Acupuntura no Déficit de Atenção e Hipertatividade – Parte 2

Boa Tarde Leitores,

Hoje vamos finalizar o assunto Acupuntura no Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Na primeira parte, lançada na semana passada, foi falado sobre o Calor de Coração e em regular a função do Intestino Delgado. Hoje será abordado o funcionamento do Baço-Pâncreas e da Vesícula Biliar nesse transtorno.

Vamos começar pelo Baço-Pâncreas, que na Medicina Tradicional Chinesa possui funções diretamente ligadas ao intelecto, como a capacidade de memorizar e aprender coisas novas.

No paciente TDAH, um dos principais sintomas é a incapacidade de prestar atenção em algo por muito tempo ou ainda a dificuldade de aprender, o que denota uma função de Baço prejudicada, podendo estar ocorrendo as seguintes sintuações:

1) Deficiência do Qi do Baço

Quando o Baço não possui energia para funcionar, uma das características do paciente é a dificuldade de memorização de coisas até mesmo básicas do dia a dia, como chegar ao final da página de um livro e não se lembrar mais o que estava escrito no início. Também há, nesse caso, um grande cansaço físico e mental, e a pessoa não pode contar com a memória para lembrar de compromissos. Todos precisam ser anotados.

Nestes casos, é interessante que a pessoa se organize com roteiros, tenha uma rotina e tente não desviar dela.

Para fortalecer o Qi do Baço eu sugiro o consumo de raízes e os pontos de acupuntura: BP2, BP3, B20 e B21. Para melhorar ainda mais a capacidade de aprendizado e memorização sugiro o VG20, em combinação com o Yintang, para que o paciente não se sinta excessivamente agitado.

2) Deficiência do Sangue do Baço

Neste caso, os sintomas de falta de memória e dificuldade de aprendizado surgem em combinação com cansaço, depressão, corpo magro, insônia e dores articulares.

Lembrando que o sangue é de natureza Yin, este estágio é mais complexo e crônico que o anterior. Para fortalecer o Sangue do Baço eu sugiro o consumo de folhas verdes escuras (espinafre, couve, rúcula, etc) e um pouco de carne vermelha magra pelo menos 2 vezes na semana.

Os pontos de acupuntura BP8, BP10, E36, VC4, CS6 são importantes na tonificação do sangue.

3) Umidade no Baço

A umidade no Baço, neste caso, acontece por uma Deficiência de Qi de longa data. O Baço possui a tarefa de remover a umidade excessiva do organismo, e quando está fraco, permite que a umidade permaneça no corpo, se transformando em Fleuma, que irá afetar a qualidade dos pensamentos e a coerência dos mesmos.

Este é o único padrão de Combinado de Excesso de Baço no TDAH, (presença de fator patogênico – excesso-  devido à Deficiência de Energia).

Neste caso, é preciso não somente remover a umidade, mas também fortalecer o Qi do Baço para que ele não continue permitindo o acúmulo de fleuma no organismo. Os pontos para fortalecer o Qi são os mesmos citados no item 1. Porém, acrescentamos pontos que removem umidade, como: BP9, E40, E8.

O chá de gengibre ou cardamomo ajudam à remover a umidade interna, porém, em pacientes muito agitados precisam ser consumidos com moderação, pois sua essência é quente e partimos do princípio que o paciente com TDAH possui calor interno.

Por fim, vamos falar de Vesícula Biliar. Na medicina Tradicional Chinesa, a Vesícula Biliar é uma víscera responsável por dar coragem de tomar atitudes e sentido de foco e direção na vida.

** Observação Importante: o açúcar branco em excesso irá gerar mais agitação do paciente com TDAH, pois é comprovado que seus efeitos são parecidos aos da cocaína, principalmente em indivíduos jovens. Além disso, essa substância causará ainda mais fraqueza do Qi do Baço.

No paciente com TDAH, a Vesícula Biliar tem sua energia consumida pelo Intestino Delgado (Intestino Delgado rouba energia de Vesícula para manter-se quente, como sugerido no primeiro post). Assim, temos o seguinte padrão:

1)Vesícula Biliar Deficiente

Além do paciente se sentir perdido, sem foco e sem iniciativa, temos também sintomas de timidez, indecisão, visão turva, imagens flutuantes no campo visual, nervosismo,despertar cedo, sonhos inquietantes, mente agitada.

Este padrão se torna interessante pois além dos sintomas de TDAH, passa a descrever o caráter da pessoa, e não apenas manifestações clínicas.

Neste caso devemos fortalecer a Vesícula Biliar, evitando o consumo excessivo de gorduras, e usando os pontos: VB34, VB39, VB40 e VB41. Destes, VB40 e VB41 tem enorme potencial de focar o indivíduo e fazê-lo tomar atitudes e decidir coisas importantes na vida.

Assim, podemos dizer que o tratamento do paciente com TDAH se resume em:

  1. Eliminar o Calor do Coração
  2. Equilibrar o Intestino Delgado
  3. Fortalecer o Baço e Remover a Umidade e
  4. Fortalecer a Vesícula Biliar

Não podemos prometer a cura, mas podemos melhorar a qualidade de vida do paciente, tornando-o menos ansioso e capaz de ordenar seus pensamentos e colocar em prática decisões que antes eram impossíveis de serem tomadas.

Espero ter ajudado a compreender melhor este transtorno.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>