AS VÁRIAS AVALIAÇÕES da MEDICINA CHINESA: VENTOSA

 Boa noite Leitores!

Hoje é dia de falar um pouquinho sobre mais um tipo de avaliação da Medicina Tradicional Chinesa: A Ventosa sobre os Shu Dorsais.

Shu Dorsais são pontos de Acupuntura pertencentes à uma categoria que fazem conexão direta com os órgãos internos de acordo com a altura de sua localização, na lateral dos processos espinhosos da coluna vertebral. Cada Shu Dorsal representa um órgão ou uma víscera diferente.

Ventosas são cúpulas que podem ser de Vidro, Acrílico ou Silicone, que produzem uma pressão negativa quando fixadas à pele. Veja aqui.

Quando usamos a Ventosa, de forma deslizante sobre os pontos Shu Dorsais, teremos uma alteração da cor da pele, e os locais que apresentarem colocação mais escura, mostrarão ao terapeuta, quais os órgãos/vísceras estarão mais comprometidos energeticamente.

A Técnica:

1) O terapeuta deve passar uma pequena quantidade de gel de contato, óleo ou qualquer outro produto que permita o deslizamento fácil nas costas do paciente e espalhar delicadamente.

2) Coloca-se a ventosa com pressão leve sobre a região dos paravertebrais e inicia-se o deslizamento desde a região lombar até a região torácica alta. O movimento deve ser repetido de 5 a 7 vezes, ou até que seja notada a diferença na coloração da pele.

3) Ao terminar os deslizamentos, deve-se comparar as tonalidades e encontrar a mais escura, que irá corresponder ao órgão em desequilíbrio de acordo com o ponto de Acupuntura associado, como mostrado abaixo:

  • Pulmão – B13 – Lateral de T3
  • Pericárdio -B14 – Lateral de T4
  • Coração– B15 – Lateral de T5
  • Fígado -B18 – Lateral de T9
  • Vesícula Biliar – B19 – Lateral de T10
  • Baço – B20 – Lateral de T11
  • Estômago – B21 – Lateral de T12
  • Triplo Aquecedor – B22 – Lateral de L1
  • Rim – B23 – Lateral de L2
  • Intestino Grosso – B25 – Lateral de L2
  • Intestino Delgado – B27 – Lateral de S1
  • Bexiga –  B28 – Lateral de S2

** Para a localização exata de cada ponto de acupuntura, sugiro que os praticantes menos experientes possuam um Atlas de Acupuntura.

A tonalidade da pele pós deslizamento de ventosa também define o tipo de comprometimento, como estagnação ou deficiência de sangue, entre outros.

O importante é que o Acupunturista, após chegar à conclusão de qual órgão está afetado, punture o ponto de Acupuntura correspondente, use pontos auxiliares (Shu antigos, Shu espirituais, Vasos maravilhosos, pontos comuns dos meridianos que tenham função energética de acordo com a necessidade do paciente) e deixe as agulhas por pelo menos 20 minutos no paciente.

Esta é uma das formas de se Reestabelecer o Equilíbrio Energético e Fisiológico através da Acupuntura, melhorando o funcionamento dos órgãos internos, do metabolismo e das questões psíquicas dos pacientes!

Por hoje é só pessoal!

Um grande abraço!

Profa. Fernanda

 

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>