JOGO RÁPIDO! Herpes Zoster

Bom dia Pessoal!

O Jogo Rápido agora está em dia novo! Quinzenalmente sempre nas quintas feiras, introduzindo o assunto principal, que continuará sendo nas terças.

E hoje darei início a abordagem da Herpes Zoster para Medicina Chinesa.

O Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simples. O herpes zóster pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em pacientes de meia-idade ou idosos, que na infância ou adolescência tiveram varicela (catapora) ou infecção viral subclínica, que ficou latente no gânglio nervoso ao lado da coluna vertebral, por anos ou décadas.

Para a Medicina Chinesa, o Herpes Zóster é uma doença de calor tóxico latente, que gera tardiamente os sintomas de febre, prurido e feridas na pele. O calor tóxico normalmente afeta o nível energético Shao Yang (Estômago- Intestino Grosso) e quando se aprofunda, afeta a produção de fluídos corpóreos para o Pulmão, fazendo assim lesões cutâneas.

Assim, a abordagem do terapeuta deve se basear na remoção do calor tóxico, e na cicatrização de possíveis feridas e alívio dor.

Para remover o calor tóxico, é importante usar o ponto E44. Os pontos P5 e F8 também podem ser utilizados.

No próximo post, iremos aprofundar no assunto e ver técnicas de combinações  de tratamento.

Um grande abraço pra todos!

Profa. Fernanda Mara

Observação: a descrição ocidental de Herpes Zoster foi retirada do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>