O Básico dos 5 Elementos na Medicina Tradicional Chinesa

Bom dia Leitores!

Hoje vamos conversar um pouco sobre o Básico dos 5 Elementos na Medicina Tradicional Chinesa.

Para os orientais, o funcionamento de todo o Universo se baseia na observação dos 5 Elementos: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Diz-se que o Macrocosmo se manifesta no Microcosmo, ou seja, o Todo se manifesta no Corpo Humano.

Assim, cada órgão e víscera é representado por um elemento, assim como, cores, sabores, sentimentos, sentidos também, como apresentado na tabela abaixo:

Toda patologia e diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa podem ser compreendidos através da análise dos 5 Elementos da seguinte maneira:

  • Quando o indivíduo rejeita uma cor ou um sabor – existe a possibilidade do órgão ou da víscera representada por eles estar em Excesso de Energia.

Exemplo: O indivíduo que rejeita a cor vermelha e alimentos de sabor amargo, provavelmente possui um Excesso de Energia de Coração e/ou Intestino Delgado.

  • Quando o indivíduo tem necessidade de uma cor ou sabor – existe a possibilidade do órgão ou da víscera representada por eles estar em Deficiência de Energia.

Exemplo: o indivíduo que tem necessidade de usar amarelo e de ingerir alimentos doces, provavelmente  possui uma Deficiência de Energia de Baço-Pâncreas e/ou Estômago.

  • Quando um indivíduo possui dificuldade em algum “sentido”ou “comportamento”, isso significa que o órgão ou víscera representada por eles possui um desequilíbrio energético.

Exemplo: indivíduo com dificuldade de olfato – possui desequilíbrio energético de Pulmão e/ou Intestino Grosso.

– Indivíduo com dificuldade de planejar ou decidir coisas – possui desequilíbrio energético de Fígado e/ou Vesícula Biliar.

Já os sentimentos apresentados na tabela, mostram o indivíduo em equilíbrio. Assim, um paciente com Pulmão e Intestino Grosso equilibrados, sentirá tristeza apenas em situações em que é cabível ter esse sentimento, como a morte de um familiar, a perda de um emprego, etc.

Um paciente com Coração e Intestino Delgado equilibrado energeticamente, sentirá alegria em situações onde este sentimento deve aparecer, como ganhar um presente, fazer uma viagem esperada, etc.

Os desequilíbrios de cada órgão geram sentimentos distintos de excesso ou deficiência de acordo com a Tabela de 5 Elementos encontrada no Blog e todos podem ser tratados de forma isolada segundo a sugestão de pontos.

Tendo o conhecimento dos 5 Elementos, através de perguntas voltadas para cada um dos itens: cor, sabor, sentimentos, sentidos e comportamento, o terapeuta é capaz de chegar ao diagnóstico de qual é o “Órgão Choque”, ou seja, o órgão que possui o maior desequilíbrio e por onde o tratamento de reequilíbrio energético deve começar.

A partir daí, fica à critério do terapeuta realizar o tratamento através das Leis de 5 elementos (Ciclos de Mãe e Filho e Avô e Neto – explicações contidas Youtube) ou se irá realizar o tratamento por Síndromes.

O terapeuta que tem total compreensão dos 5 Elementos consegue tratar qualquer paciente, seja ele agudo ou crônico, com sucesso.

Espero ter ajudado a abrir a mente.

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>