O Ar Condicionado e a Energia do Pulmão

Bom dia Leitores! 

Hoje vamos falar do ar condicionado! Aquele aparelho que cada ano se faz mais necessário para a manutenção do nosso bem estar nos dias quentes de verão.

Você sabe o que o ar condicionado faz para a sua saúde energética?

Se não sabe, eu vou explicar.

Desde muito pequenos aprendemos que o ar de boa qualidade, para ser aproveitado pelo nosso organismo, precisa estar quente e levemente úmido. A filtragem do ar, bem como seu aquecimento e umidificação acontece inicialmente nas narinas, através da mucosa nasal e das vibrícias (pêlos localizados no nariz). A partir daí, há um refinamento das características do ar respirado até chegar ao Pulmão, pelas vias aéreas superiores e inferiores.

Quando ligamos o ar condicionado, o ar torna-se muito gelado, e em especial, extremamente seco.

Assim, ao ficarmos muitas horas em ambiente e ar frio e seco, causamos uma sobrecarga no sistema respiratório, que será incapaz de deixar o ar ideal para ser utilizado pelos nossos Pulmões.

Em Medicina Chinesa, é o Pulmão que controla as vias aéreas inferiores e superiores, bem como toda a distribuição de ar e transformação de sua energia, por exemplo, em Wei Qi e Ying Qi (energias de defesa e nutritiva respectivamente. Para saber mais sobre energias, acesse a aula de Energias: produção, direção e sintomas de desequilíbrio na loja do Blog).

O ar gelado e seco faz então, com que o Pulmão não consiga funcionar adequadamente, diminuindo em princípio a produção da Wei Qi (energia de defesa), causando baixa imunidade e como consequência, resfriados. Resfriados, em princípio não são considerados problemas internos, ou seja, não afetam o meridiano principal e nem o órgão correspondente. Afetam apenas a camada mais superficial da pele e da energia defensiva. Porém, quando não é cuidado como devido (o chá de gengibre e a vitamina C evitam a contração do resfriado), o mesmo pode se aprofundar, acometer meridiano principal e Pulmão, transformando-se em gripe, sinusite ou até mesmo pneumonia.

Quando chegamos a esse ponto, não basta apenas “libertar o exterior”(curar a invasão externa), mas sim, tirar os fatores patogênicos internos e fortalecer o órgão acometido, ou seja, o Pulmão.

Também é o Pulmão que faz as adequações entre calor e frio do ambiente. O entra e sai entre locais quentes e frios, combinado à um Pulmão fraco, fará o paciente ficar doente ainda mais rápido, transformando a doença externa em interna.

Para remover fatores patogênicos do Pulmão e fortalecê-lo podemos usar: P1, P7, P9, VB20, IG4, ponto de pulmão e ping chuan na auriculoterapia.

Amêndoas, mel, couve flor, mamão papaia e uva são alguns dos alimentos que ajudam no fortalecimento do Pulmão.

Em um momento ainda mais crítico, com o Pulmão já fraco e produzindo pouca Wei Qi, teremos também uma diminuição da produção da Ying Qi (energia nutritiva), assim, o paciente além de ficar gripado com facilidade, irá sentir fraqueza, dor no corpo, falta de disposição para tarefas básicas.

Nesse ponto, precisamos além de fortalecer o Pulmão, aquece-lo, e os tratamentos com acupuntura podem ser acrescidos de moxa. Na alimentação terapêutica, indicamos alimentos mais quentes, como manjericão, canela, cebola, ginseng, anis, entre outros.

Como podemos então, evitar os males do ar condicionado, uma vez que têm sido cada dia mais necessários no calor?

Uma sugestão é acrescentar alguns alimentos mornos para o Pulmão (assim como os últimos citados), muitos deles são temperos, como orégano, alho poró, manjericão, alecrim que podem ser colocados no prato do dia a dia. Consumir castanhas, nozes, abacaxi e tâmaras também deixa o Pulmão mais forte para aguentar o frio do ar condicionado.

Usar pontos de Pulmão e Intestino Grosso na Auriculoterapia também ajuda na manutenção da imunidade.

E sempre, quando possível, devemos desligar o ar condicionado. Usando-o somente durante o período de extrema necessidade. O Pulmão agradece.

É isso aí pessoal!

Vamos cuidar de nosso Pulmão!

Grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>