O Vento e as doenças da Primavera

Bom dia Leitores

Estamos na Primavera e junto com ela temos o Vento.

Na Medicina Tradicional Chinesa, as forças da natureza, como o Calor, Frio, Umidade, Secura e Vento são chamados de Energias Celestiais. As Energias celestiais marcam as mudanças de clima, de estação de ano e influenciam nas mudanças cíclicas fisiológicas do nosso organismo durante o passar do ano.

Porém, quando o indivíduo se encontra com imunidade baixa (Wei Qi Deficiente), as energias celestiais podem invadir o corpo e se transformar no que chamamos de Fatores Patogênicos, e o Vento, representante da Primavera é o mais severo dos fatores patogênicos, o causador das doenças mais graves.

Quando a pessoa é invadida por Vento Externo, por exemplo, quando sai nas ruas sem agasalho e é surpreendido por uma ventania fria ou quente, o corpo irá sentir essa invasão gerando sintomas de resfriado, como dores no corpo, coriza, aversão ao frio, febre baixa. Sintomas de calor como sede, garganta seca e secura nos olhos, aparecem se o vento for quente. Sintomas de frio como urina abundante, frio no corpo e ausência de sede, aparecem se o vento for frio.

O torcicolo também é um dos sintomas de invasão de vento, seja ele frio ou quente.

Se o Vento se aprofunda no corpo, fato que ocorre quando não há cura completa de um resfriado, por exemplo, o mesmo deixa de ser Vento Externo para ser Vento Interno. E nesse caso, há afecção dos órgãos internos, sendo o mais afetado, o Fígado.

As doenças decorrentes do Vento Interno podem variar desde TPMs, irritabilidades, enxaquecas até doenças neurológicas como o AVC, o Parkinson, paralisias faciais.

Assim, a orientação para o terapeuta é que o vento seja removido sempre que for observado na avaliação de Pulso e Língua do paciente, mesmo que o mesmo não faça parte da queixa principal que levou o paciente ao consultório naquele dia.

Existem pontos para remoção de vento interno e vento externo. Alguns pontos são indicados para as duas condições, como o VB20. Outros pontos que removem o vento são F2, F3, VB21, VB1, entre muitos outros.

É isso aí pessoal. Em resumo, podemos dizer que o Vento é o mais violento dos Fatores Patogênicos e na Primavera ele é ainda mais perigoso.

Espero que eu tenha colaborado com vocês!

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>