Avaliação de Língua – Fissura na Ponta

Bom dia queridos leitores,

Sei o quanto vocês gostam de uma avaliação de Língua, então hoje eu vou discutir um pouco com vocês Língua ao lado, que apresenta uma Fissura na Ponta.

Em Medicina Chinesa sabemos que a língua é um microssistema, ou seja, é uma região do corpo que tem a representação do resto do corpo todo. A ponta da língua representa o Coração. Então podemos imaginar que um paciente que possua uma fissura da ponta possui algum desequilíbrio físico, psíquico/emocional ou energético do Coração.

Normalmente avaliamos a língua através de sua cor, formato e condições da saburra (cobertura branca da língua).

Assim, a fissura pertence ao que chamamos de alteração da forma. Uma fissura mostra que a língua não está em suas condições normais.  A energia que mantém os contornos das estruturas do corpo, incluindo a língua é a energia Yin.

Sempre que temos no corpo uma alteração da forma de algum órgão e alteração de suas estruturas, isso mostra uma Deficiência da Energia Yin. Assim, uma fissura na língua representará uma Deficiência da Energia Yin do órgão reflexo que ocupa a posição da língua em questão, ou seja, se na ponta, uma Deficiência do Yin do Coração.

A energia Yin representa o frio, os fluídos, a umidade. Portanto, quando encontra-se em Deficiência, irá produzir sintomas de calor e secura.

Essa fissura encontra-se na ponta, então devemos pensar em sintomas de calor e secura afetando o Coração e o Coração, além de controlar a circulação sanguínea, é extremamente importante no que se refere ao comportamento do paciente e ao seu equilíbrio mental. Também controla o sono e a fala.

Assim, pensamos: um paciente com uma deficiência da energia Yin do Coração, irá ter sintomas de calor como frequência cardíaca alta, pressão alta, mente agitada, crises de ansiedade, insônia, pensamentos acelerados, falta de foco, estado de alerta frequente, irá falar demais e falar alto.

Obviamente, o paciente que possui uma fissura na língua não necessariamente apresentará todos os sintomas citados, mas sem dúvida é uma dica de como se começar a realizar o diagnóstico.

Outros aspectos dessa língua poderiam ser avaliados, porém, hoje a idéia era focar apenas na fissura da ponta.

Espero que vocês tenham gostado da análise e comente lá na nossa página do instagram @facilitandoacupuntura se vocês querem outras análises como esta.

Um grande abraço,

Profa. Fernanda Mara