Acupuntura no Tratamento de Estrias

Olá queridos leitores,

Muitas pessoas me perguntam se existe tratamento para as estrias, através da Acupuntura e de outros recursos na Medicina Tradicional Chinesa.

As estrias, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia são atrofias tegumentares adquiridas que surgem quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”.

Essas fibras podem se romper quando acontecem grandes distensões na pele, como os estirões de crescimento da infância ou adolescência, ganhos de peso ou gestações.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o órgão responsável pela força e resistência da pele é o Pulmão. Assim, podemos dizer que não há tratamento de estrias sem usar pontos para que esse órgão seja fortalecido. Assim, logo de início, sugerimos o uso dos pontos Sistêmicos P7 e P9 somado ao ponto de Pulmão na auriculoterapia.

Porém, existem também tratamentos realizados com as agulhas de acupuntura direto no local onde há estria. Para estimular a produção de colágeno local, são introduzidas agulhas por dentro da linha da estria, sendo ela uma estria jovem (rosada) ou já estruturada (branca). As agulhas devem permanecer no local por pelo menos 20 minutos. E podem ser necessárias várias agulhas na mesma estria. Onde termina o corpo de uma, inicia-se a introdução de outra, cobrindo assim toda a extensão do problema.

As agulhas de acupuntura levam sangue, oxigênio e nutrientes ao local do tratamento por isso possuem a capacidade de amenizar a aparência das estrias.

Para deixar o tratamento ainda mais forte, o acupunturista pode acrescentar estímulos às agulhas que estão introduzidas, como fazer moxa para aquecê-las ou ainda usar eletroacupuntura. A moxa pode ser feita com bastão, aquecendo o cabo das agulhas ou ainda a região onde estão introduzidas. Sempre que o paciente sentir que “está quente” deve-se mudar o ponto de aplicação. Já na eletroacupuntura, os estímulos devem ser pulsados, dentro do limite do paciente, que não deve sentir dor nem incômodo.

É importante também que o paciente esteja ciente de que tudo que afeta a pele ou o Pulmão, poderá gerar um desequilíbrio energético que gere a estria, como por exemplo: excesso de sol sem protetor solar e o hábito de fumar.

A alimentação terapêutica também é muito importante, nesse caso, até mesmo para evitar o aparecimento das estrias. Alimentos neutros da tabela do Elemento Metal devem ser consumidos com frequência para deixar o Pulmão forte e cumprir sua ação de proteger e fortalecer a pele. Tais alimentos são encontrados nas tabelas do link abaixo:

Tabelas de Alimentação Terapêutica

O que devemos esperar, na maioria dos tratamentos, é que as estrias fiquem mais finas, mais claras e menos aparentes. Estrias rosadas muitas vezes desaparecem. Estrias brancas tem apenas sua estética melhorada, com as linhas afinadas e mais claras. Mas sem dúvida, é um tratamento que deixará o seu paciente muito satisfeito.

Espero que tenham gostado e que tenha ajudado no desenvolvimento do tratamento.

Um grande abraço à todos.

Profa. Fernanda Mara