Avaliação de Língua – Calor e Frio Coexistindo

Bom dia Leitores!

Hoje vamos discutir um pouco sobre avaliação de Língua. Se você tem dúvida sobre esse tipo de avaliação, creio que este texto irá te ajudar.

A avaliação de hoje será sobre essa língua que aparece ilustrando o texto.

Sempre que formos avaliar uma língua, temos que observar os seguintes fatores:

1. Cor da Língua

2. Cor e Espessura da Saburra

3. Formato da Língua

Vamos analisar essa sequência acima:

–  Cor da Língua:

É a cor que aparece no corpo da língua, embaixo da saburra. Precisa ser um vermelho vivo e todo igual em toda extensão. Nota-se que essa língua possui a ponta com um tom de vermelho mais escuro que o resto de seu corpo, além disso, notam-se também, nesta região, pequenas petéquias, que são “bolinhas”vermelhas escuras. Tanto o tom de vermelho mais escuro quanto as petéquias são considerados sintomas de Calor em medicina Chinesa. Como estão localizados na ponta da língua, regido pelo Coração, isso significa que o paciente em questão possui Calor de Coração.

São sintomas de Calor de Coração: agitação mental, insônia, sono leve, palpitações, verborragia, etc…

– Cor e espessura da Saburra:

A saburra precisa ser translúcida, ou seja, é necessário que consigamos ver a cor do corpo da língua por baixo da saburra, além disso precisa ser fina e bem distribuída da raiz até a ponta.

Na imagem é possível ver que a saburra está branca, espessa e presente apenas na raiz e no centro da língua.

A saburra branca é sinal de que há frio interno. Quando aparece no centro da língua, significa que esse frio está concentrado no Aquecedor Médio, em especial, no Estômago e no Baço. Na raiz da língua, mostra que há frio também no Aquecedor Inferior, em especial no Rim.

Esse frio, por estar afetando os órgãos internos, é proveniente de uma Deficiência do Yang do Baço e do Rim (energia Yang representa o Calor e quando está em Deficiência, sobra ao corpo apenas a energia fria, o Yin).

São sintomas da Deficiência de Yang gerando Frio Interno no Baço e no Rim: sensação de frio, digestão lenta, falta de apetite, vontade de consumir alimentos e bebidas quentes, diarréia ou fezes amolecidas, joelhos e lombar frios, edema no corpo ou urina profusa, sonolência, etc..

– Formato da Língua

A língua que ilustra esse texto não possui alterações na sua forma. É arredondada, sem marcas dentes nas laterais, sem fissuras ou ponta bifurcada.

Assim, nesse paciente podemos dizer que há Calor no Coração e Frio no Baço e no Rim pela deficiência de suas energias Yang.

O tratamento é baseado  na redução do Calor do Coração e na Tonificação do Yang do Baço e do Rim.

Sugestão de Tratamento:

  • Para sedar o Calor de Coração:  C7 e C5.
  • Para tonificar o Yang do Baço: BP3, BP9 – para remover o frio e a umidade pode ser usada a moxa.
  • Para Tonificar o Yang do Rim: R7, VG4 – para remover o frio e a umidade pode ser usada a moxa.

Dessa forma, levo o leitor à refletir sobre a escolha dos pontos. Quando identificamos qual a síndrome do paciente, não precisamos escolher os pontos de acordo com o sintomas que eles tratam, mas sim, de acordo com sua ação energética, que corrige o desequilíbrio do paciente.

As ações energéticas dos pontos são as que justificam os sintomas que um ponto trata! Pensem sempre nisso!

Espero ter ajudado! E se você gostou, comenta lá no nosso instagram!

Um abraço com muito carinho!

Profa. Fernanda Mara