A Importância da Respiração na Medicina Chinesa

Olá Leitores,

Hoje resolvi escrever um pouco sobre a importância da Respiração na Medicina Chinesa.

Sempre falamos de agulhas, moxas, ventosas, auriculoterapia e outras tantas técnicas, porém, a grande maioria delas só são possíveis quando o indivíduo procura a ajuda de um profissional. Por isso resolvi escrever esse texto. Exercícios respiratórios são uma excelente maneira de realizar o auto cuidado.

E você sabe por quê?

Na Medicina Chinesa, o Pulmão é o principal órgão de transformação energética do organismo. Ele recebe o ar que respiramos (que por si só já é considerado um tipo de Qi/energia), recebe a energia dos alimentos (ou Gu Qi) do Baço e transforma a Wei Qi (energia de Defesa) e a Ying Qi (energia Nutritiva). Assim, compreendemos que é o Pulmão o órgão responsável pela nossa imunidade e também pela nutrição de todos nossos tecidos.

Além disso, o Pulmão faz a dissipação dessa energia para o corpo todo e controla também a via das águas, mandando os líquidos retidos no corpo para os Rins através dos movimentos respiratórios.

Assim, quando tiramos um tempinho no dia para exercitar nossa respiração e respiramos bem, nossa imunidade melhora, nossos tecidos são melhores nutridos, não há retenção de líquido e todos os órgãos funcionam de forma mais eficaz.

E o que seria respirar bem?

Respirar bem é conseguir levar todo ar que respiramos até a base do nosso Pulmão, que é protegida pelas nossas últimas costelas e repousa sobre o diafragma. Assim, uma respiração completa é aquela em que conseguimos inflar o abdome.

Normalmente, durante o dia, não temos uma respiração tão eficaz, pois estamos sempre preocupados, agitados, trabalhando, concentrados em um mundo de coisas, menos na nossa respiração. E, apesar de normalmente não nos sentirmos com dificuldades para respirar ou falta de ar, nossa respiração normal não é terapêutica, então, para ter os efeitos terapêuticos da respiração, eu sugiro alguns exercícios que devem ser feitos diariamente ou ao menos, 3x na semana.

Exercício 1:

  • Deite-se confortavelmente de barriga para cima, braços ao longo do corpo com as mãos voltadas para cima. Inspire e expire 3 vezes, lenta e profundamente, sinta seu corpo relaxar e tente não pensar em absolutamente nada. Depois dessas 3 respirações iniciais, imagine toda energia de sua cabeça se dirigindo para a região inferior do seu abdome, repetindo esse trajeto 36x, sendo cada respiração completa contando como 1 vez. Depois de terminar as 36 respirações completas, mexa lentamente as mãos e os pés e retorne lentamente às atividades normais.

Exercício 2:

  • Inspire lenta e profundamente e quando não mais conseguir colocar ar dentro de seus Pulmões, segure o ar nessa posição de inspiração máxima pela maior quantidade de tempo que conseguir. Quando não mais conseguir segurar, solte devagar o ar na expiração, sempre pelo nariz. Quando chegar na expiração máxima, segure o quanto conseguir nessa situação. E volte a inspirar lentamente até a quantidade máxima novamente. Repita esse processo de 3 à 8x no dia. É uma prática rápida que irá trazer muita qualidade no funcionamento do Pulmão.

Exercício 3:

  • Sente-se de forma confortável e feche os olhos. Inspire imaginando a energia subindo pela frente do abdome e do tórax, chegando até a cabeça, com a língua no céu da boca e expire imaginando a energia descendo por trás da cabeça, percorrendo as costas e chegando no glúteo com a língua no chão da boca. Repita as inspirações e expirações de 8 à 36x vezes.

Existem muitos outros exercícios respiratórios que irão ajudar o Pulmão em suas funções e todos podem ser feitos de forma tranquila, sem a presença de um profissional.

Lembrem-se de que além de todos os benefícios citados, o Pulmão é o órgão que controla nossos sentimentos de tristeza, angústia, frustração, excesso de auto crítica… Controla a saúde de nossa pele, o tom de nossa voz e nossa capacidade de retração ou expansão diante do mundo.

Praticar exercícios respiratórios equilibra então sentimentos agressivos, mantém nossa pele linda e nos coloca fortes diante da vida e do universo.

Vamos praticar?

Espero que todos tenham gostado!

Um abraço com muito carinho!

Profa. Fernanda Mara