Farinha de Trigo Integral x Emagrecimento x Medicina Chinesa

Bom dia Leitores!

Hoje vamos falar sobre a farinha de trigo integral, o emagrecimento e o que a Medicina Chinesa vê e sabe sobre tudo isso, podendo melhorar a sua vida.

Muitas pessoas acham que substituir a farinha branca pela farinha integral na dieta do dia a dia irá fazer com que a perda de peso seja mais rápida e acreditam, até mesmo, que a farinha é um alimento “light”.

Infelizmente, essa visão sobre a farinha de trigo integral é errada. A farinha de trigo, sendo integral ou não, como o próprio nome já diz, é proveniente do trigo e possui amido em sua composição, o que faz com que ele seja perigoso em dietas para emagrecimento ou até mesmo na dieta de diabéticos.

E o que é o amido?

Amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose. É produzido pelas plantas verdes servindo como reservatório de energia. É o mais comum carboidrato na alimentação humana e é encontrado em grande quantidade de alimentos, como batatas, arroz e trigo.

** lembrem-se: diabéticos não podem consumir grandes quantidades de amido!

Se tanto a farinha branca quanto a farinha integral possuem amido, quais os benefícios de consumir a farinha de trigo integral?

A farinha de trigo integral é obtida por meio da moagem dos grãos inteiros do trigo e mantém a estrutura do farelo e do gérmen, que são as principais fontes nutritivas do grão. A principal vantagem em relação à farinha branca é que ela mantém os nutrientes, como fibras e o ferro, que são perdidos durante o processamento da farinha de trigo comum.

Devido a essa riqueza de nutrientes, a farinha integral confere diversos benefícios para a saúde, como melhora no funcionamento intestinal (por conta das fibras), prolongamento da sensação de saciedade (pois demora mais tempo para ser digerida), redução dos níveis de colesterol ruim no sangue e redução da glicose, desde que seja consumida com moderação.

E para Medicina Chinesa? Como a Farinha de Trigo Integral é vista?

Em Medicina Tradicional Chinesa, o trigo é considerado um alimento fresco para o Baço-Pâncreas e para o Estômago e o gérmen de trigo um alimento frio. Ou seja, em quantidades exageradas, irá consumir o Yang (energia quente) do Baço-Pâncreas, que é a principal energia da promoção da perda de peso.

Além disso, possui potencial para “resfriar”o Estômago, retardando e dificultando a digestão, o que pode acarretar em um maior acúmulo de açúcar e gordura no organismo, prejudicando o emagrecimento.

O Baço-Pâncreas possui a função de remover a umidade interna do organismo. Devido à sua essência fria e fresca, o gérmen de trigo e o trigo, se associam facilmente à umidade, podendo prejudicar a ação do Baço de removê-la e em médio prazo o indivíduo apresentará fleuma acumulada no organismo.

A fleuma é o que forma as “massas”no corpo humano, como a gordura localizada, cistos, catarro, tumores, entre outros.

Assim, a farinha de trigo integral, usada com moderação, na substituição eventual de outro carboidrato na dieta, terá os benefícios nutritivos, porém, se consumida com frequência irá prejudicar os principais órgãos de metabolismo de acordo com a medicina chinesa e o emagrecimento se tornará cada dia mais difícil, podendo acarretar também, outros problemas mais sérios de saúde.

Uma opção para redução do uso do trigo, é o consumo de raízes, que possuem energia neutra para Baço-Pâncreas e Estômago e ajuda no fortalecimento de suas funções.

Você pode consumir trigo. De preferência o integral. E SEMPRE com moderação.

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>