Dores Musculares e Articulares nas Férias? Mas Por Quê?

Boa tarde leitores! 

Hoje é dia de conversar sobre os motivos pelos quais nós temos tantas dores quando estamos de….. FOLGA? De…. Férias???

A resposta é simples: Nós temos dores nas férias pois não nos mexemos!

Quando estamos em nossa rotina de trabalho, o corpo está acostumado à um gasto energético e à uma movimentação, que apesar de nos deixar cansados no final de cada dia, isso mantém o fluxo de Qi e Sangue ativos por todo um período. Quando deitamos para descansar durante à noite, a energia e o sangue voltam a ser produzidos esperando que no dia seguinte, todo o ciclo recomece.

Já quando estamos de férias, temos o hábito de acordar mais tarde, saímos da cama e deitamos no sofá para ver televisão, depois saímos do sofá e vamos à cozinha nos sentar para comer. Depois do almoço? Ah… dá sono né? Aí voltamos e dormimos mais um pouquinho e emendamos aquela posição deitada para assistir mais TV depois…

Ah Profa. Fernanda… Mas eu trabalhei o ano todo, estava exausto, eu merecia esse descanso.

Sim, todos nós merecemos, mas a verdade é que custa ao organismo entender, que de repente o corpo não tem mais tanta atividade. Quando chega à noite, nós deitamos para dormir, seu corpo produz todo o Qi e o Sangue que ele acha que você vai usar mas… você não usa… E gera uma ESTAGNAÇÃO de QI e de XUE.

Como diria meu sábio Pai: “Férias não é pra ficar parado. Férias é mudança de atividade”. Apesar de odiar essa frase quando eu era criança, vejo o quanto ele tem razão.

Quando paramos de nos mexer e executar tarefas que exijam do nosso físico, o Qi e o Sangue não precisam circular, e nosso corpo, por uma questão de economia, não irá se dar o trabalho de circular qualquer substância que não terá uso. E, em longo prazo, a estagnação irá virar DEFICIÊNCIA do QI e o SANGUE, pois se eu não uso, eu sequer preciso produzir.

Se Energia e Sangue estão parados, temos os seguintes sintomas músculo-esqueléticos:

  • Dores e rigidez muscular e articular
  • Sensação de peso no corpo
  • Cãibras
  • Rigidez no pescoço/torcicolo
  • Sensação de gripe sem estar gripado
  • Falta de ar aos pequenos esforços
  • Formigamento, principalmente nas extremidades.

Isso acontece pois, se a energia e o sangue estão parados, não há nutrição dos tecidos. Outras alterações em outros órgãos também ocorrem, pois não é só no músculo que a circulação está parada, mas também em outros sistemas, o que pode levar ao mau funcionamento intestinal, alterações da pressão arterial, edema com retenção de urina entre tantos outros sintomas.

Então o que se deve fazer?

Primeiramente deve-se colocar o corpo em movimento. Uma caminhada de 30 a 40 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana irá mostrar ao teu corpo que apesar dele não estar realizando as atividades normais, em algum momento ele voltará à ser requisitado.

Usar pontos de acupuntura que movam o Qi e o Sangue também é recomendado, e minha sugestão é: IG4 com F3 (contralateral), VC4, VC6, BP8, BP10, TA5, VB39.

É importante também que a alimentação esteja rica em alimentos termongênicos, que ativam nossa circulação sanguínea, como o Gengibre, a Canela, o Anis Estrelado, o Cardamomo, o Erva Mate, entre outros. Podem ser consumidos em forma de chá uma vez por dia e não precisam ser consumidos quentes. Porém, jamais devem ser adoçados.

Aproveitando o gancho sobre alimentação, outro motivo que nos prejudica durante as férias é o que comemos. Saímos de uma rotina alimentar para comer “tudo aquilo que achamos ter direito” de forma desregrada por vários dias. Alimentos gordurosos, excessivamente doces, álcool entre outras “preciosidades”de final de ano intoxicam nosso organismo, fazendo com que o Baço tenha dificuldade de extrair a essência dos alimentos, que é a base da produção das substâncias vitais Qi e Xue. Com o Baço fraco, o Fígado entra em estado de Excesso, caracterizado por ainda mais Estagnação, deixando a pessoa indigesta, fraca e indisposta.

Por isso, precisamos usar pontos que tonifiquem o Baço e que movam a energia do Fïgado. Eu sugiro: BP2, BP3 e F3.

Além disso, consumir raízes e um pouco de carne vermelha de forma moderada também dará o organismo entrar em ordem.

Suas férias já passaram? Suas dores já melhoraram? Então guarde essas dicas para o ano que vem.

Está de férias e está com dor? Siga as dicas acima.

Mas mantenha o corpo sempre em movimento!

Um grande abraço e um excelente início de ano à todos!

Profa. Fernanda



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