Acupuntura na Menopausa

Bom dia Leitores!

Atendendo à inúmeros pedidos, hoje o post será sobre Acupuntura na Menopausa.

A Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar.

Para Medicina Chinesa, a Menopausa é a consequência natural da decadência da Essência, onde o Rim é o principal órgão afetado.

Existem vários tipos de climatério, e apesar de não ser uma patologia, possui diferentes padrões, como descrito à seguir:

a) Deficiência do Yin do Rim e do Fígado, com ascensão do Yang do Fígado:

Como todos já vimos em textos anteriores, a Energia Yin do Rim é consumida pelos excessos de trabalho, atividade física, má alimentação e atividade sexual. E quando leva à uma ascendência do Yang do Fígado, normalmente está associado à uma vida com muitos fatores estressantes e de longa data.

Os sintomas mais comuns são: tontura e vertigem, zumbidos nos ouvidos, olhos vermelhos com visão borrada, enxaquecas, gosto amargo na boca, irritabilidade, sensação intensa de calor.

Princípio de Tratamento: é necessário tonificar o Yin do Rim e do Fígado, controlar o Yang do Fígado e acalmar a mente.

Sugestão de Pontos: R3, F8, VC4, (P7-R6), F2 e F3 .

b) Deficiência do Yang do Rim

A deficiência do Yang do Rim, normalmente vêm acompanhada da Deficiência do Yang do Baço após anos de excesso de atividade física e/ou trabalho que exige esforço físico. Associado à uma má alimentação, com excesso de alimentos frios, crus e úmidos.

Os sintomas mais comuns, por conta da afecção conjunta do Baço, incluem problemas digestivos, além de: membros e corpo frios, pele pálida, dores lombares, costas frias, perda de apetite, urina clara e abundante ou escassa acompanhada por edema, distensão abdominal, tendência a fezes moles, perda da libido, obesidade, rubores quentes nas mãos, pés frios, depressão, calafrios, cefaléia.

Princípio de tratamento: nutrir o Yang do Rim, aquecer o Rim e nutrir o Ming Men (= portão da vitalidade) e Nutrir o Yang do Baço – a moxa pode ser utilizada.

Sugestão de Pontos: B23, VG4, VC4, VC6, R7, B52, VC8, BP3, BP10.

** Esse é um tipo de menopausa não produz fogachos intensos, eventualmente os calores aparecem nas mãos, porém os sintomas mais importantes são de FRIO. 

c) Deficiência do Yin e do Yang do Rim

Este é um tipo de menopausa onde a Deficiência do Yin do Rim, antes mesmo de levar à deficiência dos outros órgãos, afeta a energia Yang dele mesmo, gerando sintomas de calor em cima e frio embaixo.

Os sintomas mais comuns são: membros e corpo frios, região dorsal Fria, ardor vespertino na face, pescoço, ouvidos, olhos e gargantas secos, dores de cabeça, vertigem, aversão ao frio, suores das palmas das mãos, face ou peito. Sangramento uterino anormal, poliúria, fraqueza da região lombar, joelhos fracos, perda da libido, fadiga.

** neste caso os fogachos são mais intensos na região da cabeça, porém não há sensação de calor em todo corpo e os sintomas de frio são bem presentes.

Princípio de tratamento: nutrir o Yin e o Yang do Rim.

Sugestão de Pontos: o principal ponto é o R3, porém também gosto de (P7-R6), C6, VC4, B23, B52,BP6.

d) Deficiência do Yin e da Essência do Rim

Este é o tipo de menopausa que envolve maior desgaste físico e mental da paciente. Anos de vida desregrada com os fatores já citados no primeiro padrão levam ao desgaste da Essência do Rim quando associados à uma Deficiência do Qi Pré celestial.

O Qi Pré Celestial, depende da Essência dos pais no momento da concepção. Pais que tenham vícios como álcool, cigarro ou drogas, além de doenças crônicas pré existentes oferecerão um Qi fraco para a mulher, que em fase de menopausa poderá ter um severo desgaste da Essência, levando aos principais sintomas deste padrão: tontura, vertigem, zumbido, surdez, dor lombar e nos joelhos, rubor malar, calor vespertino, sudorese noturna, boca seca à noite, calor na palma das mãos, rubores quentes, queda de cabelos, boca e garganta secas, cabelos e pele ressecados, insônia, prurido, urina concentrada, constipação.

Princípio de tratamento: nutrir o Yin do Rim e conservar a Essência.

Sugestão de Pontos: VC4, VC6, R3, R6, BP6, R9, (P7-R6), VG4.

e)Coração e Rim não se comunicam

A origem deste padrão continua sendo a Deficiência do Yin do Rim, só que desta vez, gerando uma falta de nutrição do Yin do Coração com consequente hiperatividade do fogo do Coração.

É o padrão mais comum de pessoas que passaram anos sofrendo de ansiedade extrema ou ainda que tenham passado por algum Choque Emocional ao longo da vida.

Os sintomas mais comuns são: palpitações, insônia, sudorese noturna, ansiedade, agitação, perda de memória, depressão, melancolia, boca e garganta secas. É comum aparecer uma rachadura na ponta da Língua.

Princípio de Tratamento: tonificar o Yin do Rim e do Coração, eliminar o Fogo do Coração e Acalmar a mente.

Sugestão de Pontos: C7, C5, C5, CS6, R9, VC4, R6, R13, B15, B14, R3, BP6, R3.

Conclusão:

Existem 5 tipos básicos de menopausa de acordo com os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. É importante lembrar que 2 deles levam a paciente ter sintomas de frio, diferentemente do que acreditamos, que a menopausa gera só calor.

A acupuntura tem excelentes resultados no tratamento da menopausa de qualquer padrão.

Quando a paciente possui calor, indicamos o chá de folha de amora ou ainda aromaterapia com óleo essencial de Sálvia, que além de diminuir o calor, também ajuda a acalmar a irritabilidade.

Nos casos de Deficiência do Yin e Essência dos Rins, o uso de fitoterapia é indicada, como o Liu Wi Di Huang Ho.

É isso aí pessoal,

Espero ter conseguido ajudar.

Grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>