Como é uma sessão de acupuntura?

Bom dia queridos leitores!

Hoje meu texto vai para as pessoas que têm vontade de fazer uma sessão de acupuntura mas ainda não tiveram coragem, por não saber exatamente como elas acontecem. Então hoje, minha missão é falar como elas acontecem em meu consultório, e assim, você que tem medo, poderá correr pra se tratar com essa técnica maravilhosa e sentir sua saúde muito melhor!

Particularmente, trabalho com Medicina Tradicional Chinesa, assim, todos os pacientes que chegam ao meu consultório são avaliados através da Língua e do Pulso, à partir de sua queixa principal. Assim, é visto como estão as energias do corpo e o que de fato está desequilibrado que leve o paciente à sofrer do mal que o fez procurar o consultório.

A partir deste diagnóstico, chegamos ao que chamamos de: “Diagnóstico Energético” ou “Descrição da Síndrome”, e assim é decidido quais serão utilizados no tratamento.

Quais são as situações de maior curiosidade:

1- Acupuntura dói?

  • Não, a acupuntura é uma técnica praticamente indolor. As agulhas são muito finas e raros são os pontos mais sensíveis onde pode haver um leve desconforto apenas em sua introdução.

2 – Quantas agulhas são necessárias por tratamento?

  • Não há quantidade exata de agulhas que podemos colocar em cada paciente. São utilizadas quantas agulhas o terapeuta achar que deve para cada caso, mas normalmente essa quantidade varia entre 10 e 20 agulhas, podendo ser mais ou menos 🙂

3- Quanto tempo é necessário ficar com agulha no corpo?

  • Para se obter os resultados das agulhas de acupuntura, o paciente deve permanecer no mínimo 20 minutos deitado com as agulhas no corpo. Alguns terapeutas deixam um pouco mais de tempo apenas para que haja o relaxamento completo do paciente.

4- As agulhas são feiras do que? Podem ser reutilizadas?

  • As agulhas de acupuntura são feitas de aço inoxidável e sua reutilização é PROIBIDA por lei. São descartadas em um lixo especial para material pérfuro-cortante-contaminante e são recolhidas por coleta seletiva.

5- Além das agulhas, quais outras técnicas podem ser empregadas em uma sessão?

  • Além das agulhas, também podem ser utilizadas moxas, ventosas, auriculoterapia, magnetoterapia, eletroterapia, indicação de fitoterápicos e alimentação terapeutica.  Todas as técnicas devem ser realizadas com um profissional experiente  e com conhecimento na área para segurança do paciente.

6- Quanto tempo leva um tratamento?

  • Não existe um tempo determinado para que se trate e se de alta para um paciente, porém, o que notamos na maioria das vezes é que, em 3 sessões, os pacientes já se sentem muito melhor, porém, os resultados já são visíveis na primeira sessão.

7- Quem pode fazer acupuntura como paciente e como profissional?

  • Como paciente, qualquer pessoa pode fazer acupuntura, desde crianças até idosos. As técnicas são adequadas de acordo com a necessidade especial de cada grupo, sem nenhuma contra-indicação
  • Como Acupunturista, qualquer profissional da área da saúde, com pós graduação e que seu conselho de categoria reconheça a Acupuntura como especialidade, pode atender na área. Pessoas com cursos comprovados de formação profissional também podem ser acupunturistas.

É isso pessoal! 🙂

Espero ter sanado algumas dúvidas e continuarei por aqui para ajudá-los.

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>