OS ZANG-FU – FÍGADO – FISIOLOGIA E PATOLOGIA (PARTE 1)

>

Retomando nossos estudos sobre Fisiopatologia Chinesa, hoje vamos falar sobre o Fígado.
Para Medicina Tradicional Chinesa, a principal função do Fígado é “Manter o Fluxo Harmônico de Qi e Xue”.

O Fígado recebe Yuan Qi (Qi Original) do Rim, e Armazena o Sangue (que é produzido pelo Baço) até surgir a necessidade de usá-lo em algum órgão. Assim, este órgão trabalha sobre demanda. Sempre que o corpo apresenta uma maior necessidade de Qi e de Sangue, é o Fígado que supre essa necessidade. Além disso, o fluxo natural da energia e do sangue também depende de um bom funcionamento do fígado.

O Fígado também controla e é afetado por estados de humor importantes, como a “reatividade” à certas situações, a raiva, o estresse, a frustração, a mágoa, entre outras. Quando uma pessoa aprestena irritabilidade e reatividade acentuadas, costumamos dizer que o Fígado está com a sua energia Yang afetada.

Este órgão se manifesta nas unhas, sendo que uma pessoa que possui unhas quebradiças ou onduladas possui uma certa fraqueza de Fígado. A visão também é de controle do Fígado. Quando estamos com a visão turva ou borrada, significa que o Fígado não está cumprindo sua função de nutrir os olhos, e quando os olhos apresentam prurido, ou vasos estourados, dizemos que o Fígado está mandando muito sangue para os olhos, com o seu Yang elevado.
Podemos até mesmo associar suas funções, com a conhecida frase que diz: “Ciclano ficou com os olhos vermelhos de raiva” –> Tanto a raiva quanto os olhos vermelhos são sinais de uma hiperfunção do Yang do Fígado.

A elasticidade dos tendões também depende de um Fígado trabalhando em harmonia. Quando o Fígado diminui seu funcionamento, ele deixa de nutrir os tendões, que se tornam rígidos e a tensão muscular aparece, e o indivíduo passa, também, a ter dores musculares.

Mas o que pode causar doenças no Fígado?

1) Fatores Patogênicos Externos: O Vento e a Umidade são os principais fatores que afetam o Fígado. O vento afeta primeiro as defesas do Pumão e posteriormente invade o Fígado, que pode por si só gerar vento interno. Já a umidade penetra diretamente no fígado e impede sua função de manter o fluxo harmônico de Qi e Xue.

2) Estresse Emocional: a raiva, a frustração, a irritabilidade causam estagnação da energia do Fígado, que se permanecer por longo tempo irá causar depressão. A angústia e a tristeza afetam principalmente o Pulmão, porém, se permanecerem por longo tempo sem tratamento, irão causar irritabilidade e confusão mental respectivamente.

3) Dieta: Consumo excessivo de:
a) alimentos de energia quente: carne vermelha, temperos e álcool – pode conduzir ao Fogo do Fígado.

b) alimentos gordurosos: derivados de leite, frituras -pode conduzir à Umidade no Fìgado.

c) Deficiência no consumo de alimentos formadores de sangue: grãos e carne – levarão à Deficiência de Sangue no Fígado.

4) Perda de Sangue: Perdas graves de sangue podem levar o Sangue do Fígado à Deficiência, como por exemplo em partos.

É necessário saber que todas essas causas de doenças citadas acima podem afetar as funções do fígado descritas no início deste post. Exemplo: Uma pessoa que consome excessivamente álcool e carne vermelha, pode ter fogo no Fígado, se tornando uma pessoa irritada, com olhos vermelhos, que coçam e visão turva. Pode ter também rigidez nos tendões que ressecam com o fogo e tensão muscular.

O Fígado é o órgão que mais possui Padrões para a Medicina Tradicional Chinesa, sendo assim, quase todas as doenças que estudamos, se não se originam no Fígado, lesam o mesmo, como consequência.

Sabendo disso, vamos então conhecer no próximo post os padrões de Excesso e Deficiência do Fígado. Por hora, vamos estudar, compreender melhor as funções e as causas de doenças deste órgão.

 

 

Dúvidas?