Enxaqueca e a Medicina Tradicional Chinesa

Boa tarde Leitores! 

Depois de 3 partes sobre a Cefaléia comum, chegou o dia de discutirmos a Enxaqueca sob a visão da Medicina Tradicional Chinesa.

A Enxaqueca, segundo o dicionário médico, é uma cefaléia de causa desconhecida na qual ocorre constrição, seguida de dilatação das artérias da cabeça, caracterizada por dor no meio do crânio, intensa e pulsátil, associada a problemas digestivos (náuseas e vômitos) e sensoriais (intolerância à luz e/ou som).

Na Medicina Chinesa, o  órgão responsável por distribuir sangue de forma harmônica para todo o corpo é o Fígado. Portanto, dada à definição de Enxaqueca acima, problemas da circulação sanguínea na cabeça ditam o Fígado como causador desta patologia. E se o mesmo não for a causa, fatalmente será a consequência.

Veremos então, quais alterações do Fígado e órgãos relacionados podem causar a enxaqueca:

1) Estagnação de Qi e Sangue do Fígado:

A Estagnação do Qi do Fígado acontece principalmente por Estresse Emocional. Quando o estresse se mantém por tempo prolongado, o Qi irá falhar em sua função de impulsionar o sangue e o mesmo ficará Estagnado na cabeça podendo gerar dor de cabeça aguda, principalmente na região dos olhos, com sensação de distensão da cabeça.

A segunda reação do corpo ao Qi e Sangue Estagnados é o Calor (ascendência de Yang). Com a necessidade de retomar a circulação harmônica destas duas substâncias vitais, o corpo fará um esforço em “empurrá-las” gerando calor. Nesta fase, a dor se torna pulsante, e pode ocorrer aversão à luz e ao som.

O tratamento se baseia na movimentação do Qi e do Sangue, e neste caso a dupla de pontos F3 + IG4 é muito conhecida e utilizada.

2) Rebelião Qi do Fígado:

Além de poder ser causada por uma intoxicação alimentar, a Rebelião do Qi do Fígado também pode acontecer, em situações mais raras, pelo estresse emocional.

A rebelião de Qi nada mais é do que a energia que segue a direção inversa a qual deveria seguir. No caso do Fígado, a energia se dissipa para todos os lados, porém, quando é excessivamente forte, invade os órgãos Estômago e Baço-Pâncreas, gerando sintomas como náusea, vômito e diarréia, das quais a Enxaqueca é acompanhada.

Neste caso se faz necessário não somente direcionar o fluxo suave de Qi do Fïgado como também acalmar o Baço e o Estômago. Alguns pontos que podem ser utilizados são: F2, F3, F14, BP3, E36, E25 e BP15.

3) Agitação do Fogo do Fígado:

Este padrão acontece principalmente quando o paciente possui problemas emocionais sérios e mantidos por longo período e também quando há o consumo excessivo de alimentos quentes e secos, que são capazes de gerar o “fogo interno”, como bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos com muita gordura.

A Enxaqueca neste caso será acompanhada de sintomas de irritabilidade, hiperemia da conjuntiva, propensão a acessos de raiva, tinidos, surdez, gosto amargo na boca, constipação, epistaxe e até mesmo hemoptise.

O tratamento deve incluir não somente pontos que diminuam o Fogo do Fígado como F2 e F8 mas também pontos que acalmem a mente, como CS6, CS7 e VB21.

4) Deficiência do Sangue do Fígado:

A deficiência do Sangue do Fígado pode ser proveniente de acidentes com pancada direta na cabeça (mesmo de longa data) ou relacionado à perda intensa de sangue por cirurgias, menstruações irregulares, entre outras. Além da Enxaqueca com dor principalmente atrás dos olhos, o paciente pode se queixar de visão turva, entorpecimento dos membros, insônia, etc…

O tratamento deve ser baseado na nutrição do sangue, por isso, além dos pontos de acupuntura, fitoterápicos e uma dieta baseada em alimentos que produzam sangue são recomendados.

Em relação aos pontos sugiro: F3, F8, BP8, BP10, B17, B18, B20.

5) Deficiência do Yin do Fígado:

A Deficiência do Yin do Fïgado normalmente é uma consequência da Deficiência do Yin do Rim, que é ocasionada pela associação de má alimentação, estresse emocional, excesso de atividade sexual, trabalho excessivo sem repouso adequado e excesso de atividade física.

A energia Yin representa o sangue e os fluídos corpóreos, a lubrificação do organismo. Quando falta a energia Yin, os sintomas são os mesmos da deficiência de sangue, porém acrescidos de sintomas de secura e de calor.

A consequência inevitável desse padrão é a Ascendência do Yang do Fïgado, com Enxaquecas pulsantes na região das têmporas, laterais da cabeça e nos olhos.

Neste caso é necessário tonificar o Yin do Fígado, para assim, conseguir uma harmonização do Yang. Os pontos principais para essa função são: F8, B18 e B47. Pontos locais também podem ser utilizados, além do R6 e BP6 que são grandes tonificadores de energia Yin.

** A Deficiência do Yin do Fígado gerando Ascendência do Yang do Fígado por longo período pode levar ao Vento Interno, que é a origem mais certa de um AVC. Por isso, quando o paciente possuir sintomas de vento, como dores que mudam de lado e língua desviada, é necessário que se remova o Vento. Sugiro os pontos VB20, VB21.

6) Umidade-Calor no Fígado (ocasionado por deficiência do funcionamento do Baço):

Uma pessoa que se alimente excessivamente de leite, derivados de leite e comidas com alto teor de gordura irão sobrecarregar o Baço. O Baço possui a função de remover a Umidade do organismo, e quando está sobrecarregado falha nesta função, podendo enviar e acumular umidade em todo o corpo.

Quando o Baço funciona mal, por relação de contra dominância, atacará o Fígado, gerando a seguinte situação:

Deficiência do Qi do Baço –> Ascendência do Yang do Fïgado e

Deficiência do Qi do Baço –> Acúmulo de Umidade Interna.

Com isso, o paciente irá sofrer de Enxaquecas com sensação de peso na cabeça (principalmente na região frontal), pouco apetite, fome sem vontade de comer, além de sintomas de plenitude no hipocôndrio e do abdome, náusea, gosto amargo e pegajoso na boca.

O tratamento desta Enxaqueca envolve a remoção dos fatores patogênicos (Umidade e Calor), fortalecimento do Baço e Subjugar o Yang do Fígado. Os pontos sugeridos são: E40, BP9, BP6, F2, F5, BP3 e F3.

Observações:

** Qualquer Ascêndencia do Yang do Fígado pode levar à enxaqueca. Os padrões de Estagnação de Qi e Sangue do Fígado bem como Fogo no Fígado, Deficiência do Yin do Fígado e Umidade-Calor são padrões que incluem a Ascêndencia do Yang e nestes casos, é necessário que se trate e CAUSA do problema, e não apenas a ascendência do Yang que é mera consequência.

** É preciso que o paciente que sofre de enxaqueca reeduque seus hábitos alimentares. Alimentos excessivamente ácidos sobrecarregam o Fígado. Laticínios, glúten e gordura sobrecarregam o Baço, que em longo prazo irá também afetar o funcionamento do Fígado.

** O hábito do fumo causa calor no Pulmão e no Fïgado e também pode ser considerado uma causa de Enxaqueca.

** Problemas músculo-esqueléticos que envolvam a cervical e a ATM também podem ser causadores de Enxaqueca.

** Enxaquecas ocasionadas antes, durante ou logo após os períodos menstruais se encaixam nos padrões acima e também têm cura.

Bom pessoal, espero que eu tenha conseguido clarear algumas idéias.

A Enxaqueca tem cura para a Medicina Tradicional Chinesa. E os resultados costumam ser rápidos.

Grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara

Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>