Fisiopatologia da Obesidade – Medicina Chinesa (Parte 1)

Boa Tarde Leitores!

Hoje é dia de conversar um pouco sobre como a Obesidade se instala no corpo humano, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.

Como todos sabem, a obesidade gera vários desequilíbrios no corpo, mas, para Medicina Chinesa, o principal causador desta patologia, é o Desequilíbrio do Baço-Pâncreas.

** Há nesse momento, que se relembrar que Medicina Chinesa e Medicina Ocidental possuem visões diferentes sobre as funções energéticas dos órgãos.

Quais são os principais motivos que levam o Baço-Pâncreas ao desequilíbrios:

1. Estresse Emocional e Preocupação Excessiva

O estresse emocional e a preocupação excessiva levam à Deficiência da Energia (Qi) do Baço, ou seja, um esgotamento da sua capacidade energética. Assim, o mesmo irá falhar em sua função de Remover a Umidade interna, e o paciente irá acumular gordura.

2. Excesso de Atividade Física ou Sedentarismo

O Excesso de Atividade Física que envolve o levantamento de peso, leva ao esgotamento da energia Yang do Baço. A energia Yang é conhecida como a energia quente do corpo, responsável pela extração da essência dos alimentos. Quando a energia Yang do Baço fica baixa, há um retardo na digestão, fazendo com que o paciente absorva mais gordura dos alimentos. A energia Yin,  soberana nesse momento,  levará à retenção de líquido e ao inchaço.

O Excesso de Atividade Física sem repouso adequado também leva o Baço à Deficiência do Qi. Por isso, exercitar-se estando esgotado, trará mais malefícios que benefícios. Assim como no estresse emocional e na preocupação excessiva, a deficiência da energia irá fazer com que o Baço falhe em sua função de Remover a Umidade interna e o paciente irá acumular gordura.

Já o sedentarismo, manda uma informação ao corpo de que o mesmo não precisa gastar energia fortalecendo os músculos. Ao Baço é dada a função de manter a força muscular dos 4 membros. Se o corpo não tem estímulo, Baço não precisa gastar energia e em médio/longo prazo, não precisa sequer produzi-la. Assim, temos mais um caso de Deficiência do Qi do Baço.

** A atividade física moderada e com descanso entre os treinos é de extrema importância na perda de peso. Por isso, toda atividade feita com esse objetivo deve ser elevada gradativamente.

3. Consumo Excessivo de Açúcar, Farináceos, Leite e Derivados

Esses alimentos, em Medicina Chinesa, têm sua essência extraída no Baço-Pâncreas. Quando consumidos em excesso, sobrecarregam sua energia, esgotando-o, levando o paciente à acumular gordura. Em pouca quantidade não são maléficos para o corpo (apenas em pessoas intolerantes), mas o consumo desmedido certamente trará consequências negativas ao paciente, como o acúmulo de gordura.

4. Excesso de Atividade Intelectual

O Baço-Pâncreas é responsável pela manutenção da memória e da capacidade de aprendizado. Quando uma pessoa passa muitas horas no dia exercendo função que exige demasiada atividade intelectual e memorização, o Baço ficará enfraquecido de energia, acumulando umidade interna e consequentemente aumentará o tecido de gordura.

Exemplo de Obesidade pelos fatores acima citados: Normalmente adolescentes em época de pré vestibular ganham peso. Sua preocupação excessiva com as provas e seus resultados, o acúmulo de horas de atividade intelectual que exige memorização, o pouco tempo dedicado à atividade física, fazem com que o Baço enfraqueça. Com isso, aparece uma maior necessidade  de consumo de doces, que em princípio, tonificam este órgão, porém, depois de um curto período de tempo, irá virar mais um motivo de enfraquecimento de energia, por sobrecarga. Nesse momento, há aumento de peso, sobrepeso e se nada for feito, instala-se a obesidade.

Assim, chegamos à conclusão de que manter o Baço-Pâncreas forte é a primeira meta no paciente obeso para que se consiga não somente a perda de peso, mas também a manutenção do mesmo.

Embora o desequilíbrio de Baço-Pâncreas seja o principal causador da Obesidade, segundo a Medicina Chinesa, o desequilíbrio de outros órgãos podem ser a origem da obesidade, mesmo que sua consequência seja fatalmente a afecção do Baço.

Uma Deficiência do Pulmão, um Excesso de Funcionamento do Fígado ou do Coração também levarão à Obesidade, como veremos nos próximos posts. E em breve abordaremos sua origem para Medicina Ocidental e como podemos ajudar no tratamento dos pacientes, suando ambas as medicinas.

Fiquei atentos.

Vamos estudar!

Grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>