Varizes – Visão da Medicina Tradicional Chinesa

Bom Dia Leitores! 
Atendendo à pedidos, hoje o texto será sobre qual a visão da Medicina Tradicional Chinesa à respeito das varizes.

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

Para Medicina Tradicional Chinesa, existem dois órgãos responsáveis pela manutenção da circulação sanguínea: o Baço e o Coração.

O Baço possui a função de manter os vasos sanguíneos fortes, não permitindo extravasamentos de sangue e hematomas. A força das válvulas de retorno venoso são, então, de responsabilidade do Baço.

Quando o Baço está enfraquecido, há uma inabilidade das válvulas impulsionarem o sangue para cima, assim, o mesmo ficará estagnado nas veias, dando origem às varizes.

São fatores que enfraquecem o Baço:

  • alimentação com excesso de leite, derivados, açúcar branco e farináceos
  • excesso de atividade física
  • excesso de preocupação e ansiedade.

Já o Coração, possui a função de manter o fluxo sanguíneo dos vasos, e quando está enfraquecido, acaba diminuindo a circulação fazendo com que o sangue pare no interior dos mesmos. Esta estagnação do sangue é um fator de causa das varizes.

São fatores que enfraquecem o Coração:

  • excesso de alimentos de essência fria como melão e melancia.
  • excesso de agitação mental/ansiedade
  • choques emocionais
  • grandes perdas de sangue (como por exemplo em acidentes ou cirurgias).

 

Além dos órgãos acima citados correlacionados às varizes, também existe um fator genético, o qual a Medicina Chinesa associa à um desequilíbrio da energia Yin do Rim.

Sabendo os fatores de causa das varizes na Medicina Chinesa, é possível sugerir tratamentos que irão melhorar a circulação sanguínea e atenuar as varizes, porém, as de grande porte não serão curadas pela acupuntura.

Para fortalecer o Baço, recomendam-se os pontos: BP2, BP3, BP8 e BP10.

Para fortalecer o Coração, recomendam-se os pontos: C9, C7 e C5.

Como já sabido de outros textos, as raízes e as verduras e legumes verdes escuros ajudam no fortalecimento do Baço e da circulação sanguínea. Alimentos amargos ajudam no fortalecimento do Coração.

É recomendado que o paciente faça caminhadas de pelo menos 30 minutos para estimular a circulação de sangue. Pacientes que permanecem muitas horas em pé, devem se alongar ao menos 30 segundos 3x ao dia para relaxar a musculatura e promover um fluxo mais harmônico de sangue. Em contrapartida, pacientes que permanecem muito tempo sentados, devem se levantar por 5 minutos a cada 1 ou 2 horas para reativar o fluxo sanguíneo.

Massagens realizadas na sola dos pés e na panturrilha também ajudam na melhora da circulação de sangue. Dize-se que na panturrilha está o nosso “segundo coração”e que a mesma ajuda na impulsão do sangue em seu retorno venoso. Assim, manter a panturrilha alongada e ao mesmo tempo forte, sem pontos de tensão muscular, ajudará na prevenção e na melhora das varizes.

Então é isso pessoal. Mantendo os Baço e Coração fortes, teremos as varizes amenizadas e prevenidos de novas formações.

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>