>OS ZANG FU – FÍGADO – FISIOLOGIA E PATOLOGIA (PARTE 2)

>

No último post vimos quais as principais funções do Fígado e suas principais causas de doença para a Medicina Traidicional Chinesa. Então, dando continuidade aos estudos, hoje vamos ver os Padrões de doença relacionados à este órgão.
Padrões de Excesso do Fígado
1) Estagnação do Qi do Fígado: sintomas de distensão em tórax e abdome, depressão, mau humor, períodos menstruais irregulares, TPM com distensão das mamas.

- Sempre que temos uma estagnação de Qi, seja ela de qualquer órgão, o paciente terá a sensação de distensão de algum local do corpo. No caso do fígado, sua região de influência é o tórax e o abdome, e nos livros de MTC, sempre que a palavra Hipocôndrio aparecer, significa que o Fígado está, de alguma forma, afetado.
Essa sensação de distensão, quando há estagnação de Qi, é única e somente uma sensação. Uma vez que o Qi não é algo “palpável”, a distensão não pode ser real.

-É importante lembrar que o Fígado possui a função de manter o Fluxo Suave de Qi, e quando seu Qi está estagnado, todos os órgão do corpo podem sofrer sintomas, uma vez que não receberão energia. Por exemplo, a depressão se dá porque Fígado estagnado não nutre seu filho, o Coração, que em boas condições nos daria o sentimento de alegria.

2) Qi do Fígado Estagnado Transformando-se em Calor: sintomas de distensão em tórax e abdome, irritabilidade, sensação de calor, rubor facial, sede, menstruação irregular e/ou abundante.
- Este quadro é a piora do quadro anterior. Depois de um tempo de estagnação de Qi, existe uma elevação da energia Yang na tentativa de “empurrar” a estagnação. Tal movimento gera calor. Os sintomas então, são os mesmos do padrão anterior, acrescidos de sintomas de calor, como irritabilidade, rubor facial.
3) Rebelião Qi do Fígado: sintomas de distensão em tórax e abdome, soluço, suspiros, náusea, vômito, eructação, sensação de “rebuliço no estômago”, irritabilidade, distensão das
mamas nas mulheres, diarréia.

- Rebelião de Qi nada mais é do que a energia que segue a direção inversa a qual deveria seguir. No caso do fígado, a energia se dissipa para todos os lados, porém, quando é excessivamente forte, invade os órgãos Estômago e Baço-Pâncreas, gerando sintomas específicos destes, como náuse, vômito, diarréia.
4) Estase do Sangue do Fígado: sintomas de dor no hipocôndrio e abdominal, vômito de
sangue, epistaxe, menstruação dolorosa e irregular com sangue escuro e coagulado, infertilidade, massas abdominais, unhas e lábios arroxeados, face púrpura ou escura, pele seca.

- Uma das funções do QI, para a MTC é a de “empurrar” o sangue. Este padrão não possui causas diretas para acontecer, mas uma estagnação do Qi pode levar à um sangue estagnado.

5) Agitação do Fogo do Fígado: sintomas de dor de cabeça, irritabilidade, rubor facial,
hiperemia da conjuntiva, propensão a acessos de raiva, tinidos, surdez, gosto amargo, constipação, epistaxe, hemoptise.

- Este padrão acontece principalmente quando o paciente possui problemas emocionais sérios mantidos por longo período e também quando há o consumo excessivo de alimentos quentes e secos, que são capazes de gerar o “fogo interno”.

6) Umidade-Calor no Fígado: sintomas de plenitude no hipocôndrio e do abdome,
sensação de peso, náusea, gosto amargo e pegajoso, pouco apetite, secreção e prurido vaginal, urina escura.
- Sempre que existe um padrão de Umidade, temos que pensar em má alimentação. Uma dieta rica em leite e laticínios bem como comidas gordurosas faz com que o paciente tenha predisposição à umidade interna. A umidade pode ser também por invasão de fator patogênico externo, como quem mora em lugares muito úmidos.

- A umidade sempre vai gerar sensação de peso, pois é viscosa e de certa forma “ocupa lugar no corpo”, o que também gera falta de apetite.

7) Estagnação de Frio no Canal do Fígado: sintomas de dor hipogástrica irradiada para o escroto, mãos e pés frios, dor que melhora com aplicação de calor, nas mulheres pode haver contração da vagina.
- Este padrão ocorre principalmente por invasão de frio externo, e pode gerar nas mulheres um estado de infertilidade que pode ser curado.

Padrões de Deficiência do Fígado

1) Deficiência do Sangue do Fígado: sintomas de visão turva, entorpecimento dos membros, insônia, menstruações escassas, compleição pálido embotada, câimbras, unhas murchas e quebradiças, sensação de falta de propósito.

- Quando existe uma deficiência de sangue do Fígado, todo organismo sofre. Isso se dá devido ao fato de que o Fígado possui a função de armazenar o sangue, e enviá-lo às partes do corpo quando há necessidade. Se o Fígado não possui sangue, ele falha na função de “enviar o Xue” sob demanda. Por isso há menstruação escassa e insônia (sem sangue a mente não tem onde se ancorar).

2) Deficiência do Yin do Fígado: sintomas de visão turva, olhos secos, rubor malar,
ansiedade, sensação de calor durante a noite, sudorese noturna, calor das cinco palmas, sede com vontade de beber em pequenos goles, hemorragia menstrual excessiva.

- A energia Yin representa o sangue e os fluídos corpóreos, a lubrificação do organismo. Quando falta a energia Yin, os sintomas são os mesmos da deficiência de sangue, porém acrescidos de sintomas de secura e de calor (visto que a secura gera calor).

O Fígado é o orgão da Circulação harmônica de Qi e de Xue. Quando seu funcionamento é diminuído, interrompido, ou atrapalhado de qualquer maneira, todos os órgãos e vísceras do corpo são, de alguma forma, afetados. Por isso, nunca é demais proteger o funcionamento do Fígado com acupuntura, dietas regulares, exercícios físicos, entre outros.

Cuidar do Fígado é cuidar da harmonia do corpo, e da mente, pois ambos não se desvinculam nunca!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

4 comments on “>OS ZANG FU – FÍGADO – FISIOLOGIA E PATOLOGIA (PARTE 2)

  1. Andréa on said:

    >oi Fernanda tudo bem?adoro o seu blog ele e muito esclarecedor,vc esta de parabens.Gostaria de fazer uma pergunta se vc puder me ajudar ficarei muito grata,eu comprei um aparelho de eletroacupuntura,estou em duvida como usá-lo,no curso não ficou muito claro o modo de usá-lo,meu aparelho é nkl 608 portatil,ele tem 3 tipos de ondas ,continua,mista e burst,em dor qual e a melhor onda e frequencia para usar,se vc tiver algum material que possa me passar ou algum livro,meu e-mail é leiteandrea@ymail.com,muito obrigada,beijos Andrea.

  2. Profa. Fernanda Mara dos Santos on said:

    >Olá Andrea!Primeiramente me perdoe pela demora da resposta do seu comentário, mas estive viajando para dar aulas e acabei me atrasando com o Blog.Particularmente eu não sou uma profunda conhecedora de aparelhos de eletroterapia,mas no geral, as frequencias e os tipos de ondas são as mesmas independentemente do aparelho que se utiliza.Temos alguns conhecimentos básicos que talvez te ajude. Por exemplo:1) Via de regra, as correntes contínuas causam a sedação dos pontos de acupuntura.2) As correntes pulsadas, no geral causam tonificação.Porém, alguns aparelhos mostram que algumas frequencias sao ideiais para sedação ou para tonificação. Para te orientar um pouquinho, enviarei em seu e-mail uma aula de materiais de acupuntura que eu tenho, que fala um pouquinho sobre eletro… Espero que eu possa ajudar, e se eu encontrar mais alguma coisa, prometo que te envio.Um grande abraço,Profa. Fernanda

  3. Christine on said:

    Ola Professora. Acabei de ler sua resposta a respeito do aparelho de eletro. Tambe tenho dificuldade com o meu, tive muito pouca explicação a respeito dela. Será que vc poderia me mandar esta literatura a respeito?
    So ontem descobri seu blog. E saiba que ele está sendo o meu assunto deste feriado, e estou aprendendo e revendo muitos assuntos interessantes que nas aulas a gente ou perde um pedaço, ou não entende e depois não tem p quem perguntar. Moro muito longe de tudo no interior do Parana, e quase nunca tenho acesso a algum professor depois de terminado o curso em si.
    Pode ter certeza de que seu blog esta sendo de muita utilidade para muita gente que gosta deste assunto fascinante que é a MTC.
    Um abraço Chris
    Meu e-mail : chrysty622@yahoo.com.br

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Christine!

      Tudo bem com você?
      Fiquei feliz em saber que meu blog está te ajudando em seus estudos… Quando me propus a montar este site, queria que os alunos justamente tivessem acesso a informações fáceis, quando não encontrassem um professor por perto. Espero estar conseguindo cumprir com o meu propósito.
      Preciso saber qual aparelho de eletro você tem, para ver se consigo te ajudar em algo. Tenho um conteúdo muito pequeno de aula de eletroacupuntura, realizado com o WQ.
      Se eu puder ajudar, tenha certeza que o farei com o maior prazer….
      Vou ver se consigo encaminhar a aula de eletro que tenho aqui e espero ser de alguma valia.

      Um grande abraço,

      Profa. Fernanda Mara

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.