Acupuntura no Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

Boa Tarde Leitores!

Hoje vamos abordar uma patologia muito interessante, conhecida como Síndrome do Intestino Irritável.

Para a Medicina Ocidental, a Síndrome do Intestino Irritável, também é conhecida como Cólon Espástico ou Doença Intestinal Funcional.  É uma doença crônica em que não há lesão orgânica presente no intestino, mas causa grande desconforto nas pessoas que a apresentam.

Apresenta o início dos sintomas mais comumente na juventude e é caracterizada por dor abdominal com cólica, distensão abdominal por gases, obstipação (“intestino preso”, constipação severa, obstrução intestinal) ou diarréia.

Para a Medicina Chinesa, uma boa parte das disfunções que são atribuídas aos Intestinos Delgado e Grosso na medicina Ocidental, são provenientes de outros órgãos, como Vesícula Biliar, Baço-Pâncreas, Fígado e Estômago.

No caso da Síndrome do Intestino Irritável o que ocorre é uma Síndrome combinada entre disfunções de Fígado e do Baço Pâncreas, conhecida como: Rebelião do Qi do Fígado Invadindo o Baço

Esta síndrome ocorre por:

a) Tensão Emocional: A raiva, frustração e ressentimento quando mantidos por um longo período causam a estagnação do Qi do Fígado e isso interfere nas funções do Baço.

** Lembrem-se que a Estagnação de Qi é uma doença de Excesso e, por lei de Avô e Neto, quando o Fígado está em Excesso, temos a Deficiência do funcionamento do Baço-Pâncreas.

b) Dieta: alimentação irregular, comer com pressa, preocupado, enfurecido ou trabalhando, podem fazer o Qi do Fígado se rebelar para o Baço e prejudicar sua função de transporte e transformação.

** É necessário lembrarmos que:

  1. O Baço-Pâncreas possui função de retirar da circulação o excesso de umidade do corpo. Quando o Fígado rebela-se contra o Baço, o Baço pode não conseguir absorver a umidade, enviá-la ao intestino e o paciente desenvolverá diarréia ou fezes amolecidas. Caso a umidade permaneça no abdome, o paciente pode desenvolver inchaço, estufamento, sensação de peso no abdome e fome sem vontade de comer.
  2. O Baço-Pâncreas é o responsável pela formação do Qi dos Alimentos. Se o Fígado rebela-se contra o Baço, a transformação não ocorrerá, os alimentos irão se acumular no abdome, prejudicando a função do Estômago. Neste caso, os sintomas podem ser de gases, refluxo, gastrite.

Os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável para Medicina Chinesa são: alternância entre constipação e diarréia, distensão e dor abdominais, cansaço, flatulência. A língua do paciente pode parecer normal ou ligeiramente vermelha nas pontas. Quanto mais afetado estiver o Fígado, mais vermelha estará as bordas da língua.

O princípio de tratamento consiste em: Controlas a rebelião do Qi do Fígado e tonificar o Baço Pâncreas e acalmar a mente do paciente.

Sugiro os seguintes pontos de acupuntura: F13, F14, F3, VB34, VC6, TA6, CS6, E25, BP15,

VC12, E36, BP4

Assim, concluímos que a Síndrome do Instetino Irritável, apesar de afetar os Intestinos, não possui sua causa direta neste órgão e o ponto inicial do tratamento seria a mudança de estilo de vida, o que levaria a uma diminuição do estresse e da ansiedade, conservando, desta maneira, as funções do Fígado.

Existe uma conexão da disfunção dos intestinos com desequilíbrios da serotonina. Mas este assunto, podemos continuar discutindo em outro texto. Por enquanto, espero ter ajudado à todos.

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara

Obs: este texto foi escrito com a colaboração de Wikipédia

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>