Seja atendido pela Profa. Fernanda Mara

Se você precisa de um tratamento de Acupuntura, venha ser atendido pela Profa. Fernanda Mara!

Atualmente estou atendendo na Rua Raul Roldão da Costa, 157 – Instituto Prana – São José dos Campos – SP.

Para marcar seu horário ou tirar qualquer dúvida contate-me também  pelo email: fmdsantos@gmail.com.

Obs: Dada a complexidade da avaliação através das técnicas da Medicina Chinesa, não realizo qualquer tipo de atendimento e/ou avaliação virtual, necessitando assim da presença física do paciente para melhor atendê-lo.

Segue o número somente de WhatsApp para marcação de sessões: (012) 99773-4838

Obrigada!

29 comments on “Seja atendido pela Profa. Fernanda Mara

  1. vanessa correa on said:

    Tem algum telefone que eu possa ligar?
    Gostaria de um tratamento para emagrecer, é possível?

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Vanessa!!!

      Mandei para você um email contendo meus contatos.

      Abraço pra você,

      Profa. Fernanda

  2. valeria miranda on said:

    Olá, não conhecia este site e já estou fã. Descrição clara, sem rodeios dos temas apresentados e pontos, isto facilita a leitura, muitas vezes precisamos (nós acupunturistas) de um esclarecimento, uma abordagem para que possamos caminhar no tratamento com um paciente, troca de idéias. Repito, muito boa as suas colocações, parabéns!!!
    Não sei se já postou alguma matéria sobre pacientes em tratamento de câncer, e que procuram acup. como tratamento complementar nesta fase tão delicada e difícil. Tenho alguns pacientes que estão passando por este momento. Observo que o BP é bombardeado, e eles apresentam praticamente os mesmos sintomas, que sinalizam para def. de Bp, isso em um 1º momento, sem falar no emocional que fica super abalado. Enfim, gostaria de poder compartilhar esta experiência com vc.
    Aguardo resposta, obrigada por estar por aqui neste mundo virtal, colaborando com seus conhecimentos e experiência.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Valéria!

      Muito obrigada por visitar o Facilitando Acupuntura, deixar o seu recado sua experiência e abrir uma porta para mais um assunto a ser discutido.
      Ainda não falei sobre o câncer por aqui, mas com certeza é um excelente tema para ser abordado… Vou bolar algo e sem dúvida escreverei a respeito. Assim poderemos trocar figurinhas e debater sobre essa patologia que é tão importante :)

      Um grande abraço pra você!
      E pode deixar que em breve você verá um texto novo!

      Profa. Fernanda Mara

      • Valeria Miranda on said:

        Ok, obrigada pela atenção, será ótimo poder trocar informações sobre este tema, boa sorte e aguardo.

  3. valeria miranda on said:

    Desculpe, é blog e não site….. mundo virtual e seus termos.
    Mas é ótimo, continue.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      OI Valéria!

      Esses termos virtuais não são importantes :) Importante mesmo é participar e sempre colaborar com o conhecimento do próximo! Muito legal ter você por aqui!

      Grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

  4. Alessandre on said:

    Olá, Fernanda. Fiquei sabendo que você é fisioterapeuta e faz atendimento de acupuntura no Centro de Reabilitação de Paraibuna. Legal. Eu trabalhei aí como psicólogo e também fazia acupuntura. Infelizmente tive que sair porque tive outra proposta de trabalho. Mas fico feliz que vôcê também está se interessando em ajudar a população, procurando beneficiá-la com esta medicina maravilhosa. Atualmente estou realizando um trabalho com práticas corporais chinesas pela Fundação Cultural de Paraibuna (Qi Gong, Lian Gong, Xiang gong, Dao Yin Bao Jian Gong e Tai Ji Qi Gong) e também atendo em consultório particular em Paraibuna.
    Bom, gostaria de manter contato com você. Se você tiver interesse, podemos conversar sobre a possibilidade de você estar encaminhando pessoas para as práticas que faço no CAAMI – Centro de convivência do Idoso. Acredito que pode ser de grande importância para potencializar o tratamento fisioterápico e de acupuntura. Abraço, Alessandre.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Alessandre!

      Que satisfação imensa receber uma mensagem sua… Desde que cheguei em Paraibuna ouço muito falar de você, o que me despertou uma vontade imensa de conhecê-lo para que assim possamos “troca figurinhas” em prol da saúde dos nossos pacientes que precisam tanto da gente.

      Eu estou aqui no Centro de Reabilitação terças e quintas o dia todo e quarta até a hora do almoço. Quando puder dê uma passadinha por aqui. Será um enorme prazer conhecê-lo!

      Obrigada por ter entrado no meu Blog :) Fico feliz em saber que os colegas de trabalho também dão uma passadinha por aqui!

      Grande abraço.

      Fernanda Mara

  5. Junior on said:

    Boa noite, eu tenho uma grande ansiedade e faço tratamento para sindrome do panico e depois de alguns anos eu tb uso tratamento com medicia alternativa, fiz alguns cursos e fiquei bastante tempo sem nenhum tipo de medicação, mas hj tive uma recaida e estou querendo algumas dicas. Fiz curso de acupuntura a distancia mas tenho duvidas da localização exata de alguns pontos. Tenho o aparelho localizador e tb tenho algumas fotos. Li em seu blog algumas dicas de pontos para ansiedade, tem como vc me dar algumas dicas? O helix fica na borda? na internet a gente ve varias coisas que acabam nos deixando confuso. Grato por sua atenção e agradeço desde ja, parabens pelo belo blog.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Junior,

      Lembro de já ter respondido à sua dúvida há algum tempo, mas não sei por qual motivo ela continuou como pendente e minha resposta não saiu no blog… Me perdoe… Espero que eu ainda possa ser de alguma utilidade pra você…
      Existem sim muitos pontos de acupuntura que podem ser utilizados para controlar a ansiedade, tanto da Acupuntura Sistêmica quanto na auriculoterapia. Em casos de Síndrome do Pânico, eu gosto muito da Combinação dos seguintes pontos, com as suas devidas localizações:
      1) Shenmen – no vértice da fossa triangular
      2) Rim – na direção do Shenmen, porém abaixo da cruz inferior do anti-hélix
      3) Simpático – no cruzamento entre a cruz inferior do anti-hélix e do hélix
      4) Relaxamento Muscular – entre os pontos do estômago e do fígado, entre as conchas cava e cimba
      5) Tensão ou Helice 5 – no inicio do hélix, assim que termina o lóbulo
      6) Ansiedade- no dorso da orelha, ao lado da prega de inserção do lóbulo na cabeça

      Claro que o ideal seria um terapeuta fazendo os pontos em você, ou então que você fizesse um curso presencial, para ter maior certeza na localização de cada ponto e também ter algumas alternativas a mais de tratamento além das sementes de mostarda.

      Espero ter conseguido ajudar em algo…
      E sempre que precisar conte comigo!

      Um grande abraço e melhoras pra você!

      Profa. Fernanda Mara

  6. Maria on said:

    Gostaria de saber se existe alguma literatura que compara as doenças na medicina ocidental e as doenças na medicina tradicional Chinesa.
    obrigada,

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Maria,

      Um dos livros mais famosos que faz essa comparação entre as doenças da Medicina Tradicional Chinesa e as doenças da Medicina Ocidental é: “A Prática da Medicina Chinesa”, oautor é o Maciocia.
      Porém, antes de procurar por esse livro, é importante que se tenha uma base de Medicina Oriental, como os tipos de Síndromes e o funcionamento do Sistema Órgão-Víscera (Zang-Fu).
      Se precisar de algum auxílio para entender alguma doença, estarei pronta para ajudar, se estiver ao meu alcance.

      Um grande abraço e boa sorte nos estudos!

      Profa. Fernanda Mara

  7. monica silva on said:

    Querida, parabéns !! Tenho uma dúvida: Os pacientes que aplico auriculo ficam com a orelha muito vermelha e os pontos MUITO marcados, um chegou a sangrar, é assim mesmo? Sei q o ideal seria a agulha, mas ainda estou fazendo o curso de acupuntura.
    Como proceder? Estou intercalando de dois em dois dias…Na minha orelha eu não aguebto mais de um dia, morro de dor e não consigo nem dormir..
    Obrigada.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Monica!

      Na verdade a auriculoterapia é uma técnica levemente dolorida. Porém, se os seus pacientes estão ficando com as orelhas excessivamente marcadas, ou sangrando, algumas coisas podem estar acontecendo, como excesso de pressão sobre o ponto (normalmente temos o hábito de mandar o paciente apertar as esferas e a pressão dos estímulos pode estar excessivamente forte) ou ainda alergia ao material que você está usando. Ultimamente temos lidado com muitos pacientes com alergia à cola do esparadrapo, do micropore e até mesmo das sementes de mostarda. Quando for assim, se a dor do paciente for insuportável, remova as esferas, somente dos pontos que estão realmente mais sensíveis.
      Com o tempo, removendo apenas aquelas que estão mais doloridas, o paciente vai se acostumando e a terapia passa a ser mais suportável.
      O importante é que o paciente jamais sinta mais incômodo do que aquele com o qual chegou no seu consultório.
      Em breve você poderá usar as agulhas e verá que as mesmas irão incomodar bem menos que as sementes da acupuntura auricular.

      Um grande abraço e sucesso pra você!

      Profa. Fernanda Mara

  8. LUCIANA on said:

    EU TIVE AULAS COM A PROF. FERNANDA!!! ELA É O MÁXIMO!! VC É O MÁXIMO PROF!! BJS LUCIANA(FIRVAL)

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Obrigada pelo carinho Luciana!
      Espero sempre poder colaborar com todos, que como nós, somos apaixonadas pela Medicina Tradicional Chinesa. O que de fato faz as aulas boas, é o Assunto, que é simplesmente Incrível e Divino!

      Um beijo grande!

      Profa. Fernanda Mara

  9. CLEITON on said:

    Olá Fernanda
    Preciso de um socorro seu.
    Ainda tenho muita dúvidas com relação a SÍNDROMES EM MTC.
    Síndromes é o mesmo que PADRÃO???
    Síndromes é o mesmo que ZANG FU???
    Preciso de uma Luz !!! HELP !!!
    Att
    Cleiton/Curitiba

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Cleiton!

      Espero que apesar da demora eu ainda consiga te ajudar a esclarecer as dúvidas que estão deixando o seu “shen perturbado” :)

      A resposta da sua primeira pergunta é Sim. Síndromes nada mais são que o conjunto de características de uma doença. Essas características também podem ser chamadas de Padrões. Existem muitas maneiras de se classificar os padrões, como por exemplo, de acordo com os 8 Princípios (interno, externo, calor, frio, yin, yang, superficial e profundo) ou ainda de acordo com as Substâncias Vitais (Qi, Xue, Fluídos Corpóreos), de acordo com os fatores patogênicos (calor, frio, umidade, secura e vento), ou ainda de acordo com a análise de cada órgão em sim ( Ex: Deficiencia do Qi do Baço, Calor no estômago, etc, Deficiência do Yin dos Rins, etc)…

      É preciso saber que a análise dos Padrões/síndromes de cada órgão inclui conhecimento prévio das definições anteriores, ou seja, dos 8 princípios, das substâncias vitais e dos fatores patogênicos, pois os padrões dos órgãos são baseados nestes anteriores.

      E o que são os Zang-Fu?

      Zang-Fu é a denominação dada aos órgãos e vísceras da Medicina Chinesa. Zang= órgão e Fu= Víscera.
      Quem são os Zang (órgãos)= coração, pericárdio, baço-pâncreas, pulmão, rim e fígado.
      Quem são os Fu (vísceras)= intestino delgado, triplo aquecedor, estômago, intestino grosso, bexiga e vesícula biliar.

      Bom, espero ter conseguido eliminar um pouquinho das suas dúvidas…. Se ainda tiver alguma é só me falar que tentarei resolver!

      Grande abraço!

      Prof. Fernanda Mara

  10. arlene kondarzewski on said:

    Olá boa noite, em primeiro lugar parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.
    Gostaria de um tel de contato seu,, seu e-mail preciso de ajuda pessoalmente é possível?
    Desde já muito grata.
    Arlene.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Boa tarde Arlene!

      Vamos ver e eu consigo te ajudar em algo. Entre em contato comigo pelo email: fmdsantos@gmail.com ou pelo telefone de meu consultório (12) 3431-8110.

      Ficarei no afuardo do seu contato.

      Grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

  11. marisa on said:

    oi boa noite, gostei muito dos comentarios sobre baço, há algum tempo sinto os sintomas citados porém os proficionais a quem procurei não chegaram a nenhuma conclusão por favor me oriente sobre o que devo fazer ou o tratamento a seguir. obg.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Marisa,

      Tudo bem contigo? Espero que sim.
      Bom, você comentou que sente muitos dos sitomas citados no post sobre o Baço, porém, o diagnóstico a respeito deste órgão, da maneira como é feito aqui meste Blog, sópoderá ser feito por um Médico que segue os princípios da Medicina Tradicional Chinesa ou ainda por um Acupunturista (independente da formação de base dos mesmo) desde que siga os mesmos princípios. Recomendo que você procure um acupunturista para entender melhor os sintomas que sente.
      Existem muitas síndromes relacionadas ao Baço, como deficiência de energia, deficiência de yang, acúmulo de umidade, afundamento da energia do baço entre outras. Cada uma das síndromes possui uma abordagem diferente, desde a utilização de pontos específicos de acupuntura até mudanças nos hábitos alimentares e utilização de fitoterapia.
      Infelizmente, uma pessoa diagnosticada com uma síndrome na Medicina Chinesa muitas vezes não possui o mesmo diagnóstico para Medicina Ocidental, desta forma, muit vezrs os médicos tradicionais não chegam a nenhuma conclusão, principalmente quando pedem exames complementares, como os de sangue ou ainda os exames de imagem.
      Gostaria de poder ajudá-la mais, mas para uma boa indicação de um bom tratamento é necessário um bom diagnóstico. Então, assim que possível, procure m acupunturista :)

      Grande abraço e melhoras pra você!

      Profa. Fernanda Mara

  12. Patricia on said:

    Gostaria de sua opiniao sobre um caso clinico: mulher, 36 anos, apresenta dismenorreia, tpm, ciclo de 26 a 28 dias. Apresenta em alguns periodos do ciclo acnes, urticárias. Apresenta constantemente dor em cervical e ombro D, e é muito vulnerável a mudanças de estação, tem sinusite, rinite, e gripes com frequencia tb acometendo trato digestivo((viroses). É casada, e até o momento nao conseguiu engravidar , exames normais. Sua lingua é aumentada, com marcas de dente, vermelho palido, sem saburra toda umida e lisa, sua face nao é rosada, é palida. seu pulso fraco , profundo. Sente muito frio, fala baixo, é magra. Quer engravidar! acho que ela apresenta def de Qi do baço,def de yin do E, estagnaçao de fígado, e deficiencia no yin e no yang do Rim, desta forma comprometendo os vasos de cintura, concepçao e justificando a def de wei Qi manifestada na pele. oque vc acha? bjao e obrigada desde já!

  13. Gloria on said:

    Você não teria como disponibilizar algumas consultas na cidade de São Paulo? Minha mãe tem câncer, e me interessei muito sobre a acupuntura para tratamento do câncer, porém não tenho como levá-la até SJC para realizar o tratamento.

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Glória!

      Espero encontrá-la bem e com saúde. Infelizmente não tenho como me deslocar até São Paulo para atender, porém, recomendo a Dra.Romana Franco que possui consultório na cidade e foi minha professora na pós graduação. Se houver interesse peço para que me envie um email para fmdsantos@gmail.com e assim lhe envio os contatos dela.
      Espero que sua mãe esteja bem.
      Um grande abraço.
      Fernanda

  14. DALVA SOARES on said:

    Sou aluna da pós Acupuntura no IMAM em BH-MG. Gostaria de participar do seu blog.

  15. Thais Paglione on said:

    Como faço para conseguir ler mais artigos de vcs?? Encontrei esse por acaso e achei ótimo!!! Aguardo resposta!!
    Grata

    • Fernanda Mara dos Santos on said:

      Olá Thais!

      Fiquei um bom tempo sem escrever no Blog e estou tentando retomar agora! Como sou a única autora desse Blog, espero em breve ter mais textos para você! Sugiro também que procure o blog do Prof. Fabrício Borges, que possui textos excelentes!
      Grande abraço e boas leituras!

      Fernanda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.