A Anemia na Medicina Tradicional Chinesa

Olá leitores,

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a anemia.

A Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. Em geral, pode ser definida como qualquer doença onde há uma diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos.

Em Medicina Tradicional Chinesa, a produção do sangue se dá através da função normal do Baço e do Rim. Diz-se que o Rim produz a medula óssea (responsável pela matéria prima e “usina”de produção de sangue no corpo) e o Baço transforma a matéria prima produzida no Rim, em sangue propriamente dito.

O padrão sindrômico mais comum encontrado no paciente que possui anemia é a Deficiência do Sangue do Baço, que pode ocorrer após grandes cirurgias, acidentes com muita perda de sangue, má alimentação ou até mesmo genética.

A Medicina Chinesa pode ajudar pacientes com anemia, usando pontos de tonificação de Rim e Baço, como: R3, R6, VC4, B23, B52 e BP6, BP8, BP10, B20. Porém, apenas utilizar acupuntura nos casos de anemia, de qualquer tipo, não será suficiente para melhorar totalmente o paciente.

Isso se deve ao fato de que a anemia é uma Síndrome de Deficiência, assim, a meta do paciente é nutrir o sangue, aumentar sua produção, situação em que, somente as agulhas de acupuntura não são capazes de realizar.

Para um melhor resultado, o terapeuta deverá indicar alimentos que auxiliem na produção de sangue no organismo, como as verduras e legumes verdes escuros e as raízes… Nessa lista podemos incluir: couve, espinafre, brócolis, vagem, escarola, inhame, mandioca, batata baroa, batata doce, etc… Alguns grãos também podem ajudar, como o feijão, soja e lentilhas.

Se associarmos a alimentação terapêutica à acupuntura, os resultados serão mais rápidos e eficazes.

Além disso, o fitoterápico Gui Pi Tang é indicado para fortalecer o sangue do Baço e é um aliado no tratamento, desde que tenha na sua totalidade, indicação para o caso específico do paciente.

Em auriculoterapia, alguns pontos podem ser utilizados, como Baço, Pâncreas, Rim, Metabolismo e irão manter o paciente tratado de uma sessão para outra.

É importante a associação entre as medicinas ocidental e oriental no tratamento da anemia. Não somente nos suplementos e medicações que o médico ocidental poderá passar, mas em especial, no controle por exames de sangue. Para saber se o paciente está realmente melhor, além da sua sensação no dia a dia é de extrema importância que os achados de exame de sangue estejam de acordo 😉

Espero ter ajudado à todos vocês! Seguimos cuidando de nossos pacientes!

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>