Acupuntura nas Lesões do Esporte

Bom dia Leitores,

Hoje vamos conversar sobre as lesões que acontecem no esporte.

Com a crescente conscientização da vida saudável e ativa, cada dia nos deparamos com novas práticas desportivas “da moda”,  o que é muito bom para o aumento da expectativa de vida e manutenção da saúde cárdio-vascular das pessoas, além de muitos outros benefícios, como a diminuição do risco da diabetes e o fortalecimento do sistema músculo-esquelético.

Porém, a atividade física realizada sem acompanhamento profissional, e muitas vezes de alta intensidade, pode predispor o indivíduo à lesões, como comumente vemos nos consultórios de Acupuntura.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o Sistema Músculo Esquelético precisa de 3 órgãos em pleno funcionamento para garantir que não haverá lesões:

a) O Rim – que garante a força e e a resistência dos ossos

b) O Fígado – que garante elasticidade dos músculos e a nutrição de músculos e tendões

c) O Baço-Pâncreas – que garante a força muscular

Quando ocorrem desequilíbrios nesses órgãos, o indivíduo fica predisposto às lesões, à saber:

1.Deficiência de Yin ou Jing dos Rins

Causadas por: excesso de trabalho sem repouso adequado, estresse emocional, má alimentação, excesso de atividade física ou sexual.

Sintomas: fraturas completas, fraturas por estresse, periostite (inflamação do periósteo), artrite, artrose, desgastes articulares de uma forma geral.

Tratamento: tonificar o Yin dos Rins. Sugiro os pontos VC4, R3, R6, B23, B52. O Vaso Maravilhoso (P7-R6) pode ser usado.

O chá de gergelim preto e o fitoterápico Liu Wei podem ajudar na recuperação.

2. Estagnação do Qi do Fígado levando à Estagnação de Sangue do Fïgado

Causadas por: estresse emocional (como a raiva, frustração por longo período). Este é o principal padrão de desequilíbrio do Fígado.

Sintomas: com a impossibilidade do sangue nutrir as fibras musculares, o paciente pode ter tensão muscular com pontos gatilhos ativos. Tais regiões enrijecidas, quando forçadas em exercício podem gerar distensões musculares, tendinites, bursites entre outras inflamações.

Tratamento: mover o Qi e o sangue do Fígado. Sugiro os pontos: F3, F8, VB39, VB34.

3. Meridiano do Fígado afetado por fatores patogênicos:

3.a) Umidade- Calor no Fígado – ocorre por consumo excessivo de leite e derivados, alimentos gordurosos ou dieta irregular. A umidade-calor externa também pode invadir o meridiano do Fígado através dos pés e pernas com vestuário inadequado quando o paciente possui uma baixa energia de defesa (Wei Qi).

O tratamento está baseado na remoção dos fatores patogênicos, neste caso, sugiro os pontos: F2, F4, VB34, F12, e o vaso maravilhoso (BP4-CS6).

3.b)  Frio no  Canal do Fígado – ocorre por invasão de fator patogênico externo, também por vestuário inadequado e deficiência da Wei Qi.

O tratamento é remover o frio, para isso, sugiro usar moxa nos pontos: F1, F3, F5 e VC3.

** Os fatores patogênicos causam, essencialmente a Estagnação do Qi e do Sangue, sendo os sintomas iguais aos citados neste padrão, porém, especificamente nestes casos, precisamos mover o Qi e o Sangue E remover os fatores patogênicos. É importante saber que os praticantes de atividades físicas ao ar livre precisam estar sempre vestidos adequadamente de acordo com o clima, para evitar a invasão externa de fatores causadores de lesões.

4. Deficiência de Sangue do Fígado

Causada por: dieta pobre em alimentos formadores de sangue. É importante que o praticante de atividade física se alimente adequadamente para manter o sistema músculo esquelético funcionando. Além desse fato de causa, o estresse emocional, o exercício físico excessivo e perda excessiva de sangue (por cirurgias ou demais hemorragias) também podem ocasionar esse padrão.

Sintomas: fraqueza muscular, diminuição do ganho da performance, enfraquecimento e desnutrição das fibras gerando estiramentos e distensões musculares.

O tratamento está baseado na nutrição do sangue. Para isso, sugiro os pontos: F8, BP6, E36, VC4, B17, B18, B20.

Também é importante que se acrescente alimentos formadores de sangue na dieta, como raízes, um pouco de carne vermelha e verduras e legumes verdes escuros.

5. Deficiência do Sangue do Baço0-Pâncreas

Causada por: má alimentação com poucos alimentos formadores de sangue e tensão emocional.

Sintomas e tratamento iguais ao padrão de Deficiência do sangue do Fígado.

*** No meridiano do Baço-Pâncreas também pode haver invasão de Umidade, Calor e Frio. Para tais situações usamos os seguintes pontos:

a) Umidade: BP3, BP6 e BP9.

b) Calor: BP2, BP8 e BP10

c) Frio: moxa em BP1, BP3, BP8

Também é importante sabermos que muitas vezes, uma lesão muscular é apenas uma lesão muscular, e não envolve os órgãos internos. Toda explicação dada até aqui é para que seja entendido que o desequilíbrio dos órgãos acima podem predispor à lesões, e por isso, muitas vezes alguns indivíduos são afetados por lesões de repetição.

Pontos locais e Meridianos Tendíneo-Musculares devem ser sempre utilizados, principalmente nos casos onde o paciente sofreu um trauma direto na musculatura.

Mas sobre essas lesões, que são somente lesões, sem afecção dos órgãos internos, falaremos no próximo post.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>