerada uma Estagnação de Sangue no Aquecedor Inferior. Essa Estagnação de Sangue pode ou não estar associada à Umidade.

Os sintomas são os mesmos apresentados pela Medicina Ocidental, sendo a Infertilidade e as Cólicas Menstruais as principais causas que levam à paciente ao consultório de acupuntura.

Podemos notar, ainda que, na paciente com estagnação de Qi e sangue que: os períodos menstruais serão irregulares e doloridos, haverá TPM com irritabilidade, distensão das mamas, irritabilidade, o sangue menstrual poderá ser escuro e ter coágulos e dor abdominal.

Para tratar a Endometriose precisamos mover o Qi e o Sangue do útero e remover a umidade, no caso dela estar presente. Sendo assim, sugiro os seguintes pontos: F3, VB34, B17, BP10, BP6, CS6, TA6, VC6, VC4, E29 e os Vasos Maravilhosos: (BP4 e CS6) e (P7 e R6).

Quando há uma estagnação severa de sangue e por muitos anos, o sangue remanescente no útero pode transformar-se em Fleuma, como uma formação de tumor benígno ou ainda a invasão de outros tecidos, como os intestinos, com sangue espesso. Nestes casos, temos não somente que mover o Qi e o Sangue, mas remover a umidade e dissolver as massas, que neste caso representam a Endometriose Profunda.

Para remover a Umidade/Fleuma, podemos usar os pontos: E40, BP9 e BP3.

É importante lembrar que a Umidade só é acumulada quando a função do Baço-Pâncreas está limitada e fraca. Para fortalecer o baço podemos usar o BP2, que é seu ponto de tonificação, além de usar alimentos verdes escuros e raízes.

Outro recurso que pode ser utilizado na endometriose é a Babosa. Manipulada em cápsulas podem ser tomadas até 4 por dia de acordo com a constituição da paciente, ou ainda, pode ser utilizada batida com mel, como um xarope, até 4 colheres por dia. A Babosa além de remover a fleuma e dissipar as massas, permite uma melhor circulação de sangue.

Seguem abaixo alguns links de estudos feitos de endometriose e acupuntura:

Artigo 1                      Artigo 4                   Artigo 7

Artigo 2                     Artigo 5

Artigo 3                     Artigo 6

 

Por enquanto é isso pessoal, porém, podemos em outro momento, voltar a discutir esse rico assunto.

Um grande abraço,

Profa. Fernanda Mara

Obs: O início desse texto está baseado no artigo do Dr. Drauzio Varela.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>